CarreiraHá mesmo muita vaga e pouco candidato dentro da...

Há mesmo muita vaga e pouco candidato dentro da TI?

-

Publicidade

Muito tem se falado e publicado por aí que o mercado de TI está aquecido e com muitas vagas e que há poucos candidatos… Seria trágico se fosse verdade e ouvir ou ler isso por aí dá uma impressão que os profissionais de TI são raros e as empresas clamam por mão de obra, mas quem está no meio disso tudo sabe que não é bem assim a realidade. Então não há inúmeras vagas abertas de TI? Há sim e realmente são muitas vagas, mas a grande maioria, ainda atrevo-me a arriscar uns 90%, são exigindo certificações (no plural), vasta experiência, fluência em algum idioma (de preferência dois) e em alguns casos conhecimento em segmentos diferente dentro da TI, algo como um Cardiologista ter que ser também um Neurologista e com alguma experiência em Ortopedia para lhe pagar salário de nível Junior, mas que deveria ser de pelo menos de um Sênior, quiçá de Coordenador. O que isso causa? Exatamente o que estamos vendo. Sim, poucos candidatos aceitando tais “ofertas”, mas o número dos que negam ainda é muito pequeno em comparação aos que se submetem aos baixíssimos salários e altas exigências. O mercado de TI, infelizmente, ainda é muito desvalorizado, mesmo as próprias empresas sabendo que sem uma TI eficaz, a empresa sequer engatinha, nem anda e muito menos corre. Acompanhando o mercado de contratações fortemente nos últimos dois anos, pude ver absurdos em ofertas de trabalho como “cargos” gerenciais dentro da TI pagando, acredite, R$ 900,00.

Isso mesmo, novecentos reais. Em outras palavras, um pouco mais de um salário mínimo e a vaga pedia conhecimentos, claro, de um gerente e todo gerente que aqui lê sabe o que é preciso para chegar a esse cargo, agora imagine ganhando esse “salário”. O mercado de trabalho chegou ao ponto de dividir os cargos. Antes passávamos por estagiários, trainees, analista jr, pleno, sênior, Supervisor/coordenador e gerente. Agora há Gerente Junior, Gerente Pleno e Gerente Sênior. Será que precisa disso tudo para pagar salários cada vez mais baixos dentro da TI?

Fabiano Mellohttp://br.linkedin.com/in/fmello
- Especialista em Gestão de equipes de Suporte Técnico, Service Desk, administração de redes, ordens de compra, contratos, gerenciamento de projetos, controle de pagamentos nacionais e/ou internacionais. - Certificado MCSE pela Microsoft, ITIL v2, v3 e Gestão de TI, Serviços e Processos pela Fundação Getulio Vargas.Linked in: http://br.linkedin.com/in/fmello Twitter: @fteixeiramello

24 COMMENTS

  1. Muito pertinente o artigo, ilustra a triste realidade do profissional da área de TIC. Creio que muita gente só continua na área porque realmente gosta.

    Ao ler alguns anúncios de vagas tenho a impressão que ao descer a barra de rolagem verei um trollface embaixo. Antes visse. O pior é que não estão brincando.

  2. As empresas acabam pagando o preço dessa desvalorização do profissional mais cedo ou mais tarde. Com salários tão baixos os profissionais acabam escapulindo por qualquer “cascalho” a mais. Sem conseguir reter os profissionais a elaboração de planos de longo prazo fica mais complexa pois não podem contar com a experiência do pessoal que já estava lá.

  3. como a próxima geração trata de gestão, seria bom para eles se lembrar de onde eles foram… e como eles foram desvalorizados por seus PREDESCESSORES.

    Brasil está se tornando um país desenvolvido, mas o atraso não é para a falta de vontade, há uma abundância de vontade em jovens e adultos jovens do Brasil. O atraso é da falta de valor atribuído as novas competências que foram aprendidas pelos jovens do Brasil – e de não ter um sonho e visão além do horizonte de hoje.

    Este é um artigo muito bom – a perspectiva para se lembrar é que todos no Brasil está passando por uma transição de um país em desenvolvimento a um concorrente global. É bom que Fabiano e outros discutir tais coisas, e que Augusto tenha fornecido tal um fórum para essas discussões.

    Embora eu seja nos EUA, eu não serei por muito tempo – Estou ansioso para ter essas discussões em pessoa com muitos de vocês em São Paulo, BH, RJ, Curtiba, em todo lugar no Brasil…

  4. Olá Fabiano,

    Excelente artigo,

    Como sempre digo, infelizmente no Brasil tudo é visto como custo inclusive salário para bons profissionais e a única fórmula utilizada para medir crescimento é dinheiro. Por isso vemos cada vez mais absurdos.

    Outro dia mesmo vi uma vaga onde se exigia; Curso superior completo, 03 Certificações e Inglês fluente e acreditem oferendo um salário de R$ 1.200,00

    Quer dizer você investe para se profissionalizar para receber propostas como essas.

    Espero que um dia mude.
    Abraços,

  5. Fabiano,

    você está de parabéns! Seu artigo foi direto ao ponto da AUTOSABOTAGEM que as empresas cometem… Essa “tática empresarial” provoca:
    * Altos índices de absenteísmo;
    * Baixa qualidade;
    * Baixa produtividade;
    * Provocam e intensificam problemas de relacionamento;
    * CAUSAM ATAQUES INTERNOS à segurança da informação e por aí vai.

    Mas a autosabotagem não para por aí: O acúmulo de funções, os desvios de função, e a “contratação” cnPJ cria o fenômeno EUpresa (empreendedorismo). E qual a consequência disso para as empresas? AUMENTO DE COMPETITIVIDADE já que em algum momento nossos colegas de TI perceberão que abrir uma empresa para continuar trabalhando para os outros é inviável.

  6. O setor está num processo de canibalização igual ao que aconteceu com telecomunicações, a qual época tive a sorte de pegar o apogeu. Depois, decadência total.
    O negócio é se reinventar, se mexer.
    O texto retrata a sintese do SABER MUITO e GANHAR POUCO.
    Eu desisti.

  7. Cada área tem sua realidade… apesar de os cursos, qualificações e certificações não garantirem a nenhuma empresa um profissional de qualidade que trará retorno, isto é bem valorizado entre os profissionais de TI.
    Algumas outras áreas são mais objetivas quanto à eficácia de um profissional.
    Na área comercial por exemplo… é fácil “medir” um bom profissional, e isto não está relacionado à quantidade de certificações que ele tem!

  8. Há alguns anos venho acompanhando este movimento em TI de grande procura de “Jedis” e oferta de salários incompatíveis.
    A coisa tá tão escandalosa que várias consultorias sérias estão orientando as empresas, que analisem muito bem o que querem e amenizem as exigências dos candidatos.
    Só para exemplificar,já observei em muitas empresas,CEOs que não tem fluência em outra língua e nem por isso seus desempenhos são insuficientes. Também já observei empresas que exigem fluência em Inglês mas o dia a dia requer somente Inglês para leitura técnica.

  9. É verdade, estou na área de TI como auxiliar de suporte e sou estudante de Tecnólogo em redes de computadores.
    Estou muito desmotivado com que as empresas tem tratado área de TI.
    Mas o que me matem na área é que sou apaixonado por informática, gosto muito de tecnologia e não me vejo em outra área que não seja TI.

  10. Muito bom esse artigo. Só complementaria com o fato da profissão de TI não ter algum tipo de regulamentação. Isso é um dos fatores que faz com que o profissional de TI não tenha sua real importância reconhecida. Um advogado, médico ou engenheiro , tem sua profissão respeitada e, dificilmente, vê-se com esses profissionais os absurdos que vem ocorrendo com os profissionais de TI. É muita cobrança e responsabilidade para remunerações cada vez menores.
    Sei que a questão da regulamentação é polêmica, mas, pessoalmente, acredito que é de vital importância para que sejamos respeitados.

