Carreira

Ξ 9 comentários

Exames via EXIN Anywhere: Leia ou corra o risco de perder seu dinheiro!

publicado por Frederico Aranha

Exames via EXIN Anywhere: Leia ou corra o risco de perder seu dinheiro!Nada pode ser melhor do que fazer uma prova de certificação no conforto do nosso lar. O problema é que este conforto pode se transformar em um pesadelo se você não estiver preparado e, como tudo na vida, se estiver em um dia azarado. Minha instituição de certificação favorita é o EXIN, porque eles oferecem uma vasta quantidade de provas e serviços, assim como um atendimento humano e rápido.

Para tornar-me Expert em ITIL eu tive de fazer 7 provas. A primeira delas, ainda na V2, foi meu título em ITIL Foundations. Fiz a prova em um centro autorizado, não em casa. O resultado saiu na hora e o certificado chegou depois de 1 ou 2 meses. Na época demorava mais para chegar o certificado, mas ainda hoje demora bastante. Quando decidi retomar meu caminho nas certificações ITIL, optei pelo EXIN Anywhere, um serviço oferecido pela EXIN em parceria com a Software Secure Solutions – uma empresa que oferece o software para a realização das provas em casa.

As provas são gravadas, tanto em áudio e em vídeo, e depois são auditadas pela EXIN. TODAS as provas são auditadas, então não ache que você pode cometer um erro ou algum tipo de sacanagem e sair ileso. Se você tentar roubar, vai perder. Muitos acham que por fazer em casa a prova ela perde um pouco do valor. Nada disso. É uma facilidade para quem não tem tempo, porque ainda é possível fazer a prova em centros autorizados. Vamos as dicas?

Feche a porta, desligue o celular e encerre todos os softwares do seu computador.

Você não pode receber ninguém no ambiente da prova. Isso vale desde o momento em que você entrar no ambiente da prova, não apenas depois de começar o exame de fato. Quando você faz sua autenticação visual já está contando. OK, vou ser franco: na prática, se você cometer um deslise antes de começar o exame é possível que você consiga não perder o dinheiro nem a prova. Quer correr o risco? Fique a vontade. Se seu computador começar a tocar uma música ou seu celular tocar, já era!

Não faça a prova depois das 22h00! 

Eles vendem o serviço como 24h, mas a empresa Software Secure Solutions não oferece qualquer suporte depois da meia noite. Se você começar seu processo de autenticação (apresentação de documentos e etc.) depois das 22h00, pode ser que venha a fazer a prova só mais tarde e ultrapasse a barreira do horário em que ficará sem suporte e se algo der errado você ficará DESESPERADO e só conseguirá dormir depois de ter recebido a resposta do seu contato com o EXIN no dia seguinte. Ainda assim, mesmo com o suporte da empresa Software Secure Solutions, só acredite na decisão final do EXIN.

Quem decide é o EXIN!

Antes de iniciar uma prova eu fui ao banheiro, mas a câmera já estava gravando. A prova não tinha começado e fiquei apavorado quando percebi o erro. Contatei o suporte da Software Secure Solutions e me disseram que eu tinha perdido o exame e meu dinheiro. Resolvi fazer a prova até o fim e contatei o suporte da EXIN, que me respondeu no dia seguinte. Eu fui aprovado e não perdi meu dinheiro nem a prova. Quem decide é o EXIN, você só vai contatar o suporte da Software Secure Solutions por questões técnicas. Pronto! Eles não mandam em nada, OK?

Outras dicas como levar um copo da água, garantir que a internet está funcionando bem e etc. são importantes, mas o meu objetivo com este artigo era falar de coisas nem tão óbvias e que só quem já fez 6 provas via Anywhere sabe. Se eu puder ajudar em algo mais, deixe um recado aqui no site que responderei assim que possível.

Um abraço e boa sorte nos seus exames!

[Crédito da Imagem: ITIL – ShutterStock]

  •  
    3
    Shares
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Pós-graduado em Gestão de Projetos de TI pela PUCRS, PMP®, ITIL® Expert e experiente Gestor de Projetos. Sou co-fundador da empresa de cursos de gestão Site Campus. Email do autor: frederico.aranha@sitecampus.com.br. Conheça o Site Campus: www.sitecampus.com.br.

Frederico Aranha

Comentários

9 Comments

  • É aquela coisa que você tem que ter cuidado quando for fazer , não pisque nem o olho pro lado .

  • Oi Julio,

    É bem isso. Não pode tirar o olho da tela, inclusive isto está no regulamento. Você precisa ficar olhando para o monitor enquanto faz a prova. Claro que não é algo radical, durante a auditoria não vão esperar que você não pisque ou não olhe para o lado ou para cima, mas não dá para levantar e olhar debaixo da mesa! 🙂

    Abraços,

    Frederico

  • Frederico, parabéns pelo post.

    Uma dúvida: você sempre comprou seu voucher diretamente pelo site da EXIN? É necessário ter cartão de crédito internacional?

    Grato pela atenção

    • Oi Rafael,

      Sim. Comprei todos diretamente pela Exin e sim, tens de ter um cartão internacional.

      Abraços,

      Frederico

  • Já teve problemas com a senha do ambiente da prova? Aconteceu comigo, a senha que me deram no e-mail não entrou. Tô aguardando a Exin me responder o que será feito.

  • Oi Daniele,

    Essa é nova! Infelizmente, nunca aconteceu comigo. Acho muito estranho, nos avisa quando te resolverem o problema. Eles costumam levar até 3 dias para responder 🙁

    Abraços,

    Frederico

  • É galera, estou tendo um grande problema pra fazer esta prova, em todo lugar que vou,não passa no teste de conexão, eu acho que vou acabar perdendo a pra

    • Infelizmente, é assim mesmo. Eu tive problemas também. Acredite, tive de recorrer ao 4G da Vivo para fazer algumas provas. O fato é que eles precisam garantir a boa conexão porque será gravado o áudio e o vídeo, então é pesado mesmo.

      Desejo-te sorte! Você vai achar uma boa conexão, tenho certeza! Vives aonde? Se estiver em Porto Alegre talvez eu possa te ajudar.

  • Ontem cometi um erro na prova q fiz. Não informei minha identidade tirando foto apenas do meu rosto. Quando me toquei a prova já tinha começado. Fiquei meio indignado com minha bobagem e consegui reprovar. Acertei 21 das 26 que precisava. Existe possibilidade de refazer o exame?

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes