Big Data

Ξ Deixe um comentário

Teoria da Probabilidade

publicado por Jaison Silva Sacramento

Normalmente alguma vez na vida você já apostou em jogos de azar, fazendo aquela fezinha como muito chamam, mas será que nessa aposta financeira realmente existe uma parcela nem que seja pequena de fé, sem entrar em questões religiosa nesse artigo, posso afirmar que não, pois trata-se pura e simplesmente de matemática, mas especificamente estatística.

O fato de marcar 6 ou mais números em volante de loteria e acreditar que vai ser o premiado não tem a ver com fé ou sorte, trata-se de um axioma da estatística que chamamos de probabilidade. A probabilidade está mais envolvida em nossas vidas do que podemos imaginar, o fato de acompanhar a previsão do tempo para saber se vai fazer frio, calor ou chuva, já é uma probabilidade, pois uma vez que tenho dados meteorológicos que indicam o aumento de nuvens, há uma probabilidade maior de chover nessa localidade.

Apesar de ser uma parte da matemática de difícil manuseio, pois estamos falando de um evento que pode ocorrer ou não em decorrência de um conjunto de variáveis, probabilidade no meu ponto de vista é um recurso matemático e cientifico magnífico, pois através dela é possível lidar com diversos fatores de incerteza, colaborando para um maior acerto em nossas decisões.

Sabemos que o simples fato de lançar uma moeda, esperar que saia “Cara ou Coroa”, é uma questão de probabilidade, como passar por 5 sinais de transito em uma avenida por 5 vezes e na quinta passagem, deparar com a probabilidade do 4 sinal está vermelho? essas e outras questões permeiam o raciocínio humano naquilo que envolve a probabilidade, porém o que quero destacar nesse artigo é seu uso no dia a dia para auxiliar os processos decisórios.

Estamos na era do Big Data e Data Science, temos as variáveis (informações) necessárias, então por que não fazer uso dela para melhorar a expectativa e qualidade de vida das pessoas? Sei que uma determinada região está propicias a chuvas, água parada, acúmulo de material que retém água, sendo assim qual a probabilidade de uma epidemia de Dengue?

Observe que são perguntas simples para fazer uso da probabilidade, preciso apenas das variáveis, uma vez que tenho elas em minhas mãos, basta aplicar a fórmula (Probabilidade de Ocorrência = X/T) básica, para concluir se aquele determinado evento pode ou não ocorrer.

Veja o seguinte fato, uma determinada rua tem índice de assalto de 4 pessoas a cada 10 pessoas que estejam caminhando, mas esse índice aumenta para 6 pessoas a cada 10 pessoas caminhando com celular exposto, sendo assim tem uma probabilidade combinada de assalto nessa rua de (P(4 e 6)=4/10 X 6/(10 )=0,24=P(A ∩ B)=24% & P(A ∪ B)=76%) , o que nos leva a conclusão que há um risco iminente de assalto nessa determinada rua, e certos cuidados devem ser tomado.

No caso do poder público, o mesmo pode melhorar o policiamento local com base nesses dados coletados, pois com certeza a cada 10 pessoas que caminharem por aquela rua estando ou não com celular, no mínimo 2 pessoas serão assaltadas, e em torno de 7 pessoa podem ser assaltada por está com celular exposto.

A probabilidade é algo que pode ser utilizada na sua simplicidade ou na sua complexidade como Teorema de Bayes, para auxiliar-nos em tarefas diárias de tomada decisões, isso na vida pessoal ou empresarial.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Bacharel em Teologia (FATIN), Bacharel em Ciências Contábeis (UNICID), Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas (ESAB), Pós-Graduação em Data Warehouse e Business Intelligence (AVM), Pós-Graduação em Estatística Aplicada (UNIDERP), Bacharelando em Matemática Aplicada e Computacional (UNINTER). Contador registrado no CRC-SP, profissional certificado em Microsoft Business Intelligence desde 2010, atuação desde 1997 como profissional de tecnologia da informação com experiência em diversos projetos. Experiência em análise e levantamento de requisitos, modelagem de dados de soluções de Microsoft Business Intelligence. Desenvolvimento de soluções Business Intelligence utilizando Microsoft SQL Server com recursos de Self-Service BI, utilizando SharePoint, SSAS, SSRS, SSIS, Power View, Power MAP, Power BI, Data Mining. Experiência em implementação de soluções de Cloud Computing Microsoft Azure, Office 365.

Jaison Silva Sacramento

Comentários

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.