Todo MSP ou empresa de TI que já quis utilizar as redes sociais para divulgar o nome da sua marca sabe que usar os posts a seu favor não é tão simples assim. Isso porque, com a quantidade de perfis existentes nas redes sociais, é preciso entender o meio em que está e saber se destacar. E essa condição fica ainda mais complexa quando levamos em conta a comunicação B2B.
Mas, não se preocupe! Esse é o momento perfeito para você aprender algumas dicas que trarão uma base mais sólida para a sua comunicação com empresas que precisam do seu suporte.
E para começar, você lembra ao certo o que é a comunicação B2B? Recapitulando rapidamente, B2B significa Business To Business. Então, devemos sempre ter em mente que a comunicação de que falaremos mais à frente, segue diretamente de empresas para empresas.
Mas, na prática, o que isso muda?
Quando nos direcionamos para os consumidores finais, apelos emocionais, promoções e as prioridades que podemos explorar mudam de perspectiva. Ou seja, algo interessante para as empresas nem sempre é tão chamativo para um consumidor final.
Agora, vamos às estratégias!
Comunicação B2B – Comece com a relevância dos conteúdos!
Começando pelo que parece ser mais óbvio, mas que muitos ainda acabam errando, a relevância dos conteúdos é fundamental nas redes sociais. Isso porque, como o meio on-line oferece uma comunicação mais rápida, é fácil para os usuários passarem os dedos na tela e ir para a próxima publicação.
E já que fazemos parte do mercado de TI, precisamos mostrar como as empresas de outros segmentos precisam do nosso suporte!
Ter mais segurança de dados, trabalhar com otimizações de tarefas, oferecer uma interface mais prática para o dia a dia da equipe são exemplos que geram interesse nas empresas. Afinal, é fazendo a rotina dos negócios melhor que você deixa de ser apenas um serviço, uma solução, e passa a ser uma necessidade.
Além disso, é importante lembrar que as redes sociais funcionarão como uma ponte entre os possíveis clientes e o seu site. Então, com pautas relevantes, não esqueça de encaminhar os seguidores ao seu site para:
– Mais informações;
– Orientações;
– Cadastros para estarem sempre informados com novidades da sua empresa.
Não esqueça de avaliar os números
Quando criamos contas profissionais nas redes sociais, temos acesso a abas diferentes com informações e dados que mostram as atividades de maneira mais ampla. Ou seja, números de curtidas, quantidade de seguidores novos, compartilhamentos e visualizações ficam mais fáceis de serem exibidas a você.
Assim, com informações disponíveis a todo o momento, análises são mais fáceis de serem realizadas. Nesse sentido, você consegue comparar a relevância de diferentes temas postados, tipos de interação que engajam mais etc.
Mesmo sendo recursos mais básicos predispostos nesses perfis, a constante análise permite que você identifique mais acertos e evite ações que atrasam a atração dos seus seguidores.
Adapte a comunicação B2B para diferentes redes sociais
Achou que criar conteúdo para as redes sociais era fácil e rápido? Nada disso!
Por mais que você esteja vendo apenas uma imagem no feed com uma legenda de tamanho médio, existe muito planejamento, hierarquia de informações dispostas, questões estéticas e seleção de palavras que destacam positivamente seu conteúdo.
E, um ponto de vista que influencia na criação de posts é a rede social em que você pretende publicar.
Quando pensamos em LinkedIn para comunicação B2B, temos mais liberdade para criar legendas maiores e mais explicativas, com linguagem mais formal e profissional. Já no Instagram, a entrega de vídeos e reels é bem maior do que posts estáticos. Então, dedicar mais tempo em roteiros dará um suporte mais adequado a sua empresa de TI.
A adaptação é obrigatória? Não! Até porque a interação e consumo satisfatório das empresas é uma prioridade maior do que essa.
Porém, adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
Saiba segmentar sua abordagem para empresas!
Um erro que prejudica a efetividade da comunicação B2B é a generalização das suas chamadas. Isso porque, mesmo que os serviços gerenciados de TI ajudem todo tipo de empresa, precisamos construir uma autoidentificação das empresas ao lerem/verem suas publicações.
Então, para entender melhor, confira a comparação de dois exemplos:
1 – Tenha serviços gerenciados na sua empresa!
2 – Sua empresa tem mais de 100 integrantes? Tenha acessos seguros e evite vazamento de dados!
Observando esses dois exemplos, podemos ver que na segunda chamada, usamos uma característica que muitas empresas têm para abrir um assunto que oferece serviços de TI. Essa segmentação mais aplicada permite que você explore situações mais reais para exemplificar como um serviço do seu negócio é mais necessário do que parece.
Por fim, agora que você já sabe algumas dicas para se apresentar melhor com uma comunicação B2B, o próximo passo é montar o planejamento estratégico da sua comunicação.
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