Gestão de Processos

Ξ Deixe um comentário

A importância dos processos

publicado por Alexandre Manoel da Silva

Todo o processo para a criação de sistemas para algumas consultorias estão muito bem definidas já para outras não se pode dizer o mesmo, infelizmente ainda estão no passado, apenas vendendo cada projeto com um preço baixo para ganhar da concorrência sem planejar o tempo que será gasto, o investimento que será feito e nem ao menos sabendo se terá um lucro significativo ou mesmo se não terá prejuízo. Só acabam descobrindo esse erro bem mais tarde.

Como essa empresa (consultoria) irá fazer com seu próximo cliente? Consultorias novas têm esse grande problema, devem pensar em longo prazo, não esperar para ter aquele lucro logo de cara, isso é bem difícil de acontecer. Pensando em apenas um projeto é possível ter uma boa noção do que é necessário para começar bem, fazer um cronograma definindo o que é realmente necessário, tendo profissionais com experiência no mercado e acima de tudo um bom relacionamento com o cliente.

Ter uma base de conhecimento, uma documentação de todos os processos gera um gasto e um tempo, mas esses gastos e tempo são realmente necessários, até para a contratação de novos funcionários já entrarem “naquele projeto pegando fogo” e ter uma base que a empresa lhe proporciona para ter uma direção e seguir em frente. Se o cliente quiser saber como é desenvolvido o software, quais métodos são utilizados em sua fabricação, ter tudo documentado é de bom grado aos olhos do cliente, passando um maior profissionalismo e segurança.

É importante também que os novos profissionais se alinharem aos processos de sua nova empresa, na área de programação a padronização é importante para a consultoria ter um prazo bem calculado para passar ao cliente, preencher relatório de todas as atividades exercidas por cada funcionário é de vital importância para o líder ou gerente de cada projeto estar ciente do nível de serviço, manter prazos alinhados com o cronograma.

Outro ponto muito importante, digo que seja também fundamental são os testes, testar tudo que é desenvolvido pelos programadores e analistas. Ter uma área apenas para testar garante um software bem mais consistente e com uma chance menor de ter erros em produção no ambiente do cliente e sempre documentar tudo que é testado para o cliente saber que o sistema está em pleno funcionamento.
Essa é uma grande missão para os gerentes ou líderes de projetos, convencer os novos profissionais da importância dos famosos padrões e documentações. Ninguém gosta de fazer algo de que já se saber fazer de outra maneira porque sua empresa quer ou ficar preenchendo documentos e mais documentos apenas para ter a certeza de que tudo que se pediu está feito. Mas temos que nos adequar a isso, um profissional mostra a sua maturidade quando começa a entender essa importância. Eu particularmente sofri no início para entender o porquê deveria preencher toda aquela papelada, pensava que programador era apenas fazer o código e pronto. Grande erro cometi, agora sei o porquê devo seguir as regras impostas por pessoas que já estão lá a muito tempo, dentro dos processos definidos da empresa isso realmente funciona.

Para uma consultoria, ter todos os seus processos definidos, um padrão estabelecido, documentação preparada e revisada, testes feitos, tanto o unitário como o integrado, será sempre mais fácil passar uma estimativa de quanto tempo demorará o projeto, valores, manutenção, credibilidade, transparência da consultoria com o cliente.

Autor

Atualmente trabalho com desenvolvimento de aplicações para mainframes, curso 4º semestre de Engenharia de Computação no centro universitário FIEO (UNIFIEO).

Alexandre Manoel da Silva

Comentários

Comments are closed.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes