Carreira

Ξ Deixe um comentário

Maturidade em Gerência de Projetos de Infra-estrutura de TI

publicado por Alexandre Ferreira Ceccon

Um projeto é o esforço para criação de produto único e específico, executado muitas vezes por pessoas de fora da organização mediante contrato, outras vezes é realizado por um time interno à organização contratante que se une por um objetivo determinado. O Gerente de Projetos não esta encarregado somente de monitorar o desempenho do projeto sob os mais variados aspectos, mas também deve zelar pela comunicação e o entrosamento de todas as partes interessadas, mas isso está amplamente divulgado em frameworks de melhores práticas, no meu caso o PMBOK do PMI.

 Cada um de nós tem experiências diferentes, neste artigo eu falo da impressão que tive ao atuar em projetos de infra-estrutura de TI deste 2001 e como gerente de projetos desde 2005.

 Atualmente em projetos de infra-estrutura de TI o rótulo “Gerente de Projetos” é muito freqüentemente aplicado a alguém que, temporariamente, vai atuar como o ponto focal do projeto e, muitas vezes nem isso é verdade, pois os projetos de infra-estrutura de TI eventualmente carecem do básico, ou seja, um ponto focal único. Salvas as exceções, poucas organizações entendem que a gerência de projetos é uma disciplina à parte, que trata da aplicação de ferramentas e técnicas específicas para este fim, aliadas a um perfil específico de profissional, as demais ainda não entenderam o real papel que a gerencia de projetos tem a desempenhar no seu desenvolvimento estratégico e nos resultados do negócio, sejam quais forem.

 Infelizmente é muito comum ao chegar o momento de executar uma mudança de impacto que deve contar com a ação sincronizada de fornecedores diferentes, e nos depararmos com imprevisto de última hora por falta de um pleno alinhamento entre os envolvidos. Qual o personagem faltou ai?

Quantas vezes analistas se reúnem para planejar uma ação e desenvolvem um cronograma detalhado, mas não contavam com o risco do atraso na entrega do Hardware? Quem deveria conduzir com estes analistas o desenvolvimento do mapa de riscos do projeto e suas ações de mitigação?

Quantas vezes um projeto cai em descrédito dentro de uma organização, pois o cronograma extrapolou todas as previsões? Quem deve conhecer as ferramentas e técnicas para estimativas mais seguras e manter contato com fornecedores, diretoria, e equipe executora, de modo a prever buffers de segurança?

Muitos projetos fracassam porque não foram bem vendidos e perdem o apoio da massa interessada, que muitas vezes não atua diretamente na execução, mas têm que dar sua contribuição em entrevistas, preenchimento de questionários, autorizações para execução e muito mais. Quem deve estar constantemente preocupado em criar e executar o PLANO de COMUNICAÇÃO do projeto?

Será que basta ser um bom analista de algum tópico de infra-estrutura para desempenhar o papel de GP de modo a obter resultados concretos? As equipes técnicas que executam os projetos tem um foco muito específico e não é o mesmo foco do gerente de projetos.

 Esta é a questão que fica, esta é a reflexão proposta.

 Quanto, por exemplo, ao desenvolvimento de Software esta questão esta bem mais desenvolvida, esta até passando por um novo ciclo. (Vai nos ganhar com uma volta de vantagem).

Autor

Sou o coordenador de TI no Site Navegantes da CONTAX em Porto Alegre, unidade que suporta 2500 posições de atendimento, vinte e quatro horas por dia. Estou à frente dos projetos de ampliação e atualização da infra-estrutura de TI, coordenando um time composto por profissionais dás áreas de Telecom, Bancos de dados, Redes e aplicações. Gerente de Projetos desde 2006, tenho experiência na criação e consolidação de um escritório de projetos. Certificado pelo PMI, minha área de conhecimento principal são os projetos de Infra-estrutura de TI. Participei de projetos de projeção regional e nacional, nas áreas de distribuição de energia, governo e telecomunicações.

Alexandre Ferreira Ceccon

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes