Acho que o título desse artigo representa um dos grandes dilemas dos gestores de TI, ou seja, contratar um profissional que tenha como ponto forte o comprometimento com o projeto ou um que seja capacitado tecnicamente?
Podemos ter a impressão, num primeiro momento, que é mais que óbvio que os profissionais de TI tenham ambas características, mas garanto que nesses quase 21 anos de profissão que são poucos os profissionais as possuem incorporadas ao seu perfil, como “default”.
Tive a oportunidade de trabalhar com profissionais com grande capacidade técnica e com uma incrível facilidade de assimilar as mais novas tendências e tecnologias que despontavam, entretanto não sei se por essa grande facilidade tornavam-se profissionais sem comprometimento e desleixados com os projetos e metas da empresa.
Pude observar vários casos de profissionais desse tipo que acabavam sendo preteridos a profissionais que tinham como ponto forte o comprometimento e disponibilidade para ajudar a empresa nas entregas.
Fazendo uma analogia com o futebol, esse profissionais são como grandes craques que surgem e simplesmente desaparecem, com certeza você sabe de algum jogador que surgiu como o novo Pelé e desapareceu!
Não podemos também ter um profissional que fique 24 horas na empresa e não saiba a diferença entre uma váriavel do tipo double e float, claro que esse é um exemplo esdrúxulo, mas espera-se que um profissional de TI tenha um nível técnico aceitável, já que isso é praticamente um pré-requisito na nossa profissão.
É possível melhorar o nível técnico que um profissional? A resposta é SIM!
É possível mostrar para um profissional o quão o comprometimento é importante? A resposta é SIM!
Acho que essa é uma das principais funções das pessoas que ocupam cargos de chefia, liderança e gestão.
Saber lapidar profissionais, ninguém entra 100% pronto para o competitivo mercado TI, saber dialogar, saber cobrar e principalmente mostrar a importância de seu trabalho para a corporação é um grande desafio para os gestores atualmente.
Por isso saliento a importância do feedback, os profissionais tem que saber assimiliar a críticas(NUNCA LEVE PARA O LADO PESSOAL, SEJA PROFISSIONAL!), pois da mesma maneira que seu chefe está lhe criticando o mesmo já foi criticado, concorda?
Na minha carreira já levei broncas, já errei, já falhei, mas uma coisa que sempre fiz foi tirar lições positivas dos fatos negativos!
“Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.”
Michael Jordan
Portanto, profissional de TI, respire conhecimento técnico e transpire comprometimento!