Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

O que são arquivos Torrent?

publicado por Denis Katko

O que são arquivos Torrent?Pessoal como vão vocês? Espero que estejam bem como eu!

Hoje vamos abordar um tema que para a maioria dos usuários sem experiência, é muito complexo, porém, vou tentar deixar o tema um pouco mais simples e sem usar palavras técnicas.

Vamos primeiro a definição oficial do que é um arquivo torrent, ou .torrent.

“Torrent é a extensão de arquivos utilizados por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer). Essa transferência acontece da seguinte maneira: os arquivos transferidos são divididos em partes e cada pessoa que tem tal arquivo ajuda a fazer o upload a outros usuários. Isso reduz significantemente o consumo de banda do distribuidor original do arquivo, não sendo necessário que o mesmo fique armazenado em um servidor.

Para compartilhar esses arquivos, é necessário usar um programa específico, conhecido como cliente. Ele obtém as informações contidas nos arquivos e se encarrega de toda a comunicação entre os usuários.”

Vamos tentar agora transformar essa definição em palavras que a maioria das pessoas entenda, para isso, vou usar como exemplo uma barra de chocolates e seus quadradinhos, vamos supor que você queira ver um vídeo ou ouvir uma música antiga ou que não há mais em cartaz nos cinemas ou não toca mais nas rádios com tanta frequência, é pra isso que serve o torrent, para que as pessoas compartilhem arquivos, vídeos e fotos que possuem em seu pc ou notebook com outras pessoas menos “aventuradas”, vamos supor que essa barra de chocolate possua 12 quadradinhos e que você tenha 12 amigos que estejam comendo a mesma barra de chocolate, se cada um dos seus 12 amigos oferecer pra você um quadradinho da barra quando você tiver 12 quadradinhos, terá uma barra inteira igual aos seus amigos, ou seja, seus amigos compartilharam com você um pedacinho da barra de chocolate, ao final, você possuía uma barra inteira de chocolate.

 

Para baixar via torrent, você não pesquisa diretamente os arquivos que deseja. O primeiro passo é pesquisar o arquivo torrent que contenha essas informações. Ao abrir este arquivo com um programa compatível (ou seja, cliente), você vai visualizar todo seu conteúdo e pode baixar somente aquilo que desejar.

Por causa da popularização de sites como o The Pirate Bay, muitas pessoas, erroneamente, associam torrents à pirataria. Torrent nada mais é do que uma forma de compartilhamento de arquivos utilizada por organizações sérias. Um bom exemplo do uso de torrent como forma de divulgação é o Ubuntu, que tem suas novas versões disponibilizadas para download em HTML e torrent.

Ligar torrent à pirataria é uma atitude equivocada e que apenas cria um estigma em cima de uma tecnologia que cresce a cada dia e tem potencial para mudar permanentemente a maneira como é realizada a troca de arquivos na internet.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Denis Katko, 41, atua na área de desenvolvimento web com foco em sites gerenciáveis em Wordpress. É proprietário do site (Professor Denis Katko) onde aplica seus conhecimentos de WebDesign & Comércio Eletrônico pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2007). Com pós-graduação em nível de especialização MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Denis Katko

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade


Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.