  11. E o pior que não discordo desses salários ridículos para a “média”. Existe ainda muito profissional de TI fraco no Brasil, o problema é que as empresas não sabem medir isso, daí nivelam por baixo. Elas querem um cara foda e estão dispostas a pagar pelo cara foda, mas como não sabem encontrá-lo no mar de currículos, jogam um salário baixo pra correr menos risco.

    E o pior de tudo é que a gente evolui devagar na empresa, se o gerente entrasse nessa roubada de aceitar 900 reais mas, mostrando serviço, ao final dos 3 meses tivesse o salário reajustado pros justos 7 a 9 mil, tudo bem. Mas subir desses 900 vai ser difícil…

  12. Galera eu chutei o balde, fiz algums processos seletivos e me insultaram com o salário de cerca de 700 reais para uma vaga de analista de informática, infelizmente meu investimento na faculdade e meu artigo publicado foram em vão vou começar do zero, não quero contaminar os colegas mas talvez mudar de área seja uma opção, boa sorte a todos.

  13. Sou formado em TI, também tenho Pós e vários outros cursos na área. Eu recebi uma proposta da maior empresa de TI do mundo localizada em Hortolândia, primeiramente fiquei entusiasmado, pois uma empresa desse porte e tão reconhecida é um privilégio. Um entusiasmo que durou pouco, porque me ofereceram um salário de R$1.100,00!! Eu assustei e negociei, então aumentaram para R$1.200,00. Como é possível uma empresa desse porte oferecer um salário desses e ainda para pessoas qualificadas! Assim não dá!

  14. Caros amigos e colegas,
    Creio que posso apontar talvez não o único, mas o principal motivo dessa injustiça: a recusa dos recrutadores em reconhecer seu desconhecimento da área de TI (já que esta evolui continuamente).
    Quantos recrutadores sabem o que vem a ser “Desenvolvimento de Software” ? Banco de dados, suporte ? ITIL, etc ?
    Profissionais desatualizados, aqueles de cabelos brancos principalmente, continuam desconhecendo a realidade do nosso mercado, principalmente o custo dessas certificações.
    Certamente que eles fazem seus próprios cursos (aquele de avaliar o candidato pela expressão corporal por exemplo), mas nenhum se anima a saber o que vem a ser a rotina de trabalho ou o que o profissional realmente vai precisar no desempenho de suas funções, ou as ferramentas de trabalho.

  15. uuuufa Que bom que o povo começou a enxergar isso. Minha cidade é pequena mas tem muitas fabricas e industrias e pagam absurdamente pouco. o Maior salário que vi quando estava buscando emprego foi 1.200,00 mas ai diz assim: você pode chegar até 4.000,00! só se for vendendo droga nas madrugadas depois da programação. Você pode chegar a 4.000,00 mas nem o seu chefe que ta la a 10 anos não ganha nem 2.000,00. Um dia meu pai chegou perto de mim e disse puxa meu filho eu nunca estudei na vida sou pedreiro e ganho 130 por dia 2.800,00 por mês e você ganhando 1.200,00 e ainda faz hora extra e não recebe nada, o pessoal depois emenda um feriado e ta tudo certo te pagou as horas extra. Depois disso abri uma micro empresa e trabalho individual. Ai tem gente que ainda tem coragem de falar assim, mas o seu pai trabalha no sol pega peso e tudo, ta certo…. Mas tem amigo meu que trabalha de porteiro ganha 1.800,00 e só fica sentando apertando um botão para abrir e fechar uma porcaria de portão eletrônico.

  16. Realmente para ganhar mais têm que ser uma junção de Jedi com Chuck Norris na área de TIC.

    Pós-graduação e certificações e outras línguas são o mínimo para ganhar mais de R$ 3000,00. Nos negócios em que TIC não são área fim, nós somos e sempre vamos ser gastos, e o que todo empresário faz com os gastos? Corta ou diminui. Amém para a oração acima, de repente algo inesperado aconteça depois dessa publicação.

  17. Ótima publicação.

    Coragem, meus amigos…

    Estamos todos nós, profissionais de TI, governo, empresários e usuários finais em busca de crescimento e, apenas nós, da área, temos a noção do que é necessário. Imaginem a complexidade… Compreendam que esta é uma área do conhecimento relativamente nova para a maioria dos mortais. Toda uma geração de seres humanos foi pega de surpresa, tamanha a evolução nesta área. Precisamos unir forças e entender o que este novo conhecimento pode nos trazer.

    Os “cabelos brancos” dotados de técnicas arcaicas de recrutamento precisam se atualizar…
    Os empresários precisam entender melhor em que a TI pode ajuda-los.
    O governo precisa regulamentar….. (acho esta a parte mais difícil)

    Tenhamos fé…

    Um grande abraço a todos,

  18. Desvalorizar a mão de obra é umas das políticas do capital.

    Mas lembrem-se: o dinheiro remunera onde dá mais dinheiro.

    Se o capital desvaloriza os profissionais, é porque eles não geram o retorno assim esperado.

    Sim. Isso é verdade.

    Se eu lhe der R$ 1.000,00, e você me devolver R$ 1.500,00, eu não vou dar ele para outra pessoa se não houver retorno maior que R$ 1.500,00.

    Isso porque eu não estou falando de encargos sociais, dentre outros valores que o governo recebem e que deveria fazer parte de nosso salário.

    Se vc recebe R$ 1.000,00 e reclama, porque não faz a conta que o empregado poderia dar para você – VT, VA, Seguro, FGTS, COFINS, PIS, décimo terceiro – ele guarda para te dar depois… – etc?

    Vocês pensam que eu estou dando razão aos exploradores.

    Mas na verdade, estou abrindo o olho de vocês.

    Muitos acham que suporte técnico, help desk, cabeamento, etc, fazem parte de TI.

    Isso não é verdade. Fazem parte de infraestrutura. Alguns até fazem parte de eletrônica.

    Qual o grau de escolaridade que um “analista de help desk” precisa ter para trabalhar? Estou fazendo essa pergunta com base no dia a dia, não o que o RH pede.

    Resposta: um curso básico de informática, preferencialmente de montagem, manutenção e configuração de PCs.

    Um curso desses não dura nem um ano e pode ser considerado de nivé Fundamental – quinta a oitava série.

    Daí vcs já vem o quanto é facil ser profissional da área.

    Agora, qual o retorno que ele gera? Reiniciar o PC, porque a Internet não funciona? Isso qualquer criança, literalmente, sabe.

    Mas e em outras áreas? Programação, por exemplo?

    De fato, existem poucos profissionais qualificados. Muitos saem da faculdade fazendo “hello Worlds” e não sabem nada sobre Design Patterns, OO, ou bons padrões de codificação, como se aprende em ITIL ou COBIT – sinceramente, devo concordar que não sei o que são, mas sei que um deles é para isso,

    Muitos alunos saem do curso com o certificado, mas não sabem programar sem a sua IDE. Dá um eclipse para um cara que meche com Netbeans que ele se perde.

    Isso sem contar que no papel ele não faz nem ferrando.

    Mas e os experientes?

    Saber programar o botão que fecha a janela do Google Chrome não quer dizer que você saiba pegar uma tecla digitada no teclado, não importe em que programa o usuário está.

    Ter experiência em uma coisa não significa que você seja bom na área em que está.

    Existem poucas formas de saber isso, uma delas é através de certificações pagas por entidades como Oracle, Microsoft, dentre outras.

  19. Eu sou gerente de projetos. Quando leio anuncios de gerente junior/pleno, eu penso: inventaram esses niveis para justificar o baixo salário, mas será que eles estariam dispostos a comprometer o projeto na mão de alguem sem experiência? Não.Tanto que no descritivo da vaga, os niveis pleno e junior ve, com exigências que só a experiência e as qualificações podem oferecer.

Latest news

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!
Publicidade

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação Digital

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação DigitalNo ritmo acelerado do mundo de hoje, a combinação de inovação e empreendedorismo é fundamental para profissionais que desejam gerar impacto nas organizações. Ao longo da minha carreira, passei de funções técnicas para posições de liderança, e, nesse caminho, aprendi como a tecnologia pode ser uma força transformadora nos negócios.

Must read

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you