Carreira

Ξ 1 comentário

ITIL Expert: Cuidado Com as Expectativas

publicado por Frederico Aranha

ITIL Expert: Cuidado Com as ExpectativasVocê começou a pesquisar em sites sobre as certificações ITIL, quem sabe até já tenha a certificação ITIL Foundations porque sua empresa lhe pagou o curso e a prova. Agora está pensando seriamente em investir em uma das trilhas intermediárias do ITIL para tornar-se Expert. É uma decisão difícil que requer comprometimento financeiro e também mental. Você vai ter que estudar duro, fazer diversos cursos e se dedicar por um tempo que não é pré-definido. Vale a pena? Saiba medir suas expectativas. Este artigo serve para aqueles que precisam de um empurrãozinho para começar a estudar ou, então, de um conselho amigo sobre o que esperar a respeito das certificações da ITIL.

Saiba que se você não está alinhado com seu chefe nem tem qualquer sinal da sua empresa em termos de promoção, não é com uma certificação que você instantaneamente será promovido. A médio prazo você pode esperar, sim, ter mais visibilidade, mas não espere isso a curto prazo. Isso porque querendo ou não, vivemos em um mundo político e em organizações privadas é uma questão de ter não somente o perfil e o conhecimento, mas também relações bem construídas com quem pode lhe abrir portas.

Investir até o fim, até a certificação Expert, vai custar muito caro e se você não ganha muito pode ter certeza que seu orçamento ficará abalado. Você pode comprar um carro popular usado com o dinheiro que vai investir na certificação, então você tem que ter consciência que é preciso dedicação. Se você não se comprometer vai acabar rodando nas provas e o que deveria ser algo bom vai acabar virando um grande pesadelo.

ITIL Expert significa conhecimento, mas não é garantia de conhecimento prático. Você tem que aliar sua certificação a sua experiência, porque sem ela você não terá valor no mercado. É mais inteligente ir se certificando conforme for ganhando espaço em sua empresa do que investir tudo em uma única vez. Ser Expert pode ser bom, mas é melhor ter experiência do que títulos.

Entenda que você provavelmente vai sentir que merece mais do que tem e que desesperadamente precisa crescer. Não deixe este sentimento de injustiça em relação ao seu cargo atual e suas capacidades tomar conta de você, porque se isso acontecer você pode acabar perdendo seu emprego pois corre o risco de ficar emocionalmente desestabilizado. Faça um plano antes de fazer as certificações. Mais do que isso, tenha um plano de carreira. Não espere que façam o seu plano por você, faça você mesmo o seu plano.

A força que fazemos para conseguir realizar todos os testes e a coragem que precisamos ter para nos comprometer financeiramente com cada uma das provas e com os cursos exige muito da gente, então é importante ter sua rede de apoio formada antes de começar as provas. Eu sei que pode parecer conversa furada, mas é complicado. Vivemos em um país que remunera mal o profissional que trabalha na central de serviços. Conheci muito poucos que tinham o desejo de construir uma carreira dentro de uma e a grande parte das pessoas que se certificam em ITIL estão justamente lá. Tenha aliados na sua busca!

[Crédito da Imagem: Carreira – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Pós-graduado em Gestão de Projetos de TI pela PUCRS, PMP®, ITIL® Expert e experiente Gestor de Projetos. Sou co-fundador da empresa de cursos de gestão Site Campus. Email do autor: frederico.aranha@sitecampus.com.br. Conheça o Site Campus: www.sitecampus.com.br.

Frederico Aranha

Comentários

1 Comment

  • Achei muito bom as informações e as dicas fornecidas, acredito que chegar a esse nível ITIL Expert agrega muito no conhecimento, mas não garante nada porque são diversos fatores como foi apresentado para ter uma boa expectativa profissional.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.