Redes & Telecom3 Importantes Tendências de Telecom: VoIP, CaaS (Communications as...

3 Importantes Tendências de Telecom: VoIP, CaaS (Communications as a Service) e Mobile Commerce

-

Publicidade

O setor de telecomunicações tem experimentado um forte crescimento à medida em que os consumidores passam a utilizar seus telefones para mais do que apenas falar. Este é um setor onde novas tecnologias e serviços estão sempre sendo disponibilizados com o intuito de tornar as atividades de comunicação cada vez mais eficientes e baratas.

Em razão disto, iremos apresentar neste artigo 3 tendências que têm impactado a maneira como indivíduos e empresas se comunicam.

Crescimento da utilização do VoIP e o Recorde de Acesso via Skype

As soluções de VoIP têm sido cada vez mais utilizados em residências e empresas, além de celulares e tablets prontos para videochat. Somente o Skype tem cerca de 117 milhões de usuários ativos em todo o mundo e, recentemente, estabeleceu um novo recorde quando cerca de 29,5 milhões de usuários estavam conectadas ao software em fevereiro de 2011.

A compra da Skype pela Microsoft e o recente lançamento do Gmail Phone irão popularizar ainda mais a utilização de computadores e tablets para realizar e gerenciar chamadas. Utilizar o telefone será cada vez mais similar a utilizar o email.

Até a Comunicação vai para a Nuvem – Communications as a Service – CaaS A comunicação vai para a nuvem. A migração das soluções de comunicação para a nuvem será cada vez mais considerada como alternativa para empresas de todos os tamanhos, pois as soluções em cloud oferecem capacidade de rápida expansão, flexibilidade, controle de custos e redução de despesas.

Segundo o Gartner, o mercado mundial de CaaS deve crescer de UDS 250 milhões em 2007 para cerca de USD 2,3 bilhões ao final deste ano, o que representará um CAGR de 105% no período. Previsões da E-Consulting apontam que o mercado poderá chegar a USD 4 bilhões em 2013.

Empresas que utilizam soluções de CaaS podem utilizar serviços como controle de chamadas via desktop, unified messaging e fax via desktop. Além disto, soluções de CaaS tem um conjunto de serviços para automação de call center tais como gravação de chamadas, roteamento de multimídia (e-mail e chat de texto), web chat, gestão de workforce e integração com a tela do operador.

Mobile Commerce – O Celular como Plataforma de Pagamento

A combinação de melhores aparelhos, novos serviços e mudanças na infra-estrutura de rede móvel (como redes 3G e 4G) têm acelerado a utilização de soluções de pagamento mobile. Um fato curioso é que, segundo pesquisa divulgada pelo grupo alemão GfK, o Brasil e a China estão entre os países com maior interesse em utilizar seus telefones celulares como meio de pagamento de serviços. Segundo este estudo, a razão disto é o menor acesso e o custo de utilização de serviços de cartões de crédito. Convergência

O setor de telecomunicações está no epicentro do fenômeno da convergência, duelando e se somando com aos setores de mídia, internet, entretenimento, financeiro e de produtos eletrônicos.

E, naturalmente, tudo isto envolto em informação e conhecimento. Em razão disto, nos parece seguro assumir que o setor de telecomunicações será cada vez mais um dos meios habilitadores para o maior desempenho das empresas e de indivíduos. Será por meio de suas redes de infra-estrutura que as atividades de criação e compartilhamento de conhecimento, inovação e colaboração irão acontecer. Interessado em saber mais sobre o setor de telecomunicações e o fenômeno da convergência?

Thiago Assis
Thiago de Assis Silva é consultor de estratégia na E-Consulting Corp e tem experiência em projetos para grandes empresas nacionais e multinacionais em segmentos diversos, tais como: Serviços Financeiros, TI, Bens de Consumo e Varejo.

1 COMMENT

Latest news

A Guerra Fria da IA: UE vs EUA vs China – Quem Definirá as Regras do Futuro?

A Guerra Fria da IA: UE vs EUA vs China - Quem Definirá as Regras do Futuro? | Soberania do Silício

A Regulamentação da Inteligência Artificial: Entre o Progresso e o Controle Global

Entenda a regulamentação da inteligência artificial e suas implicações. O AI Act da União Europeia é um marco na governança global da IA.

Pesquisa de Concorrência e Clientes: o atalho para crescer no mercado de TI  

Sim, uma pesquisa de mercado bem realizada gera informações vitais para quem quer ter uma noção total do mercado de TI, da concorrência, do público-alvo e as tendências do mercado. Leia agora e aprenda a realizar pesquisar eficientes para grandes resultados na sua empresa!
Publicidade

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.

Must read

A Guerra Fria da IA: UE vs EUA vs China – Quem Definirá as Regras do Futuro?

A Guerra Fria da IA: UE vs EUA vs China - Quem Definirá as Regras do Futuro? | Soberania do Silício
00:00:08

A Regulamentação da Inteligência Artificial: Entre o Progresso e o Controle Global

Entenda a regulamentação da inteligência artificial e suas implicações. O AI Act da União Europeia é um marco na governança global da IA.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you