Carreira

Ξ 1 comentário

Visão de mundo da geração Baby Boom, X , Y e Z com as gerações anteriores na Gestão da Carreira Profissional

publicado por Luciano Malavazi

Segundo a palestra do Prof Paulo Foina no I fórum de diretores e gestores de escolas – ANEC – realizado em São Paulo – 8 julho 2011 – diz que: “a visão do jovem e adulto jovem – chamada geração X e Y tem como característica uma atenção de curto prazo e disperso. É egocêntrico e independente, não tem o conceito de autoridade, tem interesses imediatos não se preocupando com o futuro, possui uma linguagem própria de seu interesse.Assim, há uma tendência para que estas gerações (X e Y) moldem as vontades das gerações anteriores.”

Sabendo destas tendências, como lidar com a visão de mundo da geração Baby Boom, X,  Y e Z com as gerações anteriores na Gestão da Carreira Profissional?

Acredito que o melhor a se fazer é entender os perfis de cada profissional, visto que o mundo está em constante mudança, gerando cada vez mais tecnologias, onde a informação é de fácil acesso.

Entendendo o perfil de cada profissional, e possibilitando que cada um atue da melhor maneira possível em sua área, haverá um respeito mútuo entre as diferentes gerações.

A meu ver, o melhor a se fazer é adequar cada profissional a cargos mais aderentes ao seu perfil.

A exemplo do comprometimento e paciência existentes nos profissionais da geração Baby Boom, poderemos confiar a eles, tarefas que exijam métricas mais tradicionais, como a contabilidade, administração e recursos humanos.

Aos profissionais da geração Y e Z, que possuem maior dinamismo, podem ser confiadas tarefas que exijam criatividade, curto prazo de resolução e uso de tecnologias atuais.

Vejo também que as empresas devem dar um passo a frente e se adequar a cada perfil, com medidas de trabalho que atendam aos diferentes perfis.

Ao administrativo, um horário flexível, mas que possibilite uma rotina de trabalho dentro da empresa, com acesso a arquivos e documentos mantidos em segurança na empresa, enquanto aos departamentos de Consultoria, Vendas, Projetos e Planejamentos sejam disponibilizadas ferramentas de mobilidade, e horários flexíveis, com atendimento sobre demandas, com possibilidade de cumprimento das tarefas em sistema off-site, ou seja, o profissional trabalha remotamente e comparece pontualmente ao escritório ou em reuniões, enviando relatórios e metas cumpridas aos seus superiores.

Com a atual tecnologia disponível, este método de trabalho possibilita ganhos não só para a comunidade, com maior convívio com a família, diminuição de trânsito e fadiga física e mental dos cidadãos; mas para a empresa, com economia de recursos como água, luz, telefone, transporte e insumos como café, higiene, sem falar da economia de espaço físico; mas também para os profissionais que possuem um ambiente mais agradável para se trabalhar, com aumento da produtividade e sensação de responsabilidade, que hoje parece não ser tão confiada aos jovens profissionais.

Porém para tanto algumas mudanças devem ser realizadas, como na lei trabalhista, que é engessada e ultrapassada; e na mentalidade dos empresários, pois não adianta prezar pelo respeito entre as gerações, se os empregadores, não possibilitam tal integração.

Autor

Profissional de TI, com mais de 10 anos de experiência, com conhecimento da rotina de Contact Centers / Operadoras PSTN e VoIP / Empresas de Disaster Recovery / Implantação, Desenho de Soluções e Consultoria. Experiência em Gerenciamento de Processos, Projetos e Pessoas. Especialista em Telecom, tem entre suas certificações APDS e APSS - Unified Communication APDS e APSS - Contact Center APDS e APSS - Data Network APSS - Small & Medium Enterprises

Luciano Malavazi

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes