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3 decisões que importam na Transformação Digital

publicado por Carol Merten

Figura - A transformação digital requer muitas decisões - algumas fáceis, outras difíceis, mas todas importantes. A transformação digital bem-sucedida exige um compromisso para mudar os negóciosA transformação digital requer muitas decisões – algumas fáceis, outras difíceis, mas todas importantes. A transformação digital bem-sucedida exige um compromisso para mudar os negócios, mas você pode descobrir que sua organização precisa transformar mais do que a tecnologia.

Você deve ser intencional na construção de uma cultura digital, incluindo a mudança de tecnologia legada e estruturas que dificultam a transformação. Da venda de sua visão e da inovação em todos os níveis para medir o sucesso, há três decisões importantes a serem tomadas ao lançar uma iniciativa de transformação digital.

Como você vai vender sua visão?

Todo esforço de mudança requer excelente comunicação. Como líder, você tem que comunicar ativamente sua visão e explicar por que a mudança é necessária para que sua iniciativa de transformação digital se desenvolva. Nesta fase, quatro estratégias de comunicação podem ajudar:

  • Engaje sua iniciativa. Conte com colegas confiáveis ​​em seu departamento de marketing para desenvolver mensagens importantes que sejam fáceis de lembrar e, em seguida, use essas mensagens de forma consistente ao falar sobre sua iniciativa.
  • Concentre-se nos objetivos. Ajude a organização a ver como cada ação faz parte da estratégia mais ampla, estruturando conversas em termos de como a ação que está sendo discutida afeta seus objetivos gerais. Se você está discutindo uma mudança tecnológica, uma mudança de pessoal ou um lançamento de um novo produto, precisa estar presente no modelo de negócio e planejamento anual.
  • Seja a mudança que você quer ver. Ações falam mais alto que palavras e, como líder, você precisa mostrar à sua organização o que está vendendo. Se você está promovendo uma iniciativa de mudança, use novas tecnologias, dispositivos móveis e mídias sociais para aumentar sua credibilidade.
  • Seja enfático sobre sua visão. Reforce seus objetivos através de vários canais. A mídia, os canais de mídia social corporativa ou os eventos como palestras e workshops são ótimas oportunidades para compartilhar externamente sua visão. Internamente, você pode compartilhar sua visão em reuniões gerais, durante conferências on-line e em reuniões individuais para enfatizar a importância da iniciativa.

Quem vai liderar os esforços de transformação digital?

De acordo com a TechRepublic, o relatório “O estado de transformação digital” da Altimeter descobriu que os diretores de marketing lideram a transformação digital em 34% das empresas, enquanto CIOs e diretores de tecnologia assumem a transformação em apenas 19% das empresas. Mas, embora a transformação digital deva começar no topo, ela só é bem-sucedida quando toda a organização adota a mudança.

Embora o executivo de nível normalmente decida qual será a estratégia de negócios e direcione a organização, o poder da transformação digital está nas mãos de cada usuário individualmente. Para apoiar a mudança, os líderes devem reforçar as habilidades, os processos e as tecnologias digitais em suas organizações – capacitando funcionários, dados e tecnologia para tomar decisões mais bem informadas.

No entanto, a liderança distribuída e a inovação de baixo para cima só funcionam se as equipes tiverem as habilidades e informações necessárias para tomar decisões inteligentes. Uma imensidão de análise de dados e estratégias de talentos podem ajudar aqui. Da aprendizagem automática à análise avançada, você tem novas oportunidades para medir mais, analisar dados mais rapidamente e tomar decisões mais rapidamente. Aqui estão algumas estratégias para considerar:

  • Preencha vagas de emprego com “contratações de catalisadores”. Recrutar pessoas de startups, encaminhar digitalmente organizações ou empresas de outros setores pode trazer funcionários com novas ideias e pode ajudar a questionar burocracias e tecnologias herdadas – assim como injetar energia e entusiasmo.
  • Use análises que incluam insights descritivos, diagnósticos e preditivos. Esse tipo de dados pode fornecer as evidências necessárias para orientar a tomada de decisões estratégicas.
  • Use painéis em tempo real. A visualização de representações visuais de métricas atualizadas permite que os líderes departamentais e organizacionais compreendam se algo está funcionando, e não se funcionou.

As atividades digitais e os dados gerados por essas atividades tornaram possível automatizar as operações em uma escala inimaginável em apenas cinco anos. De acordo com a McKinsey, 40% das atividades de vendas podem ser automatizadas usando a tecnologia que já existe – e esse número pode subir para 50% quando as tecnologias conseguirem entender melhor e processar a linguagem.

Portanto, não é surpresa que os funcionários possam resistir à mudança que acompanha as iniciativas digitais – especialmente a automação. Com isso em mente, é importante enfatizar que a automação não significa apenas realizar tarefas com mais rapidez, mas fornecer aos funcionários as informações necessárias para tomar decisões mais bem informadas.

Como você medirá o sucesso?

Mesmo em empresas ou departamentos com foco em tecnologia, as deficiências da cultura digital são comuns. A tecnologia nos dá a oportunidade de otimizar, mas às vezes as organizações podem acabar se concentrando em otimização em vez de inovação, sufocando a criatividade e potencialmente abrandando o crescimento.

Inúmeras estratégias de análise de dados podem ajudar aqui. O relatório de dados e análise de 2017 da MIT Sloan Management Review descobriu que o uso de informações analíticas e de dados por empresas para fins estratégicos – incluindo funções inovadoras de negócios e modelos de negócios inteiros – está em ascensão. O relatório também descobriu que, em muitos casos, alavancar análises dá às empresas uma vantagem competitiva.

A medição de desafios e sucessos com essas estratégias pode estimular a excitação de sua iniciativa, estimular a colaboração interdepartamental e conectar os funcionários à sua visão estratégica. Ao compartilhar regularmente as descobertas em toda a organização, a inovação será incorporada à cultura de sua empresa e fornecerá influência duradoura sobre o comportamento organizacional.

As organizações devem ir além das estruturas, processos e sistemas tradicionais para mudar comportamentos individuais e coletivos, incluindo cultura, mentalidade e capacidades, bem como dinâmicas de equipe e de grupo. Isso é imprescindível porque a transformação digital elimina os grupos, permitindo que a empresa reaja rapidamente aos principais sinais sobre as necessidades dos clientes – independentemente de onde estejam na organização.

O processo de transformação digital oferece a oportunidade de analisar, otimizar e reprojetar a maneira como as coisas sempre foram feitas em sua organização. Para impulsionar a transformação digital, a pergunta mais importante a ser feita é simples: por quê?

  • Por que estamos fazendo as coisas dessa maneira?
  • Por que queremos consertar as coisas?
  • Que problemas vamos resolver?
  • O que queremos realizar?
  • O que acontecerá se não fizermos nada?

A transformação digital líder exige uma visão e um compromisso convincentes da equipe de liderança sênior. No entanto, como observa McKinsey, visão e inspiração só vão tão longe. Para uma iniciativa bem-sucedida, os líderes devem incorporar e promover os valores-chave de uma cultura digital: foco no cliente, uma mentalidade colaborativa e uma tolerância ao risco.

Autor

Sou uma profissional orientada para resultados, com visão sistêmica e foco em planejamento estratégico. Atuo como consultora de negócios digitais e ofereço aos meus clientes todo conhecimento e know-how adquirido em 17 anos de mercado, provendo serviços e soluções para web com estratégia direcionada em marketing digital. Proporciono as pequenas e médias empresas posicionamento mercadológico no ambiente digital, sempre com foco em resultados, para que o cliente consiga atingir seus objetivos e sua presença online resulte em mais negócios.

Carol Merten

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