TI CorporativaE-CommerceA relação e-commerce, moda e redes sociais

A relação e-commerce, moda e redes sociais

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Conceituando: mídia social é tecnicamente um meio de interação social através da web. O objetivo ideológico é que ele permite uma livre troca de ideias, além de gerar conteúdo relevante com base no usuário. Resumidamente, Mídia Social é relacionamento!

É notório o crescimento das empresas de moda no e-commerce. Segundo pesquisa publicada na Revista Exame, o setor de moda é o que mais interage nas ações digitais, com um índice de 25,5%, seguido pelo de eletrônicos, com 14,3%, e comunicação, com 11,3%.

E por conta disso vem ocorrendo um conflito: As grandes marcas querem manter o seu DNA, e se preocupam com a forma de comunicação nas mídias sociais. Estão certíssimas, mas é preciso avaliar qual o formato de comunicação a ser feito, jamais engessado.

Lembre sempre que Mídia Social é relacionamento, e quando a marca começa a postar apenas conteúdos no formato marketing off line ( banners, lojas e o famoso “visite nossa loja” ), as pessoas não interagem, o resultado é inverso.

Pensando com cabeça de consumidor, nós percebemos um texto plástico, sem relacionamento, apenas no intuito de conseguir likes. Os likes podem ser adquiridos com boas campanhas, porém, 50 mil likes não garantem aumento nas vendas.

As pessoas que usam a rede social gostam da interatividade, da comunicação diária, concisa e objetiva. Quando isso acontece, aí sim o ciclo dos 3C de curtir, compartilhar e clicar será cumprido. Porque só se consegue a venda se o cliente for até a loja virtual.

Só o curtir não vai gerar vendas. Só o curtir não vai levar tráfego ao seu site. É preciso ter o CURTIR, mas é preciso também interagir com essas pessoas.

É muito comum ouvir das marcas de moda que apesar das comunidades terem muitos seguidores, não conseguem levar tráfego para sua loja. O diagnóstico é simples: A forma de comunicação não esta correta.

O erro é usar os formatos da mídia off line na mídia online. A preocupação com o estilo de comunicação, formato dos textos e imagens compartilhadas nas mídias sociais é boa, porém ela não pode engessar o processo de comunicação das marcas com as pessoas.

No início da atividade comercial do e-commerce no Brasil, as pessoas tinham muito receio de comprar online, pois entendiam que não havia ninguém do outro lado, que a loja poderia estar do outro lado do mundo, e que se houvesse algum problema ou dúvida, não teria com quem falar.

Esse medo diminuiu com as redes sociais, porque elas aproximam as pessoas das marcas.

Mídia Social é para isso, para mostrar ao mundo que apesar do negócio ser digital, ele ainda é feito por pessoas.

As 10 dicas mágicas para fazer uma Mídia Social para e-commerce:
•Mídia Social é igual planta, tem que regar todo dia senão ela morre;
•Mídia Social é igual planta, se regar muito ela morre afogada;
•Não use Mídia off line no online;
•Mídia Social é relacionamento, ouvir e falar faz parte da estratégia;
•Tenha personalidade, deixe claro que do lado da marca existe uma pessoa;
•Responda as mensagens em inbox ou DMs, ou os emails recebidos;
•Pesquise o que estão dizendo da sua marca nas Mídias Sociais, e interaja!
•Agradeça quem compartilha sua marca;
•Mostre seu produto nas Mídias Sociais como quem conta para um amigo uma descoberta genial;
•Quem administra Mídia Social tem que ter talento para conversar;

Seguindo esses 10 pontos, você verá o resultado rapidamente, e é bem provável que sua loja virtual venda mais.

Solange Oliveirahttp://www.e-visionconsulting.com.br
Solange Oliveira é especialista em e-commerce, trabalha em tecnologia há 20 anos e já dirigiu os melhores e maiores e-commerces da America Latina. É mais conhecida como E-commerce Girl tendo mais de 3.000 seguidores do twitter, escreve um blog de sucesso que foi premiado como um dos 100 melhores blogs brasileiros em Tecnologia. Trabalha em consultoria para e-commerce e é conselheira de Lojas Virtuais no Brasil e América Latina. Desenvolveu carreira incialmente em Tecnologia, tendo como formação Matemática e Processamento de Dados, com Pós Graduação em Administração de Negócios e MBA em Negócios Digitais. Solange Oliveira dá aulas na Ecommerce School http://www.ecommerceschool.com.br/ de Midia Digital e Inovação em e-commerce e suas palestras tem fila de espera de seis meses. É Fundadora da e-Vision e-Commerce Consulting, a única consultoria de e-commerce Brasileria dedicada ao pequeno e médio empreendedor.   Em 2009 lançou o e-book : De Camelô a Joalheiro todos pode e devem vender on-line! http://www.gudrum.com.br/ E já prepara para 2010 outras duas publicações ambas sobre o mercado digital. “De camelo a Joalheiro todos podem e devem vender on-line” foi traduzido para o Espanhol e Inglês e estará à venda nos USA e Europa em janeiro do próximo ano. No livro é possível ter uma visão detalhista sobre o mercado de e-commerce no Brasil, como escrever um plano de negócios da loja virtual e operar o seu comércio eletrônico no dia a dia. É dada ênfase na analise financeira dos investimentos e é possível prever inclusive o tempo de retorno com as planilhas exemplificadas no livro.e-Vision Consulting. Em 2010 , Solange Oliveira realizou o sonho de montar uma consultoria de e-commerce de padrões internacionais para pequenos e médios empreendedores; nascia assim a e-Vision e-Commerce Consulting. www.e-visionconsulting.com.br   E-commerce Girl é Brasileira, nascida em São Paulo, casada e tem um filho de sete anos.

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