Pontos de importância para as marcas que se aventuram no varejo on-line
O e-commerce de moda vem ganhando cada vez mais espaço no comércio eletrônico brasileiro. Se este modelo já representou um certo tabu, pelo fato da venda online não permitir a prova e a percepção de materiais, hoje é forte tendência para todas as marcas e lojas do setor de moda.
Este crescimento pode ser explicado pelo fato dos consumidores estarem mais confiantes em fazer compras desse tipo pela Internet, já que questões que funcionavam como barreiras, como a troca de mercadorias, estão sendo aos poucos resolvidas e ainda, percebendo estas dúvidas e angústias do cliente, muitas empresas decidiram investir novos negócios que prestam assessoria online na hora da compra do produto. O receio dos clientes foi amenizado com propostas bem claras e que realmente ajudam, como um atendimento personalizado, auxiliando os novos consumidores, dando suporte e orientação sobre as melhores ofertas, peças e tamanhos.
Além disso, uma das grandes vantagens do comércio de moda eletrônico é o uso de meios de pagamentos que garantem a segurança nas compras. Se antigamente se hesitava colocar dados do cartão de crédito, por exemplo, hoje o uso de meios de pagamentos que possuam certificação de segurança é muito eficaz para assegurar o consumidor.
Outro grande atrativo, que na minha opinião é o ponto-chave do e-commerce de moda, é a facilidade na entrega e na troca. A grande maioria dos sites focam no quesito qualidade quando se fala em experiência do usuário. Cuidar para que o produto chegue em perfeito estado para o consumidor é uma das premissas para fidelizar este cliente.
Quando falamos sobre e-commerce de moda, há toda uma abordagem que deve ser feita para criar um laço de relacionamento e confiança entre o público e a marca. Não é por acaso, que as lojas virtuais do segmento investem maciçamente em marketing, e isto é o que faz com que este setor se diferencie no universo online. Diante deste cenário tão positivo, quais os desafios do e-commerce de moda no Brasil?
Listei alguns que deverão ser compreendidos e ultrapassados para que este possa ser bem explorado.
Outra questão importante é ter todos os tamanhos e modelos de cada produto disponíveis. Ao encontrar o produto que estava desejando, o cliente ganha apreço pelo site, mas tudo isso termina ao perceber que o produto não está disponível. Nesse momento, este pode fechar a janela do site e gerar futuras reclamações nos canais de comunicação. Por isso, furos no estoque devem ser evitados a todo custo.
Em linhas gerais, o segredo do sucesso é sempre estar atento a estes desafios e oferecer o melhor atendimento ao cliente.
[Crédito da Imagem: Moda no E-Commerce – ShutterStock]
You must be logged in to post a comment.