Carreira

Ξ Deixe um comentário

Como elaborar um plano de ação para atingir metas?

publicado por Annelise Gripp

Figura - 5w2hHoje quero falar sobre um assunto que ouço muitas pessoas falando o tempo todo; alcançar metas. E esse assunto não só esta na boca de diretores e executivos não. Faz parte do vocabulário de todos, desde do estudante que quer passar no vestibular até o aposentado que deseja trocar de carro. Mas como eles conseguem chegar na sua meta?

A resposta esta no procedimento que cada um cria para alcançar o que almeja. Cada um de nós cria o seu próprio método de acordo com sua rotina, sua condição financeira e sua disposição. Uns são mais focados e tem pressa na obtenção. Outros são mais relaxados e vão levando até conseguir. O que realmente importa é ter um objetivo, um desafio a ser alcançado.

Então como eu crio um plano de ação para atingir as minhas metas?

Para elaborar um bom Plano de Ação, você precisará mapear seus pensamentos em ações para alcançar suas metas. Pensando nesse processo apresento a vocês, uma técnica muito utilizada, tanto nas empresas como em projetos pessoais; o 5W2H. O 5W2H é uma ferramenta que direciona nossas respostas a perguntas feitas como:

Figura - Explicação 5w2hEssa ferramenta explora as principais questões que envolvem o passo a passo de um trabalho, garantindo uma visão mais ampla do que deve ser feito para se conseguir o que deseja.

O quadro ao lado explica melhor o significado de cada pergunta e qual a resposta se espera para executar as atividades propostas.

Agora que já nos familiarizamos com a ferramenta 5W2H, vamos ver um exemplo aplicado, para você conseguir montar o seu Plano de Ação

Figura - Plano de AçãoO exemplo do Plano de Ação é simples e prático para vocês perceberem como qualquer pessoa pode fazer um. Ele é indicado para realizarmos tarefas que demandam tempo e estratégias para serem realizadas com sucesso. Mesmo aquele grande projeto, que você deseja tirar da cabeça e colocar no papel para ser realizado, pode ser dividido em atividades menores, de menor complexidade. Em passos menores executamos pequenas ações que nos levam em direção ao que desejamos. Com foco!

Agora que você ja sabe como planejar suas ações poderá utilizar ferramentas para auxiliá-lo no controle das atividades. O mais comum é usarmos planilhas, pois podemos lançar nossas ações, acompanhá-las e manter uma rastreabilidade sobre o que foi feito e o que ainda falta fazer.

Não se esqueça… é muito importante externar suas metas seja em papéis ou arquivos digitais. A sua mente é um labirinto e você pode, em algum momento, se perder nos seus objetivos.

Essa foi a dica de hoje… bora planejar e agir .

  •  
    34
    Shares
  • 34
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Louca por tecnologia e amante do trabalho com pessoas, há 19 anos trabalho com Engenharia de Desenvolvimento de Software. Ao longo desses anos aprendi, ensinei e experimentei novas metodologias, tecnologias, ferramentas e dinâmicas em todo o processo de Engenharia de Software. Hoje, como consultora, meu trabalho consiste em expandir, compartilhar e aplicar meus conhecimentos, habilidades e experiências nas empresas. Entre as atividades desempenhadas, implanto projetos utilizando Metodologia Ágil (kanban, Scrum), Agile Coach (coaching aplicado a líderes e times) e Personal/Executive Coach (desenvolvimento de competências para alcançar resultados). Nos últimos 5 anos, me dediquei a Metodologia Ágil, onde Projetos, Produtos e Pessoas desenvolvem um trabalho juntos, entregando software com rapidez, qualidade e satisfação, para o cliente e para equipe. Mais informações no (LinkedIn!) Acesse também meu site: www.annelisegripp.com.br

Annelise Gripp

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.