Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

TFS – Team Foundation Service

publicado por Eduardo Pires

TFS – Team Foundation Service, é a conhecida plataforma de gerenciamento de código fonte e colaboração da Microsoft que foi parar na nuvem.

Quando pensamos em TFS geralmente nos vem o nome Team Foundation Server, afinal trata-se de uma plataforma local, interna e instalada em um servidor.

A Microsoft há algum tempo disponibilizou esta mesma ferramenta só que hospedada na nuvem, ou seja, nos servidores do Windows Azure.

O famoso TFS passou a ser disponibilizado como serviço, notem que está cada vez mais comum encontrar os “SaaS” Software as a Service, diversos produtos da Microsoft já foram para nuvem (ex Office 365).

Minha experiência:

Tanto em casa como no trabalho eu sou usuário do TFS, no trabalho usamos a versão internalizada, ou seja instalada, e em casa antigamente eu tinha uma virtual machine rodando um windows 2008 server apenas para suportar o TFS.

Com o lançamento do TFS 2012 veio a versão TFS Express, gratuita para 5 usuários (porém com algumas limitações), que roda inclusive em windows 8.

Não cheguei a fazer uso do TFS Express, migrei diretamente para o TFS (Service) também conhecido como TFS Preview e o melhor, é de graça para 5 usuários também.

Estou plenamente satisfeito com minha escolha, não precisei instalar nada, apenas com a conta da Microsoft (antigo Live ID) fiz o login no site https://tfs.visualstudio.com/ e criei minha conta no TFS.

Todos os serviços estão disponíveis sem limitações, mesmo para as contas gratuitas, algumas funcionalidades podem se tornarem pagas daqui algum tempo, mas por enquanto a experiência é completa, vale a pena a imersão.

A intenção deste post foi apresentar o serviço do TFS e comentar sobre minha experiência.
Em continuação deste farei um post técnico onde irei explicar passo-a-passo todo processo de utilização, aguardem .

Até mais e abraços!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Eduardo Pires é Arquiteto de Sistemas, Desenvolvedor, Palestrante e Blogueiro. Atuando na área desde 2001 adquiriu experiência em projetos nacionais e internacionais. Atua como consultor independente prestando consultoria de Arquitetura, Desenvolvimento e ALM para empresas no Brasil. Possui as certificações MSP, MCPD, MCSA, PSD, ITIL V3 e escreve constantemente em seu site buscando dividir conhecimentos e contribuir para motivação de uma melhor formação técnica dos profissionais da área. falecom@eduardopires.net.br http://www.eduardopires.net.br

Eduardo Pires

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.