Carreira

Ξ 1 comentário

Determinação, foco e comprometimento. A Saga PMP.

publicado por Hiram Costa-Silva

Determinação, foco e comprometimento. A Saga PMP.Hoje fazem exatos 11 meses que realizei a primeira tentativa para obter a certificação Project Management Professional, PMP. Na primeira tentativa, devido alguns fatores, não fui suficientemente preparado para a prova mas como já conhecia os conceitos e tinha certa experiência em gerenciamento de projetos não julguei necessário trocar a data.

Após alguns meses, sem um ritmo de estudos, resolvi focar nos estudos e me dedicar para realizar novamente a prova. O primeiro passo foi preencher a elegibilidade. A elegibilidade é uma etapa do processo de certificações PMI (Project Management Institute), aonde o profissional deve preencher um questionário, no site do PMI.org, incluir dados referente aos projetos que participou e/ou liderou, responsáveis, período, quantidade de horas para cada grupo de processos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento). A exigência mínima é 4500h de participação em projetos para quem já possui o ensino superior e um curso complementar de gerenciamento de projetos. Esta comprovação é muito simples. Após preenchimento o profissional deverá submeter o formulário ao PMI para eles verificarem toda a documentação e caso seja sorteado, cairá na auditoria para comprovação dos dados

Caso caia na auditoria, o profissional terá que imprimir o formulário preenchido e pedir aos responsáveis para assinar e depois enviar fisicamente os formulários assinados ao PMI. No meu caso eu não cai na auditoria. O próximo passo foi realizar todo o planejamento dos estudos. Como eu já tinha todo o material (PMBOK por ser filiado ao PMI-SE e PMI e Fastrack da RMC) decidi fazer um curso de renome, com um material e professor que me direcionasse a estudar o que era mais importante, foi ai que adquiri o curso Fórmula da Certificação PMP, da Brainss e o mestre Andriele Ribeiro. Lembro ainda que tive desconto no curso pela Brainss ser parceira do PMI Sergipe.

O curso me direcionou e motivou bastante a estudar o extenso conteúdo da prova. Desde agosto que venho juntamente com Andriele e nossos colegas do curso assistindo as aulas e às terças-feiras assistindo as AULAS VIPs de cada área de conhecimento. A didática e maneira com que a Brainss aborda o conteúdo faz com que todos possam entender de forma clara os conceitos fundamentais para a prova. Digo ENTENDER não DECORAR, realmente absorvi muito conhecimento.

Como planejado, estudei todo o conteúdo e fiz o primeiro simulado completo (com 200 questões). Com este simulado pude ter uma noção aonde eram minhas lacunas de conhecimento e no segundo ciclo de estudos foquei mais nestes pontos. Quando realizei novamente, o simulado completo, os erros foram poucos. Aproveitei o mês de janeiro com recesso das aulas que ministro para pegar firme nos estudos e fazer a prova.

Neste último mês, foram cerca de 6 horas de estudos por dia (segunda a sexta) e 8 horas por dia aos sábados e domingos. Utilizei uma técnica chamada Pomodoro (explicarei em outro post detalhes dela), cerca de 10 a 15 pomodoros de segunda a sexta e 20 pomodoros aos finais de semana. Exercícios? Ah, estes foram mais de 1500 exercícios respondidos, sendo 3 simulados completos e nunca mais de 2 vezes o mesmo exercício, para não decorar, e busquei entender meus erros.

Para concluir, digo que não existe sonho e objetivos que não podemos alcançar. Seria muito fácil ter desistido na primeira tentativa em vez de me replanejar e tentar novamente. Foi muito puxado mas o resultado está ai, agora sou PMP. Obrigado a todos que me ajudaram e me auxiliaram vocês foram fundamentais nesta caminhada. Filie-se a um capítulo do PMI se você deseja obter as certificações. Os capítulos e voluntários que compõem esta fantástica instituição tem muito a agregar para todos nós.

Agora vamos em busca do próximo objetivo.

[Crédito da Imagem: PMP – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Pós-graduando em Gestão Estratégica de Pessoas, MBA em Gerenciamento de Projetos, CAPM e PMP pelo PMI, ITIL pela EXIN e Graduado em Gestão de TI. Com mais de 8 anos de experiência em TI, 3 anos responsável pelo gerenciamento e coordenação de diversos projetos de implantação de software no setor público. No último ano gerenciou projetos de implantação de PMO, Planejamento Estratégico, BSC, criação e customização de metodologias de gerenciamento de projetos e Implantação do EPM Channel e EPM Microsoft. Membro fundador, voluntário e Diretor de Eventos do PMI SE (Project Management Institute Sergipe) participando de todos projetos do capítulo PMI SE desde 2011 até a presente data. L: http://www.linkedin.com/in/hiramcostasilva

Hiram Costa-Silva

Comentários

1 Comment

  • Hiram, tudo bem?
    Não sei se vc é adepto ao Scrum, mas eu estou meio cansado de ouvir o pessoal de scrum “meter o pau” na metodologia PMI. E o que me deixa ainda mais chateado e decepcionado é o pessoal do PMI e os PMPs não falarem nada. Todos deixam que os gringos inventem coisas novas e mudam seus mindsets como trocam de roupa. Fiz uma critica forte e pesada ao scrum e gostaria de saber como posso fazer para divulgá-la. Alias, tenho dezenas de ideias e conteúdos, mas não manjo nada de youtube, desenhos, blogs, etc. e por isso tenho muitos projetos parados.
    Veja ai como pode me ajudar e trocarmos informações.
    Abraço, Roberto

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes