Marketing & Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Blockchain e a transparência na publicidade digital

publicado por Nathália Nicoletti

Figura -  Blockchain e a transparência na publicidade digitalO mercado da publicidade passa, em todo o mundo, por um processo de adaptação à era da informação, especialmente no que diz respeito à transparência. De acordo com um relatório da Juniper Research, os anunciantes perderão cerca de US$ 19 bilhões para atividades fraudulentas na publicidade digital em 2018. E a estimativa é chegar a uma perda de US$ 44 bilhões em 2022.

Pensando nisso, o IAB (International Advertising Bureau) passou a exigir que todos os seus membros estejam registrados no Trustworthy Accountability Group (TAG), um programa para evitar fraudes e atividades criminais no setor. Essas instituições também lançaram, em 2016, o guia “Boas práticas no combate à fraude”, com informações e orientações globais adaptadas ao mercado brasileiro.

A publicidade digital é a mais sensível a esse tipo de problema, especialmente no que diz respeito à privacidade das segmentações de mercados e clientes, e também à reconciliação de programas de marketing. O buraco é bastante fundo e sair dele não é tarefa simples – mas é possível. A blockchain soluciona esses problemas ao colocar todas as informações em uma rede segura, compartilhada e imutável.

Sem perder tempo explicando as minúcias da tecnologia, isso significa que todos os membros da cadeia publicitária passarão a operar, sem nenhuma dúvida ou desconfiança, com a mesma informação ao mesmo tempo. Essa transparência e auditoria em tempo real permite que os clientes tenham a liberdade de autorizar ou não o acesso aos seus dados de segmentação de campanha ou acompanhar ao vivo campanhas online, por exemplo. Com essa transparência nos resultados e métricas, muitos problemas de confiança que existem hoje entre anunciantes e agências serão drasticamente reduzidos.

A própria Disney está desenvolvendo sua rede blockchain: a Dragonchain. Entre muitos usos, ela poderá, por exemplo, garantir a legitimidade do conteúdo da própria Disney e evitar usos indevidos. O IAB, que comentei acima, também tem investido nos estudos dessa tecnologia e incentivado seus associados a fazerem o mesmo, por se tratar de algo completamente revolucionário não apenas para Advertising, mas para todos os setores da economia.

Em suma, dentro da publicidade a blockchain vai permitir que agências e anunciantes segmentem melhor suas audiências, compartilhem dados entre si e garantam mais segurança e privacidade para os usuários. A tecnologia é bastante inovadora e vai transformar o mercado da publicidade, por isso quem sair na frente tem mais chances de crescer e se manter competitivo nesse futuro inevitável. E você, já começou a pensar nisso?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Nathália Nicoletti, co-fundadora do grupo A Star e sócia da Smartchains

Nathália Nicoletti

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.