Carreira

Ξ 13 comentários

Procurando novos ares para trabalhar? Já pensou na África?

publicado por Diego Fransozo

As ruas movimentadas de Nova York, a arquitetura moderna de Vancouver ou as modernas capitais europeias. A lista é bem maior, mas esses são os cenários mais comuns quando imaginamos o que seria uma oportunidade para trabalhar no exterior. Quem não gostaria de ter a oportunidade de trabalhar no primeiro mundo, gozando da estrutura disponível e da companhia de pessoas de cultura moderna? Fora a possibilidade de aprender ou evoluir um idioma.

No entanto, uma minoria de brasileiros tem optado por imaginar um cenário diferente. São os brasileiros que buscam no continente africano, a oportunidade de trabalho no exterior.

Ainda tido como o continente mais pobre do mundo, a África traz alguns cenários que podem ser considerados exceções. São regiões em plena ascensão, como é o caso da capital de Angola, Luanda. Devido o idioma nativo ser o Português, tem atraído cada vez mais brasileiros. São muitas as empresas que já instalaram-se no continente africano.  Entretanto falta mão de obra de todas as espécies, mas principalmente as especializadas. Os brasileiros se tornam opções interessantes para suprir essa demanda.

libya_map.png

Localização da Líbia no continente africano.

Outro caso interessante que gostaria de citar neste artigo é a Líbia. País africano de cultura árabe e regime parcialmente socialista, maior IDH¹ do continente africano, a Líbia tem sido opção de desafio na África para alguns brasileiros. Algumas empresas brasileiras, como a Queiroz Galvão, se estabeleceram recentemente, em busca de negócios ligados à construção civil. Ainda são poucos os brasileiros na Líbia, mas o futuro parece ter horizontes. Tive contato com um desses brasileiros, o Pedro, que me forneceu informações curiosas.

Os salários praticados são pagos em R$ e são muito similares aos salários praticados por aqui. No entanto, benefícios como moradia, automóvel, e outros auxílios, tornam a oportunidade mais interessante. O R$, ante a moeda local, o Dinar Líbio, é valorizado. Vive-se bem com pouco. A cada dois meses e meio, a empresa fornece ida e volta para o país de origem, com estadia de nove dias: intervalo de suma importância, para o equilíbrio num lugar tão distante e diferente.

Considerando a questão do aprendizado ou evolução de um idioma, a Líbia tem como idioma oficial o árabe. Mas o Inglês e o Italiano (a Líbia é ex-colônia italiana) são amplamente falados.

Uma oportunidade assim pode significar amadurecimento em diversos fatores e consequente preparação para desafios ainda maiores. Vamos para a Líbia?

1: IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADbia .

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Diego Fransozo

Comentários

13 Comments

  • Diego,

    Quero ti parabenizar, pelo precioso tema abordado.
    Para profissionais que não tem medo de encarar desafio….uma ótima dica.

    Abs,

    Davidson Alves
    System Administrator
    Lotus Administrator

    • Olá Davidson!

      Agradeço o elogio. Espero ter começado com o pé direito aqui no TI Especialistas.

  • Olá Diego,

    Ótimo artigo, parabéns!

    Abraços

    • Obrigado, Alex! Pouco a pouco também vou lendo o artigo dos colegas. Um melhor que o outro.

    • Olá Diego,

      É muito bom compartilharmos o conhecimento.

      Quanto a foto no comentário, trata-se do Gravatar acesse este site: http://clubedasesmaltadas.com.br/2010/11/criando-um-gravatar/
      para maiores informações sobre como se utilizar deste recurso.
      ** Após pode excluir este comentário.

      Abraços

  • Passei por la , ótimo local para oportunidades , o que atrapalha la são os brasileiros que assumem posições em empresas lá enganando os empresários.

    • Obrigado por prestigiar o tópico, Andre!

  • Adorei esse post!
    Sugestão bem diferente e interessante. Um conhecido meu trabalha na África do Sul, no ramo de TI. Pelo que vi tem bastante oportunidades por lá mesmo.
    Sem falar que o IDH da Líbia é maior do que o do Brasil! Me surpreendi quando vi isso. Inclusive a Líbia ganha de países como México, Peru, Rússia…Nossa!
    Vou botar na minha lista de países a visitar, realmente me surpreendi com isso. Fico muito feliz por um país da África conseguir tal desenvolvimento, se considerarmos as tragédias históricas que esse continente sofreu…

    • Que bom que gostou, Fernanda!

      As vezes nos surpreendemos com essas novidades, não?

      Se for à Líbia antes de mim (risos), não se esqueça de me contar.

      Abraço e obrigado por prestigiar o artigo.

  • Legal trabalho na área de ti a alguns anos e teria interesse..
    de novos desafios.
    mas tipo alguém sabe uma lista dessas possíveis empresas que contrata ?

  • Oi Diego tudo bom? Sabe alguma coisa sobre mercado de trabalho na Africa do sul? Obrigada bjos

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.