Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Node.js e hospedagem de sites – A combinação perfeita para projetos ágeis e consistentes

publicado por Hostinger

Figura - Node.js e hospedagem de sites - A combinação perfeita para projetos ágeis e consistentesVocê que trabalha com desenvolvimento web já deve ter ouvido falar sobre o Node.js (também conhecido apenas como Node) e as maravilhas que ele pode fazer.

Embora não seja tão popular como outras tecnologias, o Node.js pode ser uma excelente ferramenta para melhorar ainda mais seus próximos projetos web.

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste post vamos abordar de forma fácil e prática as possibilidade que a tecnologia do Node.js traz para quem trabalha com desenvolvimento web e também como se converge em relação à hospedagem de sites.

E que tal se você tivesse um passo a passo para de como criar um site.

Em primeiro lugar, o que é Node.js

Para quem não conhece, o Node.js é um interpretador de código JavaScript server-side (ou seja, ao lado do servidor) que permite desenvolver aplicações web escaláveis com mais facilidade e com mais agilidade.

O que é o V8 JavaScript Engine

Para que o Node.js seja “compreendido” e funcione corretamente, ele precisa de um interpretador de JavaScript .

O V8 é este interpretador que foi desenvolvido pela Google para ser utilizado em seu navegador: o Google Chrome. A ferramenta é open source e foi desenvolvido na linguagem C++.

Por que o V8 foi criado?

A ideia do V8 é otimizar o desempenho de aplicações, fazendo uma compilação dos códigos desenvolvidos em JavaScript antes de serem executados no navegador.

Além disso, a engine também gerencia a alocação da memória para trabalhar com objetos e elimina o “lixo” que não é necessário para o bom desempenho das aplicações.

Para que serve o Node.js

De forma simples e direta, o Node.js é uma excelente alternativa para aplicações que precisam ser “rodadas” em tempo real e com a troca de dados de forma instantânea.

O que é possível fazer com o Node.js?

Com o Node.js é possível fazer tudo o que se faz com uma linguagem de programação, porém um dos seus grandes diferenciais é a sua comunidade ativa de usuários.

O usuários desenvolvem muitos projetos e ideias de como usar a ferramenta de forma otimizada. A comunidade já possui soluções para diversas situações e problemas. Tudo já estruturado e documentado. Essa seria a maior vantagem de se utilizar este framework, pois na maioria das vezes já existe uma solução para algum problema. E se não existir, os desenvolvedores criam essa solução.

Quais os problemas o Node.js soluciona?

Um dos grandes benefícios é que o Node.js funciona de forma assíncrona por padrão. Sendo assim, não precisa ser desenvolvido orientado a threads e tasks como no caso do C# ou Java. Isso ocorre porque o Node.js em seu núcleo já funciona de forma assíncrona na hora de fazer requisições com um webservice ou banco de dados.

Quando é indicado usá-lo?

Por ser baseado em JavaScript, o Node.js funciona em qualquer ambiente seja no navegador como no servidor.

E por ser uma tecnologia multiplataforma, pode ser usado de forma tranquila sem precisar se preocupar com compatibilidade de recursos e sistemas operacionais.

Desenvolvimento de APIs

De forma bem simples, uma API permite a troca de informações entre vários sistemas. Sendo assim, o Node.js é uma excelente ferramenta para executar tarefas de forma otimizada e sem sobrecarregar os recursos dos servidores.

Jogos e apps de mensagens

Devido ao alto volume de requisições dessas aplicações (jogos e mensagens) o Node.js se mostra uma ótima solução para a criação de projetos onde a troca de informações precisa ser ágil e constante.

Aplicações em tempo real

Como já vimos acima, qualquer aplicação que necessite trocas de informações e dados em tempo real pode ser desenvolvida com o Node.js.

Quando o Node.js NÃO é indicado?

Em geral, o Node.js não é indicado para programas de desktop como, por exemplo, os editores de texto instalados no computador que são programados em um linguagem própria mais adequada para isso.

Desvantagem do Node.js

Embora seja uma excelente ferramenta e já ter muita coisa criada, há certa insegurança na utilização da ferramenta por ela ser recente em relação a outras tecnologias mais desenvolvidas como Phyton, por exemplo.

Qual a relação do serviço de hospedagem de sites com o Node.js

O Node.js está totalmente relacionado a hospedagem, pois é a partir dela que vamos “subir” o que é desenvolvido em um diretório local para o servidor de hospedagem.

Logo, os recursos oferecidos pela empresa de hospedagem de sites são fundamentais para que o Node.js consiga atingir o melhor desempenho na aplicação.

Sendo assim, se bem utilizado e bem pensando em não consumir tanto recurso do navegador, essa ferramenta torna o seu site ou aplicação mais ágil e mais estruturada, comportando uma grande quantidade de acesso e tráfego.

Saiba aqui como escolher um bom plano de hospedagem para o seu projeto

Conclusão

E então, gostou de saber um pouco mais sobre essa ferramenta poderosa?

O Node.js é uma tecnologia relativamente nova, mas já mostrou o seu grande potencial e certamente já conquistou um grande espaço entre as tecnologias de desenvolvimento web.

Se a sua necessidade é trabalhar com aplicações em tempo real ou que demandam requisições I/O constantes, vá com tudo e aposte no Node.js.

  •  
    2
    Shares
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Hostinger referência no mercado de hospedagem barata, VPS e registro de domínio no Brasil e no mundo.

Hostinger

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Curso: Desenvolvimento de APIs

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.