Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Verificação e validação de teste

publicado por Vanessa Gomes

Figura - Verificação e validação de testeAs técnicas de verificação e validação são fundamentais para identificar se um software possui defeitos e está de acordo com o especificado. (BASTOS, Aderson et al., 2007)

As atividades de Verificação e Validação (V&V) servem pra assegurar que o software funcione de acordo com o que foi especificado e atenda aos requisitos dos stakeholders. Essas atividades constituem um processo iniciado com as revisões dos requisitos, passando pelas revisões da análise e do projeto do software e as inspeções do código até chegar aos testes. (sommerville, 2003)

A verificação é o processo de determinar se a saída de uma fase está de acordo com os requisitos especificados na fase anterior. Verificar não é demonstrar que a saída de uma fase do desenvolvimento é correta, mas averiguar se o software está de acordo com as especificações estabelecidas. (BASTOS, Aderson et al., 2007)

A validação é o processo de confirmar que a especificação de uma fase ou do sistema completo é apropriada e consistente com os requisitos dos stakeholders. (BASTOS, Aderson et al., 2007)

A diferença entre verificação e validação é explicada de forma sucinta com as seguintes perguntas (Boehm, 1979):

  • Verificação: estamos construindo certo o produto?
  • Validação: estamos construindo o produto certo?

A verificação consiste, então, em identificar defeitos e possíveis problemas de um componente pronto, enquanto a validação busca avaliar se a construção do

componente segue os requisitos predefinidos. (BASTOS, Aderson et al., 2007)

Definição de Validação e verificação de acordo com (RIOS, Emerson & MOREIRA, Trayahú, 2003):

  • Verificação: realizar inspeções/revisões sobre os produtos gerados pelas diversas etapas do processo de teste.
  • Validação: avaliar se o sistema atende aos requisitos do projeto (usuário). Os testes unitários, de integração, de sistema e de aceitação ser classificados como teste de validação.

Segundo (RIOS, Emerson & MOREIRA, Trayahú, 2003), podemos considerar como algumas das atividades de verificação:

  • Revisões de requisitos;
  • Revisões de modelos;
  • Inspeções de código;
  • Revisões e inspeções técnicas em geral.

Segundo (RIOS, Emerson & MOREIRA, Trayahú, 2003), podemos considerar como algumas das atividades de validação:

  • Teste unitário;
  • Teste de integração;
  • Teste de sistemas;
  • Teste de aceitação;
  • Homologação;
  • Teste de regreção.

A verificação é executada antes da validação, ou seja, verificando os documentos antes de testar o software. (RIOS, Emerson & MOREIRA, Trayahú, 2003)

Um esforço de V & V esforça para garantir que qualidade é construída para o software e que o software satisfaz as necessidades dos utilizadores . (SWEBOK, 2004)

O processo de V & V determina se ou não de produtos um desenvolvimento dado ou atividade de manutenção para conformar a exigência de que a atividade, e se ou não o produto de software final cumpre a sua finalidade e atende aos requisitos do usuário. (SWEBOK, 2004)

A verificação é uma tentativa de assegurar que o produto é construído corretamente, no sentido de que os produtos de saída de uma atividade satisfazer as especificações que lhes são impostas em atividades anteriores. (SWEBOK, 2004)

A validação é uma tentar assegurar que o produto direito é construído, isto é, o produto cumpra sua finalidade específica pretendida. (SWEBOK, 2004)

Segundo (SWEBOK, 2004), tanto o processo de verificação e o processo de validação começar cedo na fase de desenvolvimento ou manutenção. Eles fornecem um exame das características dos produtos essenciais tanto em relação a antecessor imediato do produto e à especificações que devem atender.

A finalidade do planejamento V e V é o de assegurar que cada de recursos, papel, responsabilidade e é claramente atribuída. O resultando V & V e os documentos do plano descreve os vários recursos e seus papéis e atividades, bem como as técnicas e ferramentas para ser usado. (SWEBOK, 2004)

[Crédito da Imagem: Verificação – ShutterStock]

Autor

Atua profissionalmente como Analista de Desenvolvimento e Analista de Teste em Qualidade. - Certificação em ITIL V3 Foundation - CTFL - Certified Tester Foundation Level - SFPC - Scrum Foundation Professional Certificate - DEPC - Devops Essencial Professional Certificate - Linguagens: PHP, SQL, HTML, Java,.NET, Groovy; - Automação de Testes com JUnit, Selenium e Cucumber - Big Data Foundation - Scrum Master (fundamentos),

Vanessa Gomes

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes