Carreira

Ξ Deixe um comentário

TI, mercado de US$ 449,5 bilhões, só na área governamental

publicado por Augusto Vespermann

1102237_50511783Quer trabalhar em uma área em que os investimentos serão maiores a cada dia? A área de TI é a resposta. Segundo o Garthner os governos de todo o mundo investirão US$449,5 bilhões em TI e telecom somente em 2013. Este estudo foi feito em 13 países, inclusive no Brasil,  e contabiliza a área de serviços, hardware e software.

O maior foco dos investimentos são tecnologias móveis e a modernização de infraestrutura. A área de mobilidade, na verdade,  está em evidência. Todos querem ter seus funcionários trabalhando em equipe e com acesso total a informação de onde quer que estejam. Em países com fronteiras enormes e com cidades  em locais de difícil acesso, a tecnologia é peça fundamental para eficiência e agilidade nos serviços prestados.

Algumas questões críticas devem ser consideradas tais como o BYOD (sigla em inglês, traga seu próprio dispositivo). A segurança é uma preocupação cada vez maior. Pessoas vão estar pelas ruas com acesso a informações governamentais que podem ser sensíveis. Isso sem falar na preocupação com a espionagem que ganhou grande destaque devido ao caso Edward Snowden.

A Cloud Computing é outra área com grande atração de investimentos e crescimento elevado.  A tendência de colocar serviços oferecidos pelo governo na internet tem exigindo uma infraestrutura cada vez maior.

O Big Data, apesar de não ser prioridade nos investimentos dos gestores públicos, sem dúvida, será um setor de grande desenvolvimento a partir de agora. Políticas que busquem atingir de forma eficaz as necessidades de bilhões de pessoas, necessitarão  de tecnologia e profissionais qualificados para interpretar o gigantesco volume de dados que vem crescendo de forma assustadora.

Diante deste cenário o contingente de profissionais de TI terá que ser muito grande e cada vez mais qualificado. As possibilidades de trabalho, em empresas que prestam serviços para órgãos governamentais em todo o mundo, é cada vez maior. Para comprovar esta tendência olhe os anúncios de emprego em São Paulo: http://saint-paul.jobtonic.com.br/ , quantas destas empresas prestam serviços em algum grau para órgãos públicos?

O crescimento tecnológico mundial impactará profissionais além da fronteira de seus próprios países. Em diversos artigos aqui no TI Especialistas podemos ver dicas para trabalhar no exterior. Alguns países, como Canadá, Austrália, e outros  incentivam a imigração de mão de obra especializada. Esse é um caminho sem volta num mundo conectado e com fácil acesso à informação. Em alguns casos não é necessária nem a imigração do profissional, em um home office é possível trabalhar em equipe utilizando as tecnologias disponíveis e amplamente difundidas se reportando a gestores por todo o mundo.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Augusto Vespermann é fundador do Portal TI Especialistas, além de fundador e moderador de uma das maiores comunidades de tecnologia do LinkedIn, o TI Especialistas Brasil, com aproximadamente 85.000 membros. Tem experiência de 16 anos na análise desenvolvimento de sistemas web em várias linguagens de programação. Aficcionado por tecnologia e sempre atento às novidades do mercado. Twitter: @augustosvm LinkedIn: Augusto Vespermann

Augusto Vespermann

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.