Open Source

Ξ Deixe um comentário

Líderes da indústria da tecnologia juntam forças para aumentar previsibilidade no licenciamento open source

publicado por Red Hat, Inc.

Figura - Líderes da indústria da tecnologia juntam forças para aumentar previsibilidade no licenciamento open sourceCA Technologies, Cisco, HPE, Microsoft, SAP, e SUSE se comprometem a fornecer período para correção de questões de compliance em softwares GPLv2

 A Red Hat, Inc. (NYSE: RHT) anunciou que mais seis companhias se juntaram à força-tarefa de promover maior previsibilidade no licenciamento open source. As empresas CA Technologies, Cisco, HPE, Microsoft, SAP, e SUSE se comprometeram a ampliar os direitos adicionais para resolver licenciamentos open source que não se encontram em conformidade. Isso irá levar a uma maior cooperação com distribuidores de software com licença aberta para corrigir erros e uma maior participação no desenvolvimento de softwares open source.

A GNU General Public License (GPL) e a GNU Lesser General Public License (LGPL) estão entre as licenças de software mais amplamente usadas, cobrindo muitos projetos importantes, incluindo o Linux kernel. A versão 3 do GPL (GPLv3) trouxe uma abordagem ao termo que oferece aos distribuidores do código uma oportunidade de corrigir erros e enganos no compliance de licenças. Esta abordagem permite a fiscalização consistente de compliance de licenciamento em uma comunidade em que abordagens desastradas à fiscalização, incluindo sobre ganhos financeiros, não têm lugar.

Em novembro de 2017, a Red Hat, Facebook, Google e IBM se comprometeram a ampliar a abordagem GPLv3 para erros de compliance de licença no código do software que cada uma delas contribuiu sob o GPLv2 e LGPLv2.1 e v2. Com o anúncio, agora são 10 empresas que se comprometeram publicamente a fornecer maior previsibilidade para usuários open source. Os enormes ecossistemas de projetos que utilizam as licenças GPLv2 e LGPLv2.x irão se beneficiar da adoção dessa abordagem mais equilibrada à terminação derivada do GPLv3.

“Cada vez mais usuários de software open source estão preocupados com infrações não intencionais aos termos de licenças associados e exposição inadvertida a riscos legais. A SAP acredita que a iniciativa de aplicação das provisões de reparação sobre infrações do GPLv3 ao GPLv2 é um passo na direção certa para proteger os princípios do open source”, disse Janaka Bohr, chefe de cumprimento de licenciamento da SAP.

Já Erich Andersen, vice-presidente corporativo e consultor-chefe de propriedade intelectual da Microsoft, afirmou que a empresa quer “facilitar para que os desenvolvedores construam ótimos produtos usando licenças populares na comunidade”. Segundo ele, a empresa acredita “que essa parceria ajudará no avanço de uma regra da indústria sobre esta importante questão e irá contribuir para aumentar a colaboração e a inovação na comunidade Linux”.

Leia os compromissos individuais:

  •  
    3
    Shares
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

A Red Hat é o principal fornecedor de soluções de software de código aberto em nível mundial, adotando uma abordagem impulsionada pelo poder das comunidades frente às tecnologias de Nuvem, Linux, Middleware, Armazenamento e Virtualização confiáveis e de alto desempenho. A Red Hat ainda oferece serviços premiados de suporte, treinamento e serviços de consultoria. Atuando como ponto central em uma rede global de empresas, parceiros e comunidades de código aberto, a Red Hat ajuda a criar tecnologias relevantes e inovadoras que liberam os recursos tecnológicos para o crescimento e preparam os clientes para o futuro da Tecnologia da Informação. Saiba mais em http://www.redhat.com

Red Hat, Inc.

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.