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Relatórios de gerenciamento: entenda a importância dos documentos para os serviços de TI

publicado por Luís Montanari

Entenda como soluções inteligentes garantem ainda mais valor para uma empresa

Sem dúvidas, se você atua na área de TI sabe que informação nunca é demais. Principalmente se for para ajudar a sua empresa a ter mais confiabilidade, decisões assertivas e, por consequência, resultados cada vez melhores. Pensando nisso, decidi falar sobre os relatórios gerenciais e mostrar como eles podem gerar ainda mais valor para
os seus processos.

Então se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura e entenda a importância deste tipo de documento!

O que são relatórios gerenciais e qual a importância para sua empresa?

Antes de começar a falar sobre como os relatórios de gerenciamento podem proporcionar ainda mais valor para sua empresa, é fundamental explicar um pouco sobre o que são eles e qual a sua real importância.

Primeiramente, os relatórios gerenciais são documentos que contam com informações objetivas e confiáveis sobre diversos setores do negócio. Esses dados atualizados são essenciais para tomadas de decisão e futuros planejamentos.

Portanto, é essencial criar relatórios que tenham conteúdo relevante e útil para ajudar a tornar a gestão mais qualificada e alinhada com as estratégias do departamento.

Aliás, um relatório bem elaborado e com informações precisas consegue eliminar riscos e revelar como lidar com alguns imprevistos. Além disso, é a melhor forma de entender como os métodos estão funcionando e quais melhorias precisam ser aplicadas.

Desse modo, é possível não apenas saber qual caminho trilhar, mas também ter uma visão de como será essa caminhada e traçar rotas que evitem obstáculos e mirem o sucesso em cada processo realizado.

Por fim, queremos destacar quais informações um relatório de TI precisa ter para ser eficiente e ajudar o seu negócio.

Portanto, entre os principais fatores podemos destacar objetividade, clareza, critérios adequados para a escolha de indicadores, dados atualizados, boas métricas e informações pertinentes para a empresa.

Os principais documentos

De fato, você já deve ter entendido que ter relatórios gerenciais eficientes e completos é uma rotina que deve fazer parte dos serviços de TI.

Por isso, decidimos falar um pouco sobre os principais documentos para este serviço complexo. Confira a seguir!

Relatório de atividades e disponibilidade

Este documento é responsável por revelar para o seu cliente os problemas que ocorreram na empresa onde você presta serviço e quais ações resolveram essas objeções.

Além disso, permite uma análise de falhas ou indisponibilidades que dificultaram os trabalhos. Portanto, ele ajuda a identificar pontos que precisam ser melhorados na infraestrutura.

Desse modo, é possível entender se existe a necessidade de migrar os sistemas e também medir a eficiência e a agilidade em situações de erros.

Relatórios de satisfação

Como o próprio nome já diz, o documento tem informações da satisfação dos usuários sobre a prestação dos serviços. Com ele, é possível entender se as ações estão sendo bem avaliadas ou não.

Relatórios de performance

Primeiramente, este relatório oferece a possibilidade de gerenciar a capacidade dentro da infraestrutura de TI. Ou seja, visa atender todos os processos sem exceder os prazos, limites e custos determinados.

Dessa forma, o documento assegura a utilização dos recursos para atuais e futuras urgências da empresa. Assim, é possível compreender melhor a necessidade de novos investimentos em tecnologia.

Relatório de SLA e SLM

O documento de SLA (Acordo de Nível de Serviço) é essencial para comprovar que as tarefas que foram combinadas estão sendo cumpridas. Portanto, ele proporciona o acompanhamento da entrega dos serviços e ajuda a evitar surpresas negativas.

Já os relatórios de SLM (Gerenciamento de Nível de Serviço), auxiliam a verificar se o SLA está atingindo os resultados esperados.

Relatórios de demandas

Este tipo de relatório visa mostrar onde os serviços foram realizados e como foi a demanda das tarefas para que a empresa tenha uma visão clara das solicitações atendidas.

Inegavelmente, existem diversos outros relatórios, mas esses são alguns dos principais documentos gerados pelas empresas que desejam crescer cada vez mais e conquistar a satisfação de clientes e colaboradores, além de ter uma gestão mais segura e eficaz.

Preocupação que agrega valor

Conforme citamos ao longo do texto, os relatórios gerenciais são extremamente importantes para o desempenho do negócio.

Mas sabemos que para ter dados confiáveis e análises frequentes é preciso tempo e profissionais que possam executar a tarefa.

Felizmente, graças à tecnologia hoje é possível realizar este gerenciamento com precisão e até mesmo remotamente.

Ou seja, através de sistemas inteligentes o seu departamento de TI consegue ter relatórios com dados eficientes e seguros.

Desse modo, além de economizar tempo e recursos, é possível ter informações cada vez mais atualizadas e confiáveis e otimizar as ações. Pois não é necessário que os funcionários passem horas realizando esta tarefa fundamental.

Além disso, com o auxílio de uma ferramenta que gerencie este serviço, o gestor consegue direcionar melhor sua equipe e acompanhar a performance das atividades de forma mais focada e eficaz.

Portanto, isso resulta em muitas melhorias, como diminuição de erros, agilidade nos processos e a possibilidade de dedicar o foco para outras ações importantes.

Então se a sua empresa quer mensurar o desempenho e crescimento de suas atividades internas para evoluir de maneira constante, ter um ambiente cada vez mais organizado e com respostas rápidas e seguras, talvez seja o momento de apostar em uma solução que possa agregar todos esses valores em sua rotina.

Assim, é possível ter uma estrutura organizacional preparada para os desafios, trabalhar com foco na evolução, ter mais competitividade e adquirir mais controle para oferecer os melhores serviços para seus clientes.

Gostou do nosso texto? Então compartilhe com mais pessoas para que elas também fiquem por dentro da grande importância dos relatórios gerenciais!

Quer continuar essa conversa? Acessa o site da ADDEE SolarWinds MSP e entre em contato através dos nossos canais.

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Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas da ADDEE SolarWinds MSP, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital

Luís Montanari

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