Quem trabalha com TI, principalmente os profissionais que estão na linha de frente, em contato direto com usuários, fornecedores e desenvolvedores, precisam sempre estar atentos ao “embromation” a fim de evitá-los nas reuniões (formais ou informais) relacionadas à demanda/projeto, tais como: definição de escopo, levantamento de requisitos, negociação de prazos, custo, etc.
Porque fica óbvio que quanto mais “blá-blá-blá”, quanto mais informações que não são pertinentes ao tópico discutido e que, em suma, quanto mais prolixo o profissional for, mais chances existirão de entregar um produto com atraso e sem qualidade.
Uma pessoa pode se tornar prolixa por variadas razões, mas particularmente destaco:
Essa barreira de comunicação entre os envolvidos no projeto pode dar margem aos famigerados entendimentos implícitos. Esses “subentendimentos” acabam por se tornar uma bola de neve, que sempre irão cobrar seu preço ao longo da vida do projeto.
Independente de o projeto ser de TI ou de outra área qualquer, o mais importante é conseguir passar a mensagem de forma cristalina, para com isso permitir que todos os envolvidos sintam-se confortáveis com suas atribuições. Desde o inicio das atividades não pode haver dúvidas sobre o que cabe a cada integrante. Deixar para esclarecer pontos de interrogação ao longo do projeto é dor de cabeça na certa.
O fato de atuar em de TI só torna a importância de evitar tornar-se prolixo mais contundente, afinal de contas para quem não é da área, qualquer um que trabalhe com informática é suporte (sem desmerecer a área de suporte) e quanto mais palavras se usa para passar a mesma ideia, mais as pessoas tem a impressão que estamos tentando enrolar e empurrar um produto desnecessário.
Evitar a retórica pela retórica é primordial, pois o que queremos em um projeto é atender nossos clientes da melhor forma, no menor prazo, com custo justo e maior qualidade, e não concorrer a uma eleição com discursos longos e empolados sobre o quanto você conhece do produto e o quanto domina o vocabulário.
O importante para evitar esse tipo de comportamento é realizar uma autoanalise e refletir sobre o que pode e deve ser melhorado. Nem sempre enxergamos os nossos defeitos, muito mais fácil apontar os dos outros. Então converse com pessoas que você admira, com quem você respeita e peça um feedback. Saber escutar, receber uma crítica é importante em um ambiente corporativo e até para seu crescimento profissional.
Devemos sempre ter em mente que uma comunicação objetiva, sem rodeios nem informações subentendidas ou implícitas, é o melhor caminho para se atingir a meta. E a meta de todos é uma só, entregar um produto de qualidade.
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