Um dos problemas mais comuns nos setores de tecnologia é como montar um bom relatório de TI, que permita analisar de forma contundente o desempenho das medidas e tecnologias utilizadas.
Como você oferece serviços gerenciados de TI, fornecer bons relatórios de TI aos seus clientes passa a ser uma obrigação, pois é parte do processo de fidelização e valorização de suas ações.
Neste post, vamos falar um pouco mais sobre a importância de um bom relatório e indicar como você, gestor, pode começar a criar documentos mais ricos em informação relevante. Boa leitura!
Como o seu cliente poderá dizer que os serviços que sua empresa presta são realmente fundamentais para ele? O relatório condensa diversas informações, ocorridas em determinada janela de tempo, em algo simples e claro.
Além disso, esse documento tem uma visão estratégica para ambas as partes. O cliente pode avaliar seu negócio e ter insights acerca de que caminho seguir, enquanto sua empresa pode verificar se as soluções prestadas estão de acordo com o contratado e buscar melhorias.
Outro ponto muito interessante é a avaliação da qualidade do trabalho de seu time. Um relatório bem construído pode mostrar todas as suas falhas de atuação que, quando corrigidas, podem gerar mais negócios.
Existem diversas métricas que podem ser analisadas e acompanhadas dentro do setor, sendo que a necessidade ou não de inseri-las depende quase exclusivamente de seus objetivos. Porém, algumas são fundamentais. São elas:
Você já sabe do valor estratégico de um relatório de TI para o seu negócio e quais métricas acompanhar, porém, ainda é preciso entender qual a ferramenta ideal para emitir tais documentos.
O SolarWinds® RMM (Remote Monitoring & Management), solução ofertada pela ADDEE para o controle remoto de ativos de TI, conta com uma funcionalidade exclusiva para a geração de relatórios.
Essa função não apenas permite que você e seu time tenham acesso a uma série de documentos pré-programados, como também garante a criação de relatórios personalizados, maximizando sua produtividade.
Com isso, encerramos este post esperando que você possa ter compreendido o valor que os relatórios de TI têm na gestão de seus serviços.
Por fim, convidamos você a conhecer mais sobre o SolarWinds® RMM e suas diversas funcionalidades!
You must be logged in to post a comment.