Opa! Mas estamos na página TI Especialistas e não Marketing Especialistas não é?
Isso mesmo.
O intuito desse artigo é mostrar que não só de tecnologia vive a Tecnologia da Informação.
Em TI, houve uma época em que “evoluímos” da antiga terminologia “Processamento de Dados” para “Tecnologia da Informação”. Tecnologia da Informação é muito mais sofisticado, não é mesmo? Afinal um dado é apenas um pedaço de algo maior, é simplesmente um apanhado de observações, tais como números, palavras, fotos, etc. O dado é como se fosse uma letra do alfabeto ou um número qualquer.
Já a informação é algo mais estruturado. Informação é um conjunto de dados estruturados de tal forma que tenham alguma relevância ou algum propósito. A informação é o dado “lapidado”.
Portando, saímos do “Processamento de Dados” e fomos para a “Tecnologia da Informação”.
Agora que já somos “os experts” em lapidar os dados e trabalhar com sistemas de informação para apresenta-los com um propósito ou relevância específicos, já está mais do que na hora de aprendermos “como” apresenta-los.
Digo isso porque já vivenciei diversas situações em que a TI tem todo o domínio da informação, o que aconteceu, quando, como, onde e porque, mas na hora de expor “o achado”, acaba metendo os pés pelas mãos.
Há muito tempo atrás me deparei com um exemplo em que o analista estava dizendo, literalmente, que “não era possível efetuar o levantamento detalhado no prazo estipulado com os recursos atualmente alocados para esse trabalho”.
O incrível foi que a pessoa que leu a mensagem, parou de ler assim que leu “não era possível”. Pronto! Isso foi suficiente para ela entender que era “impossível” efetuar o levantamento e dai já veio uma resposta dizendo “Você está enganado em dizer que é impossível. Basta alocar os profissionais adequados e planejar o tempo necessário e fazer o levantamento”. E na resposta a pessoa copiou diversos outros profissionais, num nível hierárquico mais elevado, causando a maior confusão.
Ambos estavam falando a mesma coisa, mas a forma como foi escrito na primeira mensagem, impediu à quem a recebesse de ficar preso ao que realmente queria ser dito e infelizmente gerou dois trabalhos:
- Reverter o entendimento equivocado
- Explicar da maneira correta
Dai vem o título desse artigo: “Chama o Marketing”.
Esse jargão recém-criado nesse artigo acaba sendo mesmo um pedido de socorro aos profissionais de Marketing, Publicidade, Propaganda e Comunicação.
Por incrível que pareça, há alguma vocação ou formação nos profissionais dessas áreas que os fazem ter a habilidade de convencer o recebedor da mensagem de que aquilo que está sendo informado é o que realmente ele precisava.
Não estou querendo dizer que todas as comunicações da TI são erradas ou levam à falsos entendimentos e muito menos que todas as comunicações dos profissionais de Marketing, Publicidade, Propaganda e Comunicação são sempre bem sucedidas.
O que quero dizer é que certamente, numa civilização em que cada vez mais as pessoas estão envolvidas com Tecnologia em geral, apenas dominar a informação não é mais suficiente. Agora é preciso saber apresentá-la.
Quem sabe num dia no futuro a “Tecnologia da Informação” passe a se chamar “Comunicologia da Informação”.
Enquanto isso não acontece: Chama o Marketing!
Bom dia.
Parabéns pelo texto, realmente algumas vezes nós de TI acabamos pecando na comunicação inter pessoal, principalmente por sermos muito objetivos e acreditar que todos as outras pessoas tem o mesmo conhecimento em TI.
Abs,
Obrigado Marcelo. Abraço!
Boa.
Geralmente o pessoal de TI não possui habilidade de comunicação, muito se deve ao fato de montar suas apresentações, documentação ou qq outra mensagem com a ideia de que a pessoa do outro lado entende tão bem quanto ele do tecniques.
É preciso entender que para comunicar é preciso conhecer sua audiência, saber se estamos falando com outro técnico, um usuário de sistema, um CEO.
O que o marketing faz é isso, direcionar a mensagem pensando em que irá ouvi-la.
Obrigado Diogo. Concordo que é exatamente isso que falta! Abraço!