SOLID é um acrônimo dos cinco primeiros princípios da programação orientada a objetos e design de código identificados por Robert C. Martin (ou Uncle Bob) por volta do ano 2000. O acrônimo SOLID foi introduzido por Michael Feathers, após observar que os cinco princípios poderiam se encaixar nesta palavra.
São eles:
Letra | Sigla | Nome | Definição |
S | SRP | Principio da Responsabilidade Única | Uma classe deve ter um, e somente um, motivo para mudar. |
O | OCP | Princípio Aberto-Fechado | Você deve ser capaz de estender um comportamento de uma classe, sem modificá-lo. |
L | LSP | Princípio da Substituição de Liskov | As classes derivadas devem ser substituíveis por suas classes base. |
I | ISP | Princípio da Segregação da Interface | Muitas interfaces específicas são melhores do que uma interface única. |
D | DIP | Princípio da inversão da dependência | Dependa de uma abstração e não de uma implementação. |
Os princípios SOLID devem ser aplicados para se obter os benefícios da orientação a objetos, tais como:
Utilizando os princípios SOLID é possível evitar problemas muito comuns:
Os princípios SOLID deveriam ser aplicados por qualquer desenvolvedor maduro, porém pouquíssimos profissionais preocupam-se em utilizá-los, sugiro que crie um sistema simples e utilize estes princípios para treinar, será uma experiência gratificante.
Este é apenas o artigo introdutório sobre SOLID, nos próximos abordarei cada princípio em um artigo separadamente, explicando e demonstrando com código e exemplos a proposta de cada um, continue acompanhando
Referências:
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