Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Cronogramas: Uma Dose de Arte e o Domínio do Tempo

publicado por Márcio Pulcinelli

Cronogramas: Uma Dose de Arte e o Domínio do TempoNeste artigo vou escrever sobre práticas para criação de cronogramas e suas estimativas, além das técnicas de programação. Vou fazer uma breve apresentação sobre gerenciamento de tempo.

Falarei ainda sobre os benefícios de se criar bons cronogramas para seu projeto.

Sendo assim, qual o motivo de se criar um cronograma? Para alguns esta resposta já está mais do que clara, mas para muitos, esta é uma pergunta que não é muito bem respondida.

Por causa da natureza enérgica e fluida das companhias, um dos maiores desafios da gestão de projetos é conseguir atender às expectativas dos clientes e/ou do patrocinador daquele projeto.

Essa natureza enérgica e fluida tem como características:

  1. Surgimento de novos Stakeholders;
  2. Evolução da necessidade do negócio;
  3. Alteração do time do projeto.

É importante observar que em meio a todas as mudanças, o gerente do projeto ainda precisa criar estimativas realistas e (obviamente) cronogramas que levem em conta os fatores condicionantes de desempenho do projeto e também possuam o detalhamento adequado para que seja feito o controle e a geração de relatórios sobre o andamento do mesmo.

Para entender de forma adequada o funcionamento de um cronograma, é preciso entender que ele é uma ferramenta gráfica de planejamento e controle. As atividades a serem executadas durante um projeto ou em um período estipulado são sempre definidas, sendo assim, é possível que cada um dos envolvidos saiba quando sua alocação no projeto foi planejada e ainda define as datas em que são esperadas as diversas entregas do projeto.

Como o próprio título deste artigo sugere, para a criação de um cronograma são necessários, uma dose de arte e com certeza o domínio do tempo.

Desta forma, é de extrema importância que o gerente do projeto crie um cronograma que balanceie as demandas dos envolvidos em relação a tempo, custo e desempenho.

A visão de necessidade de se ter um cronograma estável é de suma importância para o projeto e para a equipe do projeto, pois assim, se torna mais fácil a contribuição para o cumprimento das atividades do projeto e consequentemente para gestão de todas as atividades interdependentes.

A equipe do projeto é imprescindível para identificação e incorporação de alterações derivadas de aperfeiçoamentos técnicos, alternativas de execução e também pelo refinamento do detalhamento das tarefas envolvidas no projeto.

Um ponto muito importante é que tudo isso que foi citado deve ser executado antes de consolidar a linha de base de tempo do projeto. Mesmo um planejamento bem coeso pode ser confrontado com a necessidade de alterações futuras.

E como são as atribuições do gerente de projetos? O gerente de projetos é o principal responsável pelo resultado do projeto e sendo assim, para ser um bom gerente de projetos, é necessário desenvolver habilidades para estimar prazos e desenvolver cronogramas. Dentro deste ponto de vista, as competências em negociação e priorização são de extrema importância.

Existem estudos que afirmam que dentre os recursos que um gerente de projetos deve gerenciar, o tempo é um dos mais importantes (senão o mais importante). É sempre mais fácil perder tempo do que conseguir mais tempo para realizar uma atividade. Outros fatores como: recursos humanos, dinheiro, equipamentos e espaço são mais fáceis de serem adquiridos se as razões forem suficientemente boas, já com relação ao tempo é diferente, com frequência, o gerenciamento do tempo é fator de sucesso ou insucesso de um projeto.

O conselho é: desenvolva cronogramas competentes e tenha em mente: sempre que um projeto atrasa, na maioria das vezes o custo eleva e a satisfação do cliente diminui. Por esse motivo, desenvolva cronogramas competentes:

  • Que possam fornecer uma estrutura para documentar a programação do projeto, suas atividades, seus eventos e marcos.
  • Que definam por meio da rede de precedência do projeto a ordem de execução dos pacotes de trabalho e suas atividades.
  • Que informem aos responsáveis as datas esperadas de início e fim de seus pacotes de trabalho e suas atividades.
  • Que proporcionem boa coordenação e comunicação entre os participantes do projeto e os principais stakeholders envolvidos na execução do projeto.

Lembre-se que um cronograma bem feito pode ser a chave para o sucesso de um projeto, um cronograma mau feito pode ser um risco enorme para o sucesso do projeto, mas não ter um cronograma tem grandes chances de afundar o projeto sem nem mesmo ter como entender de onde veio o problema. Assim sendo, sempre que for iniciar seus projetos (profissional ou pessoal) crie seu cronograma e defina corretamente seu plano e para onde deseja ir.

[Crédito da Imagem: Cronograma ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Márcio Pulcinelli é consultor da área de Tecnologia a mais de dez anos. Os últimos oito anos foram voltados para projetos na área de gestão de sistemas em Gás & Energia e Petróleo junto aos clientes Petrobras S.A e Gas de France (GdF Suez E&P Norge AS) sendo o último, projeto no exterior (Noruega) ambos pela empresa Accenture do Brasil. Alguns anos em projetos de crédito junto ao cliente Caixa Econômica pela empresa UNISYS Outsourcing. Experiência em gestão de projetos de tecnologia, mapeamento de processos, modelagem organizacional de negócio, Implantação de Enterprise Project Management (EPM) com foco em gestão de projetos de manutenção de plataforma de petróleo e perfuração de poços exploratórios, modelagem de painéis de indicadores para CLPs (Computador Lógico Programável) em malha de gasodutos, responsável pela modelagem de sistemas de intervenções e paradas para malha de gasoduto, dentre outras áreas de atuação. Visite meu site: blog.marcio-pulcinelli.com

Márcio Pulcinelli

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.