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3 passos simples para performar, utilizando os 3P’s: Processo, Pessoas e Produto

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Gestão estratégica
Gestão estratégica
Conhece seu processo?  Ou acha que conhece?
Garanto que sempre há alguém com uma planilha de controle no desktop (área de trabalho do computador) controlando algo que o faz perder tempo e descentralizando a informação.
Entenda:
Mapeamento de Processos
Mapeamento de Processos
Para todo e qualquer atividade/tarefa, vulgo Processo, deve-se perceber sua razão e objetivo:
  1. Entrada –> De onde vem a demanda;
  2. Processo –> São os meios/ferramentas que contribuem para controlar a entrada e conduzem de forma eficiente para sua entrega.
  3. Saída –> Para onde vai a entrega, ou seja, o resultado esperado.
Desenhar um processo é essencial para identificar gaps, gargalos, otimização e definir se mantém, extingue ou melhora o processo em questão.
Assim como listamos no papel um checklist de tarefas a serem executadas no do dia a dia ou uma simples lista de compras do mercado ou na hora de enviarmos um e-mail importante, escrevemos de forma que seja claro com construção de início, meio e fim para o entendimento do destinatário.
Não é necessário ser um expert no assunto para mapear seus processos, mas é preciso unir mentes analíticas, sistêmicas (visão do todo) e estratégicas para identificar gargalos/gaps e conduzir para melhoria contínua do processo.
“Nada é tão bom que não se possa melhorar, sendo assim mantenha-se antenado.”
Como sabemos, só se controla o que se pode medir, ou seja, identificar uma forma tangível (de forma numérica, por exemplo) a saída dos processos.
Organização e Gerenciamento de Processos
Organização e Gerenciamento de Processos
Para identificar seus processos, desempenho e manter seu negócio/área/setor tenha as melhores pessoas ao seu lado e de preferência melhores que você para o desenvolvimento contínuo.
Seja líder e um bom líder conduz, ouve, participa, deixa participar, desenvolve, estuda, aprimora e estuda mais, pesquisa, faz leitura, compartilha e contribui para melhoria contínua das atividades/tarefas e de seus colegas de trabalho.
“Lembre-se que não precisa ser “chefe” para ser líder, todos podemos praticar a liderança em vários níveis.”
E isso refletirá automaticamente no produto/serviço que disponibiliza, para seu aprimoramento e consequentemente agregando valor ao já disponível.
Volte a imagem principal desta publicação que o checklist de perguntas/insights mencionados irão colaborar para o início ou andamento de um excelente desempenho operacional a fim de proporcionar ótimos resultados.
Saiba que, existem 3 níveis de gerenciamento:
  1. Gerenciamento pelas Diretrizes;
  2. Gerenciamento da Rotina;
  3. “Gerenciamento” do Caos/Imediatismo.

Se não tem seus processos mapeados, seus indicadores, medidas de desempenho sendo acompanhados, você gerencia o caos.

Não confunda uma tarefa recorrente com gerenciar uma rotina, não se engane e se pergunte como pode medir e indicar seu trabalho diário/curto prazo/médio prazo/longo prazo. Só assim para tomarmos decisões estratégicas de como proceder.

Busque a excelência e qualidade em tudo que faz, em toda e qualquer atividade que cada dia contribui para construção de sua carreira. Então cuide do que ninguém pode tirar de VOCÊ: sua capacidade analítica, estratégica, sistêmica, de liderança, seus valores e propósitos. Independente do ramo de negócio em que atue, levará consigo cada experiência, pensamento, conhecimento, técnicas e habilidades que executa e aprende a cada dia.

Espero que tenhamos colaborado.
[Crédito da Imagem: Processo – ShutterStock]
Kelly Francohttp://www.inovaremprojetos.com.br
Formada em Gestão Empresarial com espírito intraempreendedor e atualmente cursando Engenharia de Produção.Especializações em Gestão de Projetos, Estratégia e Processos.www.inovaremprojetos.com.br

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