Carreira

Ξ 1 comentário

Empreender nunca foi tão fácil – Comece agora mesmo !

publicado por David Stephen

Empreendedorismo

Foi-se o tempo em que montar um negócio exigia muito tempo, muito dinheiro e muita coragem.  Não estamos dizendo que esses elementos não são mais necessários, entretanto bem mais acessíveis.  Com o advento da Internet, montar uma nova empresa pode ser feito quase sem ter que sairmos de nossa casa.  Quase todos os serviços públicos podem ser, senão protocolados pela Web, mas acompanhados e gerenciados na grade Rede.  E se o seu negócio for baseado na Internet então, pode ir para uma praia distante e montar o seu escritório de campo.

Conheça agora os passos para empreender um novo negócio na Internet, pela Internet.

  1. Montagem do Plano de Negócio (em casa)
  2. Pesquisa de Mercado (em grande parte através do Google)
  3. Análise de Viabilidade Econômico-Financeira (por meio de Planilhas Eletrônicas como o Excel)
  4. Pesquisa de marcas e domínios (100% pela Web)
  5. Registro de marcas e patentes (pela Web, mas recomendamos uma assessoria jurídica)
  6. Registro de domínios (100% online)
  7. Criação de marca e identidade visual (há quem faça a distância)
  8. Criação do Website (idem)
  9. Desenvolvimento e/ou implantação do sistema de e-commerce (idem)
  10. Implantação e integração do sistema de gestão empresarial – ERP (idem)
  11. Abertura da empresa na Junta Comercial (tem que ser presencial, mas, em muitos estados, o processo pode ser acompanhado pela Web)

Claro que alguns ou muitos outros passos, aqui não relacionados, irão depender da natureza do seu negócio, mas de uma coisa pode ter certeza – é bem mais rápido e barato montar um negócio na Internet e pela Internet do que na velha economia dos átomos.

Uma outra característica marcante na nova economia digital é o imenso leque de ferramentas automatizadas que existe, propondo soluções para quase todos os problemas no processo de construção de um novo empreendimento.  Desde sites que fazem sites, até sistemas de gestão empresarial free, você encontra modelos (templates) para quase tudo na Web.  Minutas de contrato, modelo de planos, ferramentas de gerenciamento de projetos, modeladores de processos, entre centenas de outros softwares e serviços utilitários para o pequeno empresário.

Mas cuidado !  Não abuse do Ctrl-C + Ctrl-V.  Leve em consideração alguns fatores importantes para não ter problemas mais na frente, como por exemplo:

a) Submeta minutas de contratos a um advogado;
b) Ao utilizar-se de fotos e imagens na Internet, procure saber se são de domínio público;
c) Não use softwares piratas.  Há sempre, ou quase sempre, similares free ou muito baratos a venda;
d) Leia minuciosamente os textos e adeque-os à sua realidade;
e) Peça a outras pessoas que revisem o que você fez.

Bons negócios !

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Engenheiro de formação. Empresário dos segmentos de educação e tecnologia. Empreendeu diversos negócios nas áreas de TI e Educação Profissional. Fundador do Ibratec (Instituto Brasileiro de Tecnologia), primeira escola técnica de informática particular do nordeste (1994). Fundador da Unibratec (primeira faculdade de educação tecnológica do nordeste e uma das 10 primeiras do Brasil (2002). A Unibratec foi eleita a melhor faculdade de informática do Brasil pela revista Veja de janeiro de 2007. Em 2006 implantou o projeto piloto Unibratec28horas, que transmitiu o primeiro curso técnico via satélite do Brasil, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco (SECTMA/PE), atendendo a mais de 1.000 estudantes da rede pública estadual no interior de Pernambuco e 400 alunos da própria instituição, o que se configurou como a primeira PPP, mesmo antes da lei das parcerias público-privadas. Em 2008 vendeu suas ações da Unibratec para se dedicar exclusiva e especificamente a projetos na área de EAD (Educação a Distância). Criou 2 empresas de educação profissional a distância: a Teleport (empresa de transmissão de conteúdos via satélite) e a Etebrax (Escola Técnica do Brasil), que foi a primeira instituição de ensino a transmitir cursos técnicos de segurança do trabalho, administração e agente comunitário de saúde, via satélite, pelo método telepresencial conectado. A rede Teleport/Etebrax atingiu mais de 30 polos de apoio presencial em 13 estados da Federação. Ainda pela Teleport, transmitiu o primeiro curso via satélite do Sebrae em todo o território nacional, através do Programa Sebrae-Conecta (parceria Sebrae/Teleport). Em 2011 vendeu suas ações nas duas empresas para montar seu mais novo empreendimento educacional: A Acadetec (Academia Tecnológica do Brasil). Um portal de cursos online que utiliza uma plataforma de EAD, também desenvolvida pela sua equipe, com recursos inovadores e sofisticados: o Havonna, que já está em sua versão 2.02. Ainda pela Acadetec, desenvolveu projeto de credenciamento de 10 cursos técnicos online que se encontra em fase final de autorização pelo Conselho Estadual de Pernambuco. Contato: Email: david.stephen.barros@gmail.com Blog: http://davidstephenbarros.blogspot.com.br Linked-In: http://www.linkedin.com/profile/view?id=89343330 Mobile: +55(81)9727-1707 Conheça meus mais novos empreendimentos educacionais e tecnológicos: Academia Tecnológica do Brasil www.acadetec.com.br Havonna: Plataforma de EAD para Empresas e Instituições www.havonna.com.br

David Stephen

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.