Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

A Grande Viagem 5 – Um Caso Real

publicado por Gilberto Ribeiro

Objeto da Consultoria

A preocupação com a melhoria do modelo de gestão do ciclo de vida do projeto e do processo de desenvolvimento de sistemas foram os fatores motivadores para a proposta de implantação do framework Scrum na Fábrica de Software, visando o amadurecimento dos processos de engenharia de software, simplificando e agilizando as entregas dentro dos prazos, garantindo a qualidade e custo dos projetos.

O estudo da estrutura organizacional é o pré-projeto para a implantação, é o marco zero na consultoria, e dele dependerá todo o processo de implantação.

Conceituando Engenharia de Software

“A Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais” (Pressman, 2002). O termo Engenharia de Software já sugere a construção em fases, seguindo um processo bem definido, o que também apoia a implantação do framework ágil.

Fases no Processo de Implantação

Toda proposta de mudança em uma organização precisa ter o apoio da alta direção, responsável pelos objetivos estratégicos, futuro e sobrevivência da empresa no mercado. Com a proposta de implantação do framework Scrum não é diferente, pois a mudança no processo afeta a empresa como um todo, ou parte da empresa, dependendo do nível de maturidade e vivência nos processos.

Segundo Mike Cohn em uma mudança de cima para baixo, um líder influente compartilha uma visão do futuro e a empresa o segue na materialização dessa visão. A empresa que tentar fazer a transição para o Scrum sem apoio dos níveis mais altos enfrentará uma resistência que não poderá ser superada a partir dos níveis inferiores. (2011, 27)

A mudança pode ser motivada por diversas razões, como por exemplo:

  • Insatisfação do cliente.
  • Problemas na comunicação no ciclo de vida do projeto.
  • Problemas na colaboração dos envolvidos no projeto.
  • Baixo retorno do investimento em projetos.
  • Equipe de desenvolvimento desmotivada.
  • Necessidade de melhoria da qualidade do produto.
  • Diminuição dos custos de produção.
  • Aumento de produtividade da equipe de desenvolvimento.
  • Diminuição no tempo gasto no termino dos projetos.
  • Diminuição do risco em projetos de desenvolvimento.

Visão do Framework  Scrum

Primeiro passo na implantação do framework Scrum, é a realização de uma apresentação/passagem de conhecimento, esclarecendo todas as duvidas da diretoria. Não me refiro às questões técnicas, inerentes ao chão de fábrica, mas a visão gerencial do framework e seus impactos positivos e negativos, com base no modelo organizacional, estudado previamente.

John Kotter, especialista em gerenciamento de mudanças ressalta que “nenhuma pessoa sozinha, até mesmo um CEO de estilo autoritário, consegue desenvolver a visão correta, comunicá-la para uma grande quantidade de pessoas, eliminar todos os obstáculos principais, vencer etapas de curto prazo, liderar e gerenciar dezenas de projetos de mudança e fixar novas abordagens profundamente na cultura da empresa” (1996, 51-52).

Sem o apoio da diretoria que são os grandes responsáveis e os maiores interessados na evolução e continuidade da empresa no mercado, qualquer mudança é utópica.

Tenho identificado muita implantação “teórica” do framework, mas basta implantá-lo teoricamente, é preciso torná-lo um caso de sucesso na empresa contratante.

A visão do framework tem que atender as expectativa do cliente, e sua implantação, a princípio, deve começar com projetos pequenos, porém de relevância considerável para a empresa.

Grande Abraço,

Gilberto Ribeiro.

Blog Engenharia de Software – http://es-it.blogspot.com.br/


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Atualmente Consultor na Paulista IT Services. Gerencio equipe de projeto e desenvolvimento de sistemas desde 1991, sou formado em Análise de Sistemas, Pós-Graduado em Engenharia de Software pelo Instituto de Ensino INFNET. Presto consultoria em sistema de Gestão da Qualidade, Implantação e Gestão de Fábrica de Software, com base no CMMI/PMI/MPS.BR e identificação e mapeamentos dos ciclos de vida do projeto, desde o estudo da viabilidade até a homologação do sistema. Atuo também em formação de equipe de desenvolvimento, definindo o perfil do profissional segundo as necessidades do projeto. Implantação dos conceitos de gerenciamento de projeto, elaboração de plano de treinamento visando o nivelamento da equipe - Fábrica de Talentos - implantação de Plano de Capacitação na Empresa com base em projetos reais, reduzindo custos no ciclo de formação dos profissionais e elaboração de Planos de Carreira, mantendo os profissionais na empresa. Customizo as boas práticas de gestão, e execução de projetos de acordo com o perfil da empresa (cultura), analisando e mapeado os processos adequando as melhores prática do mercado. Implantação de metodologias de desenvolvimento ágil, como SCRUM ou XP. Blog: http://es-it.blogspot.com.br/ - Site: http://www.paulistaitservices.com.br

Gilberto Ribeiro

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.