Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Performance de Aplicações – uma breve introdução

publicado por Wesley Oliveira

Performance de Aplicações - uma breve introduçãoO que é Performance de Aplicações

A Análise de Performance de Aplicações – Performance Tunning Applications – é uma função dentro da área de Tecnologia da Informação que visa atender 3 demandas consideradas pilares da empresa, e mais uma de responsabilidade ambiental.

  1. Redução de custos de processamento
  2. Melhoria no Atendimento ao Cliente
  3. Melhoria no suporte aos trabalhos dos funcionários
  4. E um motivo extra: a ECOLOGIA!

Este trabalho tem de ter o patrocínio da Alta Administração, que deve visualizar os benefícios entregáveis citados acima. Não menos importante que a redução da fatura mensal (podendo chegar a uma economia de milhões de reais), é o atendimento ao cliente, a satisfação dos funcionários, e a ECOLOGIA – com a redução do consumo de energia.

O trabalho de performance requer muita dedicação. Para possibilitar uma criteriosa análise há a necessidade de uma equipe dedicada. Do contrário, qualquer iniciativa de redução de custos de processamento poderá resultar em atraso dos outros projetos, a não conclusão do projeto de melhoria, e outros motivos.

A Performance de Aplicações se aplica a qualquer plataforma e a qualquer linguagem de programação. Porém, meu foco principal neste e nos próximos artigos é a análise de performance em ambientes de grande porte – Mainframe e aplicações COBOL.

O que NÃO é Performance de Aplicações

  • Não é um apontador de erros e defeitos: o Analista de Performance se dedica basicamente a buscar oportunidades de melhoria de performance em cada módulo analisado, de maneira unitária (um programa) ou modular (conjunto de programas), processos e até um sistema inteiro.
  • Não implica em mudança de regras de negócio. Esta é uma regra primordial a ser observada já na primeira reunião de discussão de melhorias: mudanças de processo de negócio, re-engenharia, ou mesmo refazer processos inteiros NÃO são objeto da Análise de Performance, e essas mudanças, caso necessárias, devem ser alocadas em projetos específicos.

Porquê sua empresa necessita de Performance de Aplicações

Vamos então detalhar os 3 motivos mais um que motivam a empresa a implantