TI CorporativaAs chaves para a construção da gestão estratégica de...

As chaves para a construção da gestão estratégica de pessoas na área de segurança

-

As chaves para a construção da gestão estratégica de pessoas na área de segurançaMais um ano inicia e os desafios na área de recrutamento e gestão de pessoas no mercado de tecnologia se agravam. O aumento da dificuldade das empresas no preenchimento de vagas é real, seguido pelo desafio de reter talentos e mantê-los motivados. No mundo onde as informações estão disponíveis com muita facilidade, nos deparamos com pessoas cada vez mais sonhadoras e insatisfeitas com a própria realidade. Muitas vezes, sem o delineamento claro do seu caminho profissional.

Para que o desenvolvimento dos colaboradores ganhe novas direções em 2015, a preocupação e compromisso das companhias com as avaliações contínuas e a manutenção de um ambiente organizacional saudável torna-se um importante aliado para a gestão estratégica de pessoas, e não é diferente na área de Tecnologia da Informação e Segurança. A partir de iniciativas bem aplicadas e desenhadas é possível fornecer com muito mais assertividade orientações e aconselhamentos, traçar metas e objetivos mais definidos, e conquistar o tão sonhado desempenho e resultados, alinhando as expectativas de todos os envolvidos: empresa, colaboradores e clientes.

Em anos de carreira, focados na Gestão de Pessoas, vejo que uma das principais percepções para se chegar a este patamar é entender como o outro age frente aos desafios, principalmente dos negócios. Em um mercado dinâmico, cercado por jovens profissionais ansiosos por oportunidades e aprendizado 365x7x24, as chances de naufrágio são grandes se a área de gestão de pessoas não contar com subsídios que sejam capazes de auxiliar na proposição das ações – subsídios estes que podem e devem partir dos próprios colaboradores.

Ter a clareza da imagem e perfil do profissional, além dos pontos fortes e fracos e optar pela transparência no tratamento dessas questões é a melhor forma das empresas obterem a chance de encantar os seus colaboradores. Ao final, líderes e equipes poderão construir juntos planos de desenvolvimento focados na trajetória e histórico de cada um, visando o desenvolvimento, palavra de ordem dessa nova geração.

A comunicação também deve fazer parte da estratégia, assim como o estímulo ao diálogo e acesso direto às lideranças. Muitas empresas ainda colaboram para a manutenção de opiniões que se restringem às conversas nos corredores e no desabafo com o RH, completamente improdutivas para todo o processo.

O recomendado é criar um caminho que esteja aderente aos negócios da companhia e ouvir todas as partes, de modo que a empresa, cultura, processos e negócios estejam mais próximos do olhar de todos, atingindo a chamada sinergia. Nestes casos, as pesquisas de clima organizacional são instrumentos facilitadores que também ajudam a identificar e mensurar o nível de satisfação dos profissionais em relação ao ambiente de trabalho, liderança, cultura, treinamento, remuneração, benefícios e, até mesmo, a comunicação interna da empresa.

O ambiente saudável e preservado proporciona meios para que o profissional encontre formas de se automotivar, focar no trabalho e render o que a empresa espera dele. É um processo em cadeia, que começa com o indivíduo e pode culminar com a evolução de toda a cultura de uma empresa. As ferramentas utilizadas são apenas os meios que conduzirão os gestores de pessoas à conquista da “rentabilidade” da área. O mais importante realmente está no respeito às aspirações individuais, em entendê-las e saber como trabalhá-las dentro dos processos e histórico de uma organização depois de diagnosticá-las, contribuindo sempre para a realização pessoal tanto de colaboradores quanto das demais pessoas que compõem uma organização.

[Crédito da Imagem: Gestão Estratégica – ShutterStock]

Cristiano Pimentahttp://www.cristianopimenta.com.br
Cristiano Pimenta, CISM - Certified Information Security Manager, MBA em Serviços de Telecomunicações - UFF/RJ, Pós-graduação em Gestão - Fundação Dom Cabral/MG, Master en Dirección de Recursos Humanos, Desarrollo Digital de Talento – IEP/Madri, Graduação em Tecnologia da Informação – UNISUL/SC.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you