Carreira

Ξ 3 comentários

A importância da objetividade

publicado por Emerson Conceição

Quem trabalha com TI, principalmente os profissionais que estão na linha de frente, em contato direto com usuários, fornecedores e desenvolvedores, precisam sempre estar atentos ao “embromation” a fim de evitá-los nas reuniões (formais ou informais) relacionadas à demanda/projeto, tais como: definição de escopo, levantamento de requisitos, negociação de prazos, custo, etc.

Porque fica óbvio que quanto mais “blá-blá-blá”, quanto mais informações que não são pertinentes ao tópico discutido e que, em suma, quanto mais prolixo o profissional for, mais chances existirão de entregar um produto com atraso e sem qualidade.

Uma pessoa pode se tornar prolixa por variadas razões, mas particularmente destaco:

  • Ânsia de querer mostrar o quanto domina determinado assunto, o que faz o profissional se tornar repetitivo, e muitas vezes enfadonho;
  • Desconhecimento sobre o tema, o que pode fazê-lo dar voltas em torno do assunto, tentando camuflar sua dificuldade em chegar a um perfeito entendimento;
  • Falta de preparo e organização para transmitir claramente suas ideias, o que é um erro grave, pois conhecer ou dominar um determinado assunto, mas não se preocupar com a apresentação, demonstra clara falta de compromisso, não só com o projeto, mas com toda a equipe envolvida.

Essa barreira de comunicação entre os envolvidos no projeto pode dar margem aos famigerados entendimentos implícitos. Esses “subentendimentos” acabam por se tornar uma bola de neve, que sempre irão cobrar seu preço ao longo da vida do projeto.

Independente de o projeto ser de TI ou de outra área qualquer, o mais importante é conseguir passar a mensagem de forma cristalina, para com isso permitir que todos os envolvidos sintam-se confortáveis com suas atribuições. Desde o inicio das atividades não pode haver dúvidas sobre o que cabe a cada integrante. Deixar para esclarecer pontos de interrogação ao longo do projeto é dor de cabeça na certa.

O fato de atuar em de TI só torna a importância de evitar tornar-se prolixo mais contundente, afinal de contas para quem não é da área, qualquer um que trabalhe com informática é suporte (sem desmerecer a área de suporte) e quanto mais palavras se usa para passar a mesma ideia, mais as pessoas tem a impressão que estamos tentando enrolar e empurrar um produto desnecessário.

Evitar a retórica pela retórica é primordial, pois o que queremos em um projeto é atender nossos clientes da melhor forma, no menor prazo, com custo justo e maior qualidade, e não concorrer a uma eleição com discursos longos e empolados sobre o quanto você conhece do produto e o quanto domina o vocabulário.

O importante para evitar esse tipo de comportamento é realizar uma autoanalise e refletir sobre o que pode e deve ser melhorado. Nem sempre enxergamos os nossos defeitos, muito mais fácil apontar os dos outros. Então converse com pessoas que você admira, com quem você respeita e peça um feedback. Saber escutar, receber uma crítica é importante em um ambiente corporativo e até para seu crescimento profissional.

Devemos sempre ter em mente que uma comunicação objetiva, sem rodeios nem informações subentendidas ou implícitas, é o melhor caminho para se atingir a meta. E a meta de todos é uma só, entregar um produto de qualidade.

Autor

Analista de Negócios/Funcional Sênior, formado em TI. Atuando há 12 anos em Instituições Financeiras: Banco Safra, Sudameris, BankBoston, Itáu, Banco Votorantim e Santander. Especialista em Tesouraria (Renda Variável, Opções Padronizadas e Flexíveis, Renda Fixa, Swaps e Swaps Exóticos, NDF, Fundos de Investimento e Export Notes). Experiência em análise de sistemas, levantamento de requisitos, contato com fornecedores, usuários e área técnica. Experiência em Visual Basic 6.0, SQL Server, Sybase, Oracle e Crystal Reports. Conhecimento de UML 2.0 e metodologia Scrum. LinkedIn: http://br.linkedin.com/pub/emerson-concei%C3%A7%C3%A3o/9/744/40b

Emerson Conceição

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes