CarreiraGeração Y – Empreender é o caminho

Geração Y – Empreender é o caminho

-

Nos últimos anos, aprendemos a considerar essa geração como a de maior potencial da história, principalmente por conta da grande exposição às informações e às tecnologias, que permitem aos jovens de hoje serem grandes empreendedores.

Essa força empreendedora acontece porque no mercado de trabalho há uma constante busca por modelos que promovam o “enquadramento” dos jovens em processos organizacionais que foram estabelecidos nos últimos 30 anos. Além disso, o modelo brasileiro da CLT não consegue suportar todas as possibilidades de trabalho.

Esses fatores pressionam os jovens a uma constante adaptação em suas escolhas e expectativas, por isso esta adequação leva, naturalmente, a uma busca por alternativas, principalmente fora da realidade corporativa vigente, o que transforma o empreendedorismo em uma ferramenta mais contextual no universo do jovem da Geração Y.

Há também uma característica que precisa ser mais explorada – a do trabalho colaborativo – onde a participação individual e o compartilhamento são fundamentais na construção de uma ideia ou iniciativa. Os primeiros sinais dessa característica são facilmente identificados na forma de comunicação através das redes sociais, tão presente na vida dos jovens.

O grande desafio, portanto, é formar jovens com espírito empreendedor, mesmo em atividades mais tradicionais, para que eles possam apresentar inovações que tragam maior valor e melhores resultados.

Não há mistério. Se os jovens forem bem orientados, poderão ter muito sucesso como empreendedores, pois possuem mais caminhos por conta das novas tecnologias e das novas possibilidades criadas com a globalização. Isso não ocorre apenas com as atividades, mas também com a forma de estabelecerem as parcerias comerciais e os locais onde deverão exercer sua atividade.

Ser jovem na geração Y normalmente está associado a ter um grande potencial, principalmente por conta de todos os estímulos e facilidades que surgiram nos últimos anos. Por consequência, é fácil concluir que atualmente está muito mais fácil empreender.

Agora, precisamos ver esse potencial se transformar em valor e isso só poderá acontecer quando o jovem se propor a ser um empreendedor de sua própria trajetória.

Sidnei Oliveira
SIDNEI OLIVEIRA – MINI CV Consultor, Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y e Z, desenvolvimento de Jovens Talentos e Redes Sociais, tendo desenvolvido soluções em programas educacionais e comportamentais para mais de 35 mil profissionais em empresas como Vale do Rio Doce, Petrobras, Gerdau, Santander, TAM, Unimed entre outras.Formado em Marketing e Administração de Empresas, autor de vários livros sobre Liderança e Administração. É sócio-fundador da Kantu Educação Executiva, Vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental e membro do conselho de administração da Creditem Cartões de Crédito e e do Fórum de Líderes Empresariais.É também colunista com artigos publicados nos portais Exame.com, Catho Online, Click Carreira, Café Brasil e InformationWeek Brasil

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you