Mercado

Ξ 2 comentários

A tecnologia Wireless substituirá a rede com fio?

publicado por Silvio Pereira

Quando falamos de tecnologia de rede sempre pensamos em mobilidade, disponibilidade, confiabilidade, velocidade, controle de trafego e finalmente o desempenho.

Juntar todas estas características nem sempre é simples e na falta de uma delas, faz o usuário sentir alguma consequência no acesso aos dados na sua rede ou navegando na Internet.

A rede com fio, com bons produtos e quando bem executada, trás quase todas as características exceto mobilidade e disponibilidade quando o enfoque é mudança. Este tipo de projeto é normalmente demorado e necessita quase sempre de alterações físicas na instalação. Ainda é muito utilizada por empresas por ter baixo custo de aquisição, apesar das alterações físicas, e das limitações de tecnologia das antigas redes wireless.

A rede wireless tem alguns paradigmas, como confiabilidade e velocidade, e desafios a superar como controle de trafego e desempenho. Os fatores mobilidade e disponibilidade são inquestionáveis e são as maiores razões para o uso doméstico e para as pequenas empresas.

As novas tecnologias de redes wireless tem trazido maior segurança, menor fator de interferência com outros produtos sem fio, maior alcance e altas velocidades, superando os problemas iniciais. O maior desafio desta tecnologia, que na rede com fio o switch faz muito bem feito, é o controle de trafego de dados.

Outro ponto importante a analisarmos é que os produtos disponíveis para rede wireless variam de R$50,00 a R$30.000,00 possuindo características tecnológicas bem distintas.

Somente para ilustrar esta análise, recentemente estou participando de um projeto para redes wireless que chamamos de alta densidade, ou seja, necessitamos de um produto que seja capaz de suportar varias conexões simultâneas com alta velocidade e desempenho para um evento que necessite conectar mais de 1.000 usuários simultâneos.

O produto que estamos utilizando é da empresa americana Xirrus Inc., que possui características tecnológicas inovadoras e tem no seu desafio substituir completamente a rede cabeada no usuário final.

Estive em Las Vegas e fiquei impressionado com o produto. No Brasil, a Xirrus não só disponibiliza engenheiros para elaboração de projetos como também garante em contrato qualquer problema de acesso e fornecerá mais produtos sem custo caso o cliente não obtenha o desempenho esperado de acordo com o projeto contratado. Se quiser conhecer acesse: http://www.xirrus.com/, se necessitar de algum projeto de alta densidade, entre em contato.

Veja alguns videos da Xirrus em:
Xirrus – Alta Densidade e Xirrus – O futuro de rede sem fio ou acesse Xirrus TV

Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, visite o nosso blog em: http://grupo1info.blogspot.com/

Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.

Silvio Pereira

Comentários

2 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.