Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

JavaScript para iniciantes: por onde começar

publicado por GoDaddy

Figura - JavaScript para iniciantes: por onde começarCom essa linguagem de programação sendo cada vez mais utilizada por desenvolvedores e em aplicações WordPress, esta pode ser uma boa hora de mergulhar de cabeça no JavaScript

*Cristiano Mendes, Diretor de Produtos da GoDaddy para América Latina

Não é segredo que a linguagem JavaScript está cada vez mais importante para o mundo da Internet. De acordo com artigo de Tom Ewer, empreendedor e fundador da Leaving Work Behind e WordCandy, o JavaScript chegou para ficar, inclusive para aplicações em WordPress.

Com a linguagem PHP sendo há tempos a básica essencial de profissionais de WordPress, nem todos se sentem confortáveis com a introdução do JavaScript. Fugir, no entanto, não muda a realidade do mercado. Em vez de recuar, profissionais da área devem cada vez mais entrar de cabeça.

Primeiramente, o que é JavaScript?

JavaScript é uma linguagem de programação do lado do cliente – o que significa que é executado e interpretado no navegador, ao contrário de linguagens como a PHP, que funcionam no servidor. Foi criado em 1995 e é agora a linguagem mais popular no GitHub. Os usuários incluem Facebook, Google, YouTube e Pinterest.

Uma das suas principais vantagens é que, como linguagem front-end, o JavaScript pode trabalhar mais rápido e reduzir a carga do servidor. Além disso, o JavaScript é extremamente versátil porque funciona bem com outras linguagens de programação. Ele pode, basicamente, ser inserido em qualquer tipo de página da web, independentemente da extensão do arquivo e é nativamente suportado por todos os principais navegadores.

No entanto, seu caráter front-end torna-o muito dependente do ambiente do usuário. Se alguém tiver o JavaScript desativado em seu navegador (por mais que isso seja muito raro hoje em dia), ele não vai funcionar.

Diferentes navegadores também tendem a ler o JavaScript de forma diferente, sendo necessário um extenso teste de navegador cruzado. Além disso, a marcação gerada pelo JavaScript nem sempre é legível pelos mecanismos de pesquisa.

Apesar disso, a linguagem é usada em muitos sites – tradicionalmente para adicionar animações e efeitos, carregar a funcionalidade sem recarregar e aumentar a interatividade das páginas da web. Ou seja, o JavaScript chegou para ficar e tende a ter seu uso cada vez mais em evidência no futuro.

Frameworks de JavaScript

Até agora, há muitos frameworks de JavaScript que tornam a criação de aplicativos JavaScript mais eficiente do que a desenvolvida a partir do zero. É quase impossível elencar qual é o melhor, por isso, vale mencionar os principais:

  • Backbone.js é a estrutura JavaScript mais antiga. É parte do WordPress Core e pode ser encontrado em temas também.
  • O AngularJS é um framework de código aberto mantido pelo Google para aplicativos de uma única página. As pessoas já brincam com o Angular e o WP REST API.
  • React é uma biblioteca de JavaScript do Facebook, e vem acompanhado pelo framework Relay. Parte do Calypso, o novo código base do WordPress.com em JavaScript, outros usuários incluem Netflix e Airbnb.

Atuais aplicações de JavaScript em WordPress

O WordPress já usa JavaScript, particularmente com o jQuery, Backbone e Masonry. O recurso para personalizar temas depende dele especificamente, juntamente com widgets de arrastar e soltar. Você pode encontrar uma lista parcial de scripts disponíveis aqui.

A linguagem também está presente em muitos temas e plugins, especialmente sliders, galerias e botões de mídias sociais.

O que provavelmente veremos de JavaScript no WordPress?

Muito do que podemos esperar vai de mãos dadas com o WP REST API, que abre o WordPress para frameworks JavaScript. Um resultado provável disso é o JavaScript front-ends em cima de um banco de dados do WordPress. Você já pode ver exemplos disso hoje, inclusive, aplicativos inteiros. O surgimento de uma nova espécie de plugins em JavaScript para trabalhar dentro dessas aplicativos também é um resultado provável.

Além disso tudo, podemos nos preparar para interfaces de administração WordPress personalizadas e aplicativos semelhantes ao Calypso.

Como aprender JavaScript?

Como você pode ver, aprender JavaScript pode ser uma excelente ideia. Mas, por onde começar? Como com a maioria das coisas na vida, não há uma única resposta certa.

Mergulhar em uma estrutura pré-pronta ajudará você a construir coisas mais rapidamente, mas provavelmente não lhe dará uma compreensão muito profunda de JavaScript. Em alguns casos, isso não seria um problema, porém, aprender a língua a partir do zero pode trazer mais benefícios para você como um desenvolvedor web, além de existir vários recursos de aprendizagem estruturada para ajudá-lo com isso, como:

Fontes online – A excelente coleção “How to Learn JavaScript Properly” (em português, tradução livre: “Como aprender JavaScript corretamente”) combina conteúdos de toda a web em dois cursos coesos de seis a oito semanas, um para iniciantes e outro para desenvolvedores experientes. Para algo mais prático que possibilita a você começar a desenvolver códigos de imediato, verifique a Codecademy.

Livros –O Melhor do JavaScript” oferece uma abordagem 80% resultados/20% esforços (80/20) para aprender a linguagem de programação. Seu irmão mais velho, “JavaScript – o Guia Definitivo” é um grande guia de referência.

Para ver mais livros sobre JavaScript, veja o JSBooks.

Vídeos – Os alunos visuais podem encontrar aulas de vídeo on-demand para iniciantes, usuários intermediários e avançados no Frontend Masters. Uma alternativa é o Treehouse, e você também pode encontrar material gratuito no YouTube.

Podcasts – o podcast JavaScript Jabber irá mantê-lo atualizado sobre os últimos desenvolvimentos e tem um enorme backlog. Também vale conferir o JavaScript Weekly – um boletim informativo publicado toda sexta-feira

Conclusão

O deslocamento da plataforma WordPress para JavaScript talvez represente um desafio para os desenvolvedores, levando muitos a mergulharem em uma nova linguagem de programação. Felizmente, eles não precisam começar do zero, pois conseguem transferir muito de sua experiência existente.

Além disso, a web oferece muitos recursos de aprendizagem de alta qualidade para quem está fazendo essa mudança. Os recursos mencionados acima representam apenas a ponta do iceberg. Ao escolher o material que mais lhe agrada, já estará dando o primeiro passo. O resto evoluirá naturalmente a partir daí.

*GoDaddy é a maior plataforma de cloud dedicada a pequenos negócios e empreendimentos independentes

  •  
    2
    Shares
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

GoDaddy A missão da GoDaddy é alterar radicalmente a Economia global em direção à pequenas empresas, capacitando as pessoas para iniciar facilmente, crescer com confiança e gerenciar seus próprios negócios. Com cerca de 13 milhões de clientes no mundo e mais de 59 milhões de domínios sob gestão, a GoDaddy dá aos proprietários de pequenas empresas as ferramentas para nomear suas ideias, construir uma excelente presença online, atrair consumidores e gerenciar seus negócios. Para saber mais, favor acessar: www.GoDaddy.com.

GoDaddy

Comentários

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.