Mercado

Ξ Deixe um comentário

Enquanto umas ganham muito, outras nem tanto

publicado por Celso Hora

Há tempos que a batalha pela liderança (e porque não sobrevivência) do mercado de smartphones têm sido destacada pela mídia especializada. Novidades atrás de novidades, versões de todos os tipos, e atualizações que nem sempre soam como atualizações para o público.

É só a gente ver os iPhones 5C e 5S e comparar com o iPhone 5. Por mais que eu seja um fã da Apple (tenho um iPhone 5 – que estou abrindo mão por um Nexus – e teclo de um Macbook Air que não troco por nada!) eu tenho que admitir que a era dos smartphones surpreendentes passou. É só procurar a quantidade de piadas relacionando o iPhone 5C com Crocs que existe pela internet que você vai entender.

iPhone 5C

Mas uma coisa eu não posso negar: a Apple fez MUITO dinheiro com isso. E está fazendo. Tanto que a Apple ultrapassou a Coca-Cola como a marca mais valiosa do mundo (agora num dá pra saber se é pelo rato ou pelo crocs!).

Enfim.
O que eu quero dizer com tudo isso?

Uma empresa que há muitos anos referência em smartphones corporativos está cambaleando. E eu sei que você conhece a BlackBerry.
Por muitos anos considerada status no mundo corporativo, e bem focada nesse nicho, a BB sempre esteve no bolso dos mais altos executivos por representar a segurança que esse público precisa em suas informações.

Blackberry

Nesta terça, a BB revelou que vendeu apenas 5,9 milhões de smartphones no segundo trimestre fiscal, sendo que 4,2 milhões tinham o sistema antigo BlackBerry 7 (defasados!). Só para comparar, a Apple vendeu 9 milhões de unidades dos novos iPhones 5S e 5C apenas no primeiro final de semana de lançamento!

Após confirmar um prejuízo de quase 1 bilhão de doletas no trimestre, a BB revelou que vendeu menos de 2 milhões de smartphones com o sistema BB10! Ou seja, NADA! 🙂

Só que tem notícia boa no meio desse turbilhão. Num tweet, Simon Kemp, da We are Social, mandou uma notícia interessante, que acendeu uma centelha na BlackBerry: O smartphone BlackBerry 10 recebeu uma certificação específica e foi aprovado para uso da equipe interna da OTAN. Ou seja, é o smartphone que dará à equipe deles a segurança necessária para tráfego de informações.

De acordo com o próprio site da BB, “The certification allows agencies in NATO countries in all 28 member states across North America and Europe to use BlackBerry® 10 smartphones in the office or in the field.”

De acordo com Scott Totzke, VP de Segurança da BB, “We built the new BlackBerry 10 platform from the ground up with the highest security needs of our government and enterprise customers in mind,”

Às vezes é preciso dar um passo pra trás para dar dois para frente.
Você já ouviu essa frase antes num é mesmo? E esse pode ser o destino da BB. Ela tem um nicho muito forte de atuação, e que até hoje é vista como líder: segurança de informações móveis. Foi daí que ela surgiu, mas quis entrar numa briga que não conseguiu bancar. A Nokia uma vez esteve nesta situação, e preferiu se aliar à uma grande empresa como a Microsoft (que acertou na construção de um SO mobile forte e sólido) para se recuperar.

Bom, espero que tenhamos mais boas notícias para a BB e Nokia daqui pra frente, porque inovação como víamos antes, nem a Apple está trazendo mais.

[Crédito da imagem de capa: Dados – ShutterStock]

Autor

Profissional de comunicação com mais de 12 anos de experiência no mercado digital, com vasta experiência em search marketing (SEM) e criação de estratégias e ações para social media e plataforma mobile. É fundador e Diretor de Planejamento e Estratégia na Enjoy Inteligência Digital. Enjoy Inteligência Digital Meu/Mundo/Móvel

Celso Hora

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes