Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Como fazer um aplicativo para um smartphone em 45 minutos?

publicado por Marcos Crispino

Figura - Como fazer um aplicativo para um smartphone em 45 minutos?Em 2014, a venda de aplicativos representou 25% dos negócios de mobilidade, conforme o relatório da VisionMobile, enquanto 75% do negócio foi gerado pela venda de dispositivos. O número tende a subir até 33% em 2016 e para 2017 espera-se que 270 bilhões de downloads de apps no mundo sejam realizados, segundo a consultoria Gartner. O mercado deverá movimentar 85 bilhões de dólares no mundo e em torno de um milhão de empregos deverão ser gerados.

O uso de smartphones, tablets e dispositivos wearables promete continuar se expandindo. A importância não está no aparelho em si, mas nas coisas que somos capazes de fazer através da tecnologia. E aqui, o software, e mais concretamente os app móveis, são os grandes protagonistas.

Porém, é possível criar um aplicativo móvel offline para iOS em 45 minutos? Diferente de o que a maioria acredita não são necessários estudos avançados em engenharia, pois existem muitas ferramentas de desenvolvimento de aplicativos tão simples que qualquer um pode aprender a usá-las em um curto prazo. Reconheço que o título do texto é um pouco tendencioso, mas o que afirma é verdade. É possível criar um app e instalá-lo em um smartphone em 45 minutos, desde a ideia até sua execução. Minha experiência se baseia em uma necessidade pessoal e o aplicativo é muito simples, e útil para demonstrar como uma tecnologia que simplifica um processo te permite resolver desenvolvimentos rapidamente.

Problema: preciso de um app simples

Eu precisava de anotações para uma apresentação que faria sem PPTs. Para não me esquecer de nada, poderia ter baixado qualquer app, mas em vez disso, me ocorreu fazê-lo eu mesmo. Trabalhando com GeneXus, entendi a simplicidade de seu uso, o que me animou a usar a ferramenta.

O aplicativo é muito simples e apresenta dois formatos de texto: Apresentações e Notas. O primeiro tem um título, e o segundo têm um título e uma descrição. A tela “modo apresentação”, permite escolher a palestra que farei.   As notas são exibidas em um Paged Grid com o título em tamanho grande e a descrição no rodapé. Para passar de uma nota à outra, deslizamos o dedo.

Outro ponto que o caracteriza é que se trata de um app 100% offline.

Como criá-lo em 45 minutos?

Com GeneXus, é possível fazer isto em 4 passos.

  1. Definir o design. Pode ser encarado de duas formas: modelo de dados ou user Experience (UX). Neste caso, era mais importante o modelo de dados que a UX, porque o uso era pessoal, portanto, não precisava que fosse intuitivo nem tão bonito. Para a grande maioria dos aplicativos, é melhor começar com a UX e a partir daí fazer a modelagem de dados.
  2. Definir estrutura de desenvolvimento. Definir as transações em GeneXus e as telas necessárias. Neste app foram duas telas e duas transações.
  3. Testing. Testar o aplicativo antes de publicá-lo é imprescindível; e testar com várias pessoas, sempre que for para outros usuários.
  4. Publicar na loja on-line!

Para a realização é preciso considerar, por exemplo, que GeneXus permite desenvolver o aplicativo SD e o “back end” usando o mesmo modelo de dados e a mesma linguagem de programação, facilmente portável entre as plataformas iOS, Android e Windows Phone.

Casos como este demonstram que não é preciso ser um especialista e nem é preciso meses de planejamento e desenvolvimento, basta ter conhecimentos prévios para desenvolver um aplicativo móvel. Com uma boa ideia ou uma necessidade e a decisão de executá-la, podemos resolver o problema em menos de uma hora. Isso permite com que olhemos o desenvolvimento mobile de outro modo.

[Crédito da Imagem: Aplicativo – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Marcos Crispino, engenheiro de computação e desenvolvedor de software da GeneXus International - empresa que desenvolve GeneXus – ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar.

Marcos Crispino

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes