Carreira

Ξ 1 comentário

Paradigmas na área de TI

publicado por Renata Vezzetti

Dedico esse artigo a todos os profissionais de TI que gostariam de descobrir como nascem os paradigmas em sua área de atuação.

Escrevi esse texto depois de ler uma reportagem muito interessante na Internet e de refletir sobre o tema sob o aspecto comportamental dos profissionais de Tecnologia.

Primeiramente,  gostaria de apresentar esse vídeo compartilhado no MBA da FGV: Como nascem os paradigmas.

Você se identificou com os macacos? Creio que em algumas situações, agimos como eles no ambiente de trabalho: De forma repetitiva e sem saber o porquê de determinada ação.

PARADIGMAS NA ÁREA DE TI

  • Quanto mais eu trabalho, mais tenho sucesso.

Trabalhar por um longo período de tempo é pré-requisito na maioria das posições da área de TI.  No entanto, como está a sua saúde mental? Trabalhar demais pode produzir um volume maior de tarefas cumpridas, mas também são sujeitas a erros por falta de concentração. Além disso, gerenciar bem o seu horário de trabalho é sinônimo de eficiência. Se você não consegue adequar suas atividades durante um dia de trabalho, tente planejar novamente com cuidado todas as suas responsabilidades com apoio de seu gestor. É importante também saber delegar!

  • Ser muito bom em uma coisa só.

É natural que o profissional de TI especialize-se em certas tecnologias, mas para ser bem-sucedido, é necessário expandir o escopo de atuação de acordo com as necessidades do mercado. O profissional não pode desperdiçar treinamentos ou projetos que ajudem a ampliar seu conhecimento.

  • Assumir muitas responsabilidades.

É preciso saber o quanto você pode assumir de responsabilidade. Portanto, não tenha medo de dizer NÃO. Não se responsabilize por um trabalho que não pode fazer. Projetos que estão além de suas habilidades podem criar problemas para sua equipe. Questione-se e descubra se você possui o que é necessário para executar determinado projeto.

O mercado  de TI é muito competitivo. Por esse motivo, os profissionais são tentados a buscar  novas certificações. Infelizmente , os certificados só tem valor quando você possui alguma experiência profissional associada a eles. Escolha treinamentos e certificações que estejam de acordo com suas atividades atuais.

CUIDADO!

Não se deixe levar pelos paradigmas presentes em sua empresa.

Acreditar em “verdades” as quais jamais foram testadas é considerado um erro.

Não aja e nem seja igual aos outros. Seja original!

Autor

Formada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, estudante da Fundação Getúlio Vargas - MBA Gestão Estratégica de pessoas. Possui mais de sete anos de experiência na área de RH com foco em Desenvolvimento Organizacional e Recurtamento para diversas áreas. No momento é Consultora de Recrutamento focada no mercado de TI. Contatos: msn: re_vezzetti@hotmail.com Linkedin profile: http://br.linkedin.com/in/renatavezzetti

Renata Vezzetti

Comentários

1 Comment

  • Olá Renata,

    Belo artigo.
    Na área de TI, especialmente em P&D, creio ser importante localizar profissionais que não nos sigam, mas que nos questionem ou nos impulsionem.

    Abraço. Ramon

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes