E-Commerce

Ξ Deixe um comentário

O dilema do marketplace…

publicado por Marcio Blak

Figura - O dilema do marketplace...Vamos começar por uma rápida e singela definição de marketplace, termo muito comum nos dias atuais, no mundo web. Então, podemos definir marketplace como um lugar onde duas ou mais partes (geralmente duas bem definidas) podem encontrar-se para fazer negócios.

Dai, vem o problema, como começar um marketplace? Quem vem primeiro o ovo ou a galinha, alguns perguntam… Outros lembram, do “Dilema do Tostines” dos anos 80/90…

Justamente isto pode ser de fato um problema. Geralmente quem dá inicio a um marketplace, raramente, tem um lado ou outro, e via de regra, precisa buscar os dois. Sendo que um lado é quem vende e outro é quem compra, na sua maioria.

Então, como atrair compradores se voce não tiver fornecedores? E como atrair fornecedores se voce não tiver compradores para oferecer para eles?

Um das saídas é focar – primeiro – na oferta, que a demanda aparecerá. Assim, se seu marketplace é de venda delivery de comida, como o portal www.comernaweb.com.br  ou outros do mercado, foque primeiro nas ofertas, ou seja, nos restaurantes.

Ofereça um período gratuito, facilite a entrada – sem que eles tenham trabalho de cadastro, digitação – e, deixe claro, que no inicio poderá não ser tão volumoso. Por outro lado, divulgue teasers para sua audiência criando a expectativa para a demanda, começando a fomentar nas mídias sociais, por exemplo.

Agora, se você esta fazendo um B2C, prepare o bolso, pois a grana tem que ser alta para investir em mídia pra audiência.

Sendo um B2B,  como por exemplo, o www.foodtraders.com.br, você pode buscar na sua própria audiência um gancho para que ela traga novas ofertas, pois a própria ferramenta que o marketplace, se propõe, ajudará a otimizar seu dia-a-dia, por exemplo.

É claro, que a velha máxima do “cada caso é um caso”, e por isto, abro a discussão. Gostaria de ouvir idéias e sugestões para que possamos sempre ajudar as novas iniciativas que virão neste nosso mundinho online.

Abraços, e bons negócios !

[Crédito da Imagem: Marketplace – ShutterStock]

Autor

Marcio Blak, engenheiro, graduado pela UFRJ e com MBA em gestão de negócios pela FGV, e gestão de marketing pela ESPM, criador e gestor por 16 anos da SnackControl, empresa líder no segmento de softwares para automação e gestão no segmento de franquias defood-service, até 2008, quando foi vendida para Bematech. Em seguida atuou no mercado web, como CEO dos portais http://www.ComerNaWeb.com.bre http://www.FoodTraders.com.br

Marcio Blak

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes