Desenvolvimento

Ξ 2 comentários

Gerenciando containers Docker com um dashboard Rancher

publicado por Augusto Vespermann

Por que utilizar o Rancher? Outro dia, olhei meu servidor de testes e notei que haviam diversos containers do Docker rodando. Não me lembrava ao certo qual o motivo da existência de cada um nem de suas características. Apesar de ser um servidor de testes existem determinadas coisas que não gostaria perder.

Seria bem trabalhoso eu ir de container em container lendo Dockerfiles e docker-composes e avaliando o que eu deveria descartar e o que deveria manter. Uma forma de agilizar a gestão de containers é utilizando o Rancher.

Se ainda não entende bem o que é o Docker leia outro artigo que publiquei aqui.

Afinal, o que é Rancher?

É um painel que permite criar, apagar, alterar, escalar containers, fazer load balancer, gerenciar volumes e a rede no Docker.

Figura - Rancher Overview

Fonte: http://rancher.com

Apesar de não ser obrigatório, é recomendável que utilize o RancherOS que é uma imagem bem pequena, 20MB, e com um kernel bem limitado também. O interessante é que ele roda dentro de um container Docker.

Figura - RancherOs

Fonte: https://rancher.com/

Não custa lembrar, para rodar este programa é necessário que o Docker esteja instalado na máquina onde ele será executado. Não é minha intenção neste artigo mostrar a instalação do Docker. Para isso acesse o site do Docker.

A instalação do Rancher é bem simples. Segue a linha de comando:

docker run -d --restart=always -p 8080:8080 rancher/server

A linha acima criará um container rodando o Rancher. Para acessá-lo basta utilizar o ip do seu servidor na porta 8080.

Com o software instalado você pode, por exemplo, fazer o deploy de diversos containers em servidores diferentes. Você pode mandar um container com um banco de dados para a Amazon, outro com o WordPress para a Digital Ocean.

Figura - Rancher: adicionando host

Você pode monitorar a utilização dos suas aplicações provisionando ou desprovisionando containers de acordo com as necessidades de processamento.

Figura - Load Balancer RancherA visualização dos seus containers é simples e direta. O que facilita bastante a gestão de sua infra e de seus serviços.

Figura - Gestão de Containers no Rancher

Fonte http://rancher.com

Lembra da época do Filezilla? Nada contra, já me ajudou muito, mas com o Docker + Rancher as coisas ficarão mais simples e seguras.

Espero ter ajudado com este overview a poupar um pouco do seu tempo na gestão de sua infra.

  •  
    17
    Shares
  • 17
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Augusto Vespermann é fundador do Portal TI Especialistas, além de fundador e moderador de uma das maiores comunidades de tecnologia do LinkedIn, o TI Especialistas Brasil, com aproximadamente 85.000 membros. Tem experiência de 16 anos na análise desenvolvimento de sistemas web em várias linguagens de programação. Aficcionado por tecnologia e sempre atento às novidades do mercado. Twitter: @augustosvm LinkedIn: Augusto Vespermann

Augusto Vespermann

Comentários

2 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.