Carreira

Ξ 2 comentários

Gestão de Projetos ou Gestão de Pessoas

publicado por Denise Dinucci

Em muitos projetos que participei, o mais difícil realmente está em gerenciar pessoas, tanto no que se refere a equipe de TI, interna ou externa, ou equipe de KeyUsers responsáveis por cada área da empresa.

Geralmente entendemos que a decisão por um novo sistema ou por uma mudança de processo ou por uma nova tecnologia seja decidida e planejada pela alta direção. Trata-se na realidade de uma decisão estratégica onde provavelmente muitas situações devem ter sido avaliadas, assim como seus impactos devem ter sido considerados e com isso, teoricamente, um plano de ação deve ter sido imaginado ou criado.

Quando estamos diretamente envolvidos num projeto – “Gestor de Projeto”, ou pelo menos o que deveria ser, muitos são os desvios que ocorrem naquilo que se imaginava inicialmente, por diversos motivos.

O que realmente gostaria de registrar são os movimentos que ocorrem entre os profissionais onde jamais consegui enxergar ou vislumbrar se quer uma ação positiva em relação a um determinado projeto. Todos os movimentos são na maioria das vezes contra o que a empresa decidiu. Os desgastes, a disputa pelo poder, vaidades, intrigas são muitas. Não entendo essa postura, principalmente porque estão colocando a sua própria posição em risco. Agir contra, significa criar resistências, ir contra aquilo que a empresa decidiu em fazer.
Ir contra alguma coisa tem o seu momento. Depois de tudo decidido, tem que abraçar e fazer o melhor que se pode para que tudo ocorra conforme desejado.

O papel do Gestor é comprometido se a alta direção não estiver preparada para planejar, organizar, direcionar e controlar. O caos poderá ser instalado por mais comprometido e eficiente que seja um Gestor ou Gerente de Projetos.

Então acredito que um bom Gestor é aquele que sabe lidar com pessoas e formar alianças para que sejam usadas em todo o ciclo do projeto. Ele não precisa ser um expert em tecnologia ele tem que ser um expert em pessoas. São elas que irão finalizar o projeto por bem ou por mal.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sou formada em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, especialista em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo - SP e especialista no sistema ERP - TOTVS há mais de 10 anos. Atualmente sou Gestora de Projetos da Empresa Delta Consultoria executando atividades pertinentes ao cargo, como planejamento, organização, direção, controle, execução e desenho de soluções sistêmicas.

Denise Dinucci

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes