Cobol nas Nuvens

-

Publicidade

Cobol nas NuvensA dobradinha Mainframe/Cobol sempre foi uma das mais movimentadas do mercado de TI, mesmo que essa história venha de longa data: há 50 anos. Aplicações desenvolvidas para mainframes em linguagem Cobolsempre foram extremamente seguras, rápidas na execução e tratamento de grandes volumes de informação, escaláveis e robustas o suficiente para suportar grandes operações. Dessa forma, a configuração foi adotada por grande parte de instituições com essas necessidades, em especial os bancos, seguradoras e empresas do mercado varejista.

Apesar do forte movimento do mercado pelo uso de aplicações em baixa plataforma nos últimos anos, Cobolseguiu firme. Tanto que atualmente, o Cobol está por trás de 70% das transações de negócios no mundo. E faz com que em um ano ocorra 200 vezes mais transações em Cobol do que buscas no Google e YouTube, juntos.

Hoje existe uma necessidade crescente para a transformação das aplicações Mainframe/COBOL em tecnologias modernas, envolvendo mobilidade, nuvem, acesso a dados em qualquer lugar, o que acabou criando um caminho sem volta, mesmo para os mais antigos defensores do Cobol. Essa necessidade é impulsionada por uma combinação de aumento de custos, crescimento de dados sem precedentes, a complexidade insustentável da arquitetura do aplicativo, e a crescente escassez de competências técnicas.

Para permitir que os aplicativos corporativos de grande porte possam ter a facilidade de explorar a agilidade e a redução de custos operacionais de ambientes distribuídos e/ou plataformas de computação em nuvem, uma das escolhas mais utilizadas é o da reescrita, ou modernização dos aplicativos.

A principal escolha pela modernização de aplicações COBOL está na velocidade do tratamento de grandes volumes de informação. A linguagem COBOL é fundamental para empresas que dependem desta rapidez para o sucesso em seus negócios.

Empresas tem utilizado a prática de tirar aplicações que rodam em Mainframe possam ser desenvolvidas e testadas em baixa plataforma, para depois serem publicadas em produção novamente no Mainframe. Mesmo que os dados estejam em formatos proprietários, existe a possibilidade de mudança para uma plataforma moderna e integrada às novas tecnologias. Essa estratégia favorece a agilidade na transformação das aplicações, sem onerar custos, prazos ou a segurança nos negócios para as empresas. O resultado, são soluções que rodam em .Net, Java e na nuvem, e são acessíveis por qualquer tipo de dispositivo móvel.

Os benefícios da modernização que os modelos em nuvem e as infraestruturas convergentes trazem para a TI das empresas são enormes. Sem contar o ganho de até 40% na produtividade do desenvolvimento de sistemas e a redução de até 70% nos custos operacionais com TI.

[Crédito da Imagem: Cloud Computing – ShutterStock]

Cyro Coral
Cyro Coral, consultor de soluções da Micro Focus

Latest news

A Guerra Fria da IA: UE vs EUA vs China – Quem Definirá as Regras do Futuro?

A Guerra Fria da IA: UE vs EUA vs China - Quem Definirá as Regras do Futuro? | Soberania do Silício

A Regulamentação da Inteligência Artificial: Entre o Progresso e o Controle Global

Entenda a regulamentação da inteligência artificial e suas implicações. O AI Act da União Europeia é um marco na governança global da IA.

Pesquisa de Concorrência e Clientes: o atalho para crescer no mercado de TI  

Sim, uma pesquisa de mercado bem realizada gera informações vitais para quem quer ter uma noção total do mercado de TI, da concorrência, do público-alvo e as tendências do mercado. Leia agora e aprenda a realizar pesquisar eficientes para grandes resultados na sua empresa!
Publicidade

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.

Must read

A Guerra Fria da IA: UE vs EUA vs China – Quem Definirá as Regras do Futuro?

A Guerra Fria da IA: UE vs EUA vs China - Quem Definirá as Regras do Futuro? | Soberania do Silício
00:00:08

A Regulamentação da Inteligência Artificial: Entre o Progresso e o Controle Global

Entenda a regulamentação da inteligência artificial e suas implicações. O AI Act da União Europeia é um marco na governança global da IA.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you