Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Comparando OpenStack e VMware vCloud

publicado por Arles Sant'Ana

Figura - Comparando OpenStack e VMware vCloudObservando o título é possível imaginar que ao final desta comparação teremos um vencedor, mas comparar estas duas soluções de nuvem é como comparar Windows e Linux, não existe um sistema operacional melhor que o outro, mas sim o mais adequado a determinado propósito.

Temos duas soluções de nuvem, uma  open source  e outra proprietária, ambas entregam resultados semelhantes, a maneira justa de se comparar é analisando cada aspecto:

Custo

Se analisarmos friamente a questão do custo, o OpenStack tem a vantagem, pois é open source e desta forma não temos o custo de licenciamento, mas todos nós sabemos que o custo de licenciamento geralmente é a ponta do iceberg, o custo de instalação, operação e manutenção devem ser considerados.

A solução VMware vCloud possui custo de licenciamento considerável porém temos a facilidade de uso, o suporte do fabricante e a maior disponibilidade de recursos humanos capacitados para manter a solução.

Aqui vale a comparação de CAPEX vs OPEX, apesar do OpenStack não possuir o custo do investimento inicial, o custo operacional desta solução tende a ser maior em comparação com a solução da VMware.

Instalação

VMware vCloud conta com o processo de instalação simples e bem documentado, digamos que a instalação em si é bastante previsível, temos também uma lista de compatibilidade de hardware (HCL) farta e validada, adicionalmente o processo de instalação é realizado através de uma interface gráfica de fácil uso e por suportar apenas o ESXi como hypervisor não temos problemas com questões de compatibilidade ou surpresas durante o “setup”.

A instalação do OpenStack por sua vez é mais trabalhosa e demanda um maior nível de conhecimento técnico, não temos aqui uma base de hardware validada e como esta solução suporta diferentes hypervisores (VMware ESXi, Microsoft Hyper-V, KVM, etc.) podemos encontrar algumas surpresas durante o processo, sendo por vezes necessário ter que recorrer a fóruns e listas de discussão em busca de soluções aos problemas que podem ocorrer durante a instalação.

Flexibilidade

O OpenStack por sua natureza open source tende ser a mais flexível, como foi dito anteriormente, sua capacidade de trabalhar com múltiplos hypervisores, sua arquitetura modular também permite  um nível elevado de customização, você pode escolher em cada camada entre utilizar componentes nativos ou uma solução “OpenStack compatível” , o uso de Open REST APIs facilita a interoperabilidade e a integração com outras ferramentas.

O VMware vCloud por ser uma solução “all-in-one” (mesmo sendo uma suíte composta por vários produtos), uma solução de nuvem completa, é menos flexível, as API’s são proprietárias e a interação com as mesmas geralmente é realizada através de Perl, PowerCli e Powershell.

Operação

A solução da VMware por ser madura e se integrar ao vCenter, possui uma experiência de uso mais amigável, um profissional com conhecimento básico de administração de sistemas consegue operá-la com poucas horas de treinamento, adicionalmente ao adquirir as licenças o suporte usualmente é adquirido, inclusive com a opção de 24X7.

Administrar uma solução OpenStack requer um “mix” elevado de conhecimentos que incluem administração de redes e sistemas. A detecção e correção de problemas tende a ser custosa e geralmente o seu ponto de apoio será a comunidade (fóruns, blogs, listas de discussões).

Qual é a melhor solução?

Depende! Sim, esta é a resposta. Aqui levantei apenas alguns pontos de comparação, mas existem muitos outros que podem ser considerados para se decidir entre uma ou outra solução, se você já possui uma infraestrutura de virtualização baseada em VMware o VCloud seria a solução mais indicada. Se considerarmos o tamanho que a sua nuvem terá, o OpenStack pode ser mais indicado para implantações maiores. Outros pontos importantes a considerar são o quão dinâmico é o seu ambiente (quantas máquinas virtuais e redes são criadas, redimensionadas e destruídas por dia) e se suas aplicações necessitam de homologação por parte do fornecedor (ex.: SAP, Oracle Applications, …).

[Crédito da Imagem: OpenStack – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Graduado em Ciência da Computação (PUC-GO), especialista em Gestão de Projetos (UCB), participou do Programa Nacional de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados Digitais (NSCAD-UFRGS). Atua desde 1998 com Tecnologia da Informação em grandes empresas. Participou ao longo da carreira de diversos projetos de implementação de sistemas e tecnologias. Possui diversas certificações de mercado (Microsoft, Vmware, ITIL, Isaca, Cobit, Brocade).

Arles Sant'Ana

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.