Há alguns dias recebi por e-mail uma pequena apresentação cujo título era uma nota de cem reais. Esta apresentação de forma bastante simples contava a história de uma palestra na qual o palestrante mostrava a todos uma nota de cem reais novinha e perguntava para a sua platéia quem gostaria de tê-la, e claro todos ali levantaram as suas mãos. Continuando a sua apresentação, passo a passo ele executava alguma ação a fim de depreciar a nota, amassando-a, sujando-a, mas mesmo assim sempre que repetia a questão de quem desejaria a nota, todos levantavam suas mãos.
A moral da palestra fazia menção às reais amizades que fazemos durante as nossas vidas onde através de nossas experiências com elas, conhecemos o seu valor e por conta disto sempre as aceitaremos independentemente do estado ou situação que estes amigos reais se encontram.
Esta apresentação também me fez refletir sobre a dificuldade e importância do Gestor que tem que enxergar o verdadeiro valor das pessoas no âmbito profissional. É um desafio imenso, pois o Gestor com muita habilidade, afastando todos os fatores irrelevantes – o amassado, a sujeira, etc – procura identificar o verdadeiro valor do profissional para aproveitá-lo adequadamente.
Se o Gestor tiver sucesso nessa avaliação e na mobilização de sua equipe, manterá profissionais certos nos lugares certos. Em contrapartida o seu profissional, por estar no lugar certo, conseguirá desenvolver seu trabalho com qualidade, será reconhecido por isto – deve ser reconhecido! -, muito provavelmente se desenvolverá e certamente estará motivado.
Diante de tal realidade, vocês têm que concordar, a probabilidade de sucesso será extremamente elevada para ambos.
Porém, infelizmente – ou felizmente para alguns -, não trazemos estampado tal qual uma nota de cem reais o nosso real valor. Cabe a nós demonstrá-lo, ou seja, se queremos obter sucesso, temos que auxiliar o Gestor a enxergar nosso valor – e ele precisa de sua ajuda -. Como fazemos isto? Será que como profissional você está demonstrando adequadamente e corretamente o seu valor?
Creio que vale a pena refletir sobre isso não é mesmo.
Você, Gestor, reflita também se está fazendo as escolhas certas e se não está, avalie e analise quais são os motivos e, urgentemente trace um plano de ação para mudar; isto poderá fazer diferença na sua trilha pelo reconhecimento e sucesso e, certamente na quantidade de profissionais amigos que fará durante este caminho.
Grande abraço a todos.