DesenvolvimentoHTML5: O que vem por ai ?

HTML5: O que vem por ai ?

-

Publicidade

Muito tem se falado sobre a chegada do HTML5 e seu pacote de melhorias para a web, mas não deixo de pensar que se trata do bom o velho HTML, claro que muito revigorado e tão robusto quanto o logo que lhe foi dado.

O momento desta chegada não poderia ser mais oportuno, uma época em que vivenciamos transformações na forma como lidamos com a informação e especialmente com o tipo de dados que capturamos e compartilhamos.

A necessidade atual de expor dados que vão além de textos e imagens multiplica o potencial desta tecnologia. Fenômenos como o crescimento acelerado do uso de geoprocessamento, a disseminação do conceito de gamification (com indicadores e gráficos bem elaborados) e o compartilhamento de mídia na internet demandam uma tecnologia capaz de exibir todo este conteúdo de forma estruturada e interativa.

Até pouco tempo atrás este era um papel quase exclusivo das ferramentas RIA (Rich Internet Applications), verdadeiros executáveis rodando no cliente, mas no contexto do navegador e se fundindo com o HTML. Há quem diga inclusive que a evolução do HTML pode acabar com estas tecnologias, mas não aposto nisso, já que o conhecido Adobe Flash e o mais recente Microsoft Silverlight ainda desempenham um papel importante nas aplicações corporativas.

Sim, o HTML5 (combinado com o CSS3) é capaz de fazer as belas animações que conceituaram o Flash e ainda possui recursos de mídia para fazer frente ao Silverlight, mas com certeza fica atrás num quesito crucial para a escolha da tecnologia, a produtividade.

As tecnologias RIA trazem consigo poderosas ferramentas, frameworks e modelos de arquitetura que aumentam consideravelmente a produtividade das equipes de desenvolvimento.

Há muito tempo o Flash deixou de ser apenas uma ferramenta de animação e passou a agilizar consideravelmente a construção de aplicações para a web através da tecnologia Adobe Flex, que combina o Flash com o poderio do Java. O Silverlight também possui esta característica em seu DNA, tendo sido concebido com foco nas aplicações corporativas e na plataforma .NET, e surpreendendo muito quanto à produtividade e à portabilidade de aplicações desktop para a web.

Tendo em vista que o novo HTML é menos produtivo e perde ainda em termos de segurança para as tecnologias RIA, o que podemos esperar dele ?

A favor do HTML5 está o simples fato de que esta tecnologia é a base de toda a internet que conhecemos, o que o leva a ser compreendido por praticamente todos os navegadores do mercado, inclusive em dispositivos móveis que costumam rejeitar as tecnologias RIA.

Acredito que as tecnologias RIA continuem a ter seu espaço no seguimento corporativo, onde a produtividade e a segurança são primordiais, mas perderão mercado para o HTML5 sempre que a audiência da aplicação for púbica, por ser compatível com praticamente todas as plataformas disponíveis no mercado.

A Gartner coloca o HTML5 no pico das tecnologias com expectativas infladas, mas o que vemos na prática não condiz com esta previsão. Os navegadores comuns e de dispositivos móveis vêm se atualizando rapidamente, e empresas como a Microsoft tem investido pesado em campanhas de incentivo e capacitação da comunidade de desenvolvimento.

Para finalizar sugiro que não percam o timing desta tecnologia, a hora de se capacitar é agora, quando a demanda ainda é baixa, mas muito crescente.

Abraços!

Daniel Cheida de Oliveira
Daniel Cheida é especialista na Cosin Consulting e possui 9 anos de experiência em consultoria de TI, atuando em projetos de arquitetura de softwares e soluções de Business Intelligence. É especialista em tecnologias Microsoft, as quais ajuda a propagar como Microsoft Certified Trainer.

Latest news

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
Publicidade

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

Must read

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you