Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

ASP.Net MVC 5 – O que há de novo?

publicado por Eduardo Pires

O ASP.Net MVC 5 foi anunciado no Microsoft Build Developer Conference 2013 (25/06 -28/06), onde foram também anunciadas ótimas novidades para o ASP.Net em geral em conjunto com o novo Visual Studio 2013.

ASP.NET MVC 5

One ASP.Net
Os templates de projeto ASP.Net MVC 5 integram-se em uma nova experiência de uso chamada One ASP.Net. Agora é possível customizar o template MVC e configurar o tipo de autenticação durante o processo de criação do projeto através do Wizard.
Todo projeto ASP.Net MVC 5 agora é uma Web Application padrão e não possui um próprio project GUID.
ASP.Net MVC 5
ASP.NET Identity
Os templates de projeto ASP.Net MVC 5 foram atualizados para utilizar o ASP.NET Identity para autenticação e gerenciamento das identidades.
Conheça mais sobre o ASP.Net Identity:
Introducing ASP.NET Identity – A membership system for ASP.NET applications

Bootstrap
Os templates de projeto ASP.Net MVC 5 foram atualizados para utilizar o Bootstrap, proporcionando um visual elegante e responsivo.
Conheça o Bootstrap

Authentication Filters
Authentication Filters são um novo tipo de filtro no ASP.NET MVC 5.
São executados antes dos filtros de autorização no pipeline ASP.NET MVC e permitem que você especifique uma lógica de autenticação “per-action”, “per-controller” ou globalmente para todos os controllers.

Authentication Filters processam credenciais durante um request e também podem adicionar “challenges” de autenticação em resposta à solicitações não autorizadas.

Filter Overrides
Agora é possível sobrescrever os filtros que se aplicam a uma determinada action ou controller especificando um conjunto de tipos de filtros que não devem ser executados em um determinado escopo (action ou controller).

Isso permite que sejam configurados os filtros que se aplicam globalmente, porém em seguida excluir determinados filtros globais da aplicação em actions ou controllers específicos.


Assista ao anuncio das novidades do ASP.Net feitas por Scott Hanselman

Resumo

Eu sempre considerei o ASP.Net MVC 4 uma versão excelente e completa, podemos notar que não foram anunciadas muitas novidades para a versão do ASP.Net MVC 5, afinal acredito que é difícil melhorar o que já era ótimo.

As mudanças em conjunto com o Visual Studio 2013 vão proporcionar mais facilidade e velocidade para criação de aplicações ASP.Net, as melhorias desta nova versão atendem diversas necessidades que eram contornadas de outras maneiras.

O Visual Studio 2013 com ASP.Net MVC 5 é um recente lançamento, pretendo abordar separadamente em artigos detalhados cada uma das novidades aqui listadas, continue acompanhado.

Referencias

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Eduardo Pires é Arquiteto de Sistemas, Desenvolvedor, Palestrante e Blogueiro. Atuando na área desde 2001 adquiriu experiência em projetos nacionais e internacionais. Atua como consultor independente prestando consultoria de Arquitetura, Desenvolvimento e ALM para empresas no Brasil. Possui as certificações MSP, MCPD, MCSA, PSD, ITIL V3 e escreve constantemente em seu site buscando dividir conhecimentos e contribuir para motivação de uma melhor formação técnica dos profissionais da área. falecom@eduardopires.net.br http://www.eduardopires.net.br

Eduardo Pires

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.