Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Como você define qualidade de software?

publicado por Denis Ferrari

Como você define qualidade de software?

Muitos profissionais da nossa área têm dificuldades em definir qualidade de software devido à quantidade de aspectos que precisam ser considerados para avaliar se um software possui ou não qualidade. Apesar do processo de avaliação da qualidade ser amplo e complexo, a definição de qualidade de software é simples de ser compreendida.

Para avaliar a qualidade de um computador, avaliamos separadamente a qualidade de seus componentes, como vídeo, som, capacidade de processamento e quantidade de memória. A qualidade do computador pode ser considerada uma média das avaliações individuais de seus componentes. No software, a mesma idéia pode ser aplicada, porém, ao invés de olharmos para os componentes que o formam devemos olhar para como ele atende aos seus stakeholders: o cliente que paga pelo software, o usuário que trabalha diretamente com o software no seu dia-a-dia e o fornecedor que constrói ou mantém o software.

Um software que atende ao cliente é aquele que atende ao objetivo para o qual ele foi construído (atender ao objetivo é mais importante do que respeitar o escopo inicial). Outro fator importante é fazer com que o software seja construído de forma a preservar o investimento do cliente, ou seja, fazer com que o trabalho de mapeamento do domínio e de seus processos não se perca quando uma tecnologia específica precisar ser substituída (a camada de apresentação, por exemplo).

Um software que atende ao usuário é aquele que resolve os principais problemas do seu dia-a-dia de forma simples e objetiva e usa como base da comunicação a linguagem que o usuário domina: A linguagem de seu domínio.

Um software que atende ao fornecedor é aquele que visa não só a construção rápida do projeto, mas também práticas de engenharia e testes que possibilitem à equipe responsável pela manutenção do sistema tenham total autonomia na execução de suas tarefas. Usar práticas que facilitem a manutenção do software é fazer com que o investimento do cliente dure ao máximo, e todo profissional da área tem a responsabilidade de construir softwares pensando na próxima pessoa que irá manter o projeto.

Um software de qualidade é a base para um bom relacionamento com o cliente, com os usuários e com as equipes de desenvolvimento. Um software que não atende aos três stakeholders terá uma vida curta e será responsável por muitas dores de cabeça.

Cada área de estudo citada aqui direta ou indiretamente possui métodos e processos específicos para garantia da qualidade. É dever de todo profissional de desenvolvimento conhecer essas técnicas e utilizá-las da melhor forma possível visando obter um bom resultado ao final da jornada de desenvolvimento.

Abraços!

[Crédito da Imagem: Qualidade de Software – ShutterStock]

Autor

Denis Ferrari é um profissional com foco em qualidade e melhoria das técnicas e metodologias de desenvolvimento de software. Especialista na plataforma .NET, atua como Arquiteto de Software na Mindworks. Escreve artigos para os principais portais de desenvolvimento e também para o blog Heróis da TI. Capixaba, atua na comunidade local através de palestras gratuitas e participação ativa nos principais grupos sobre .net e metodologias ágeis.

Denis Ferrari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes