TI CorporativaBIO hype em torno do Big Data

O hype em torno do Big Data

-

Publicidade

Figura - O hype em torno do Big DataBig Data é a palavra do momento nas bocas de todos que operam, trabalham e vendem serviços de tecnologia no mundo. A palavra está na ordem do dia e na cabeça de 10 em cada 11 executivos de TI. Então, exatamente o que é Big Data?

Basicamente, refere-se a uma coleção de conjuntos de dados ou informações muito grandes e complexas para serem processados e a partir dessa massa de dados, extrair inteligência aos negócios. O Biga Data se tornou a arte e a ciência de combinar os dados de empresas, dados sociais e dados de máquina(IoT- Internet das coisas) para derivar novos insights, que de outra forma não seriam possíveis. O Big Data também está associado à combinação e análises de dados em tempo real para prever resultados e tendências.

O Big Data está frequentemente associado à grandes volumes de dados quando visto de uma perspectiva da ciência popular. Contudo,estamos familiarizados com a análise de dados tradicionais, onde os dados são em grande parte transacional, estruturado e comumente usados para prever as tendências futuras com base em dados do passado. Foi assim que gerentes e CEO do mundo inteiro geriram seus projetos até o advento do Big Data. Analisando os dados, olhando para o passado.No entanto, o aumento de volumes de dados sociais está conduzindo a escolha do consumidor, tanto online como offline. Isto implica a análise de grande volume e uma variedade de fluxos de dados em tempo real para expandir as escolhas do consumidor com base em seu contexto atual. O objetivo é contribuir para o sistema de apoio à decisão (DSS – Decision Support System), tanto ao nível do consumidor, quanto a nível empresarial. A próxima tendência é usar uma grande quantidade de dados gerados por máquina, combiná-los com os dados da empresa para produzir um sistema de suporte à operações (OSS – Operations Support System) para automação de processos.

O Big Data está dando origem a uma colaboração interessante entre várias disciplinas de ciência da computação, redes de comunicação, dispositivos e ciência comportamental. A Antropologia do Consumo é uma ciência do marketing que tem se beneficiado demais com a inteligência extraída dos dados. Visto que as mídias sociais geram uma quantidade colossal de informação, gerada pelo próprio consumidor, tornou-se urgente, catalogar e analisar esses dados para então, tentar prever qual será o próximo passo dado, afim de alcançar corações e mentes dos consumidores, mais facilmente.

As soluções de Big Data podem traduzir montanhas de dados,transformá-los em insights de negócios, entregando análises eficazes em tempo real. De posse desses dados pode-se evitar riscos, cortar custos, analisar tendências e padrões que antes não estavam claramente associados, assim seguir as preferências dos clientes e sugerir as melhores escolhas para a vendas e assim aumentar a receita.

Leandro França de Mellohttp://www.expcodes.info
Leandro é analista de sistemas,professor e empreendedor na internet desde a década de 90. Desde então,vem desenvolvendo projetos no setor público e privado. Seu foco de estudo são as tecnologias baseadas em Open Source, inovações do Linux, Google e tudo que tiver relação disruptiva com TI e os negócios. Leandro França de Mello é entusiastas das tecnologias de código aberto, pesquisador e CEO da EXP Codes, uma boutique de soluções em TI.

Latest news

5 elementos que não podem faltar no site de um MSP

Soluções completas de TI gerenciada para empresas. Otimize sua infraestrutura, aumente a segurança e foque no seu negócio. Conte com suporte especializado e proativo.

De Mainframes a Data Centers Modernos: Como o Passado da TI Molda Nosso Futuro Digital

A história da Tecnologia da Informação (TI) é uma trajetória de inovação contínua – desde os Mainframes operados por...

CMO as a Service: revolucione o marketing da sua empresa de TI! 

Ainda não conhece o CMO as a Service ou não sabe como integrar essa solução na sua empresa? Veja como ter um marketing forte ficou fácil!

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.
Publicidade

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.

Vender serviços de TI para empresas não é difícil! Aprenda agora!

Criar uma boa estratégia para comunicar e divulgar seus serviços de TI para outras empresas não é difícil. Você só precisa analisar, entender e criar uma estratégia que te faça ser visto como uma opção eficiente e confiável para os negócios. Precisa de ajuda para focar melhor sua comunicação em empresas? Confira as dicas que separamos neste artigo!

Must read

5 elementos que não podem faltar no site de um MSP

Soluções completas de TI gerenciada para empresas. Otimize sua infraestrutura, aumente a segurança e foque no seu negócio. Conte com suporte especializado e proativo.

De Mainframes a Data Centers Modernos: Como o Passado da TI Molda Nosso Futuro Digital

A história da Tecnologia da Informação (TI) é uma...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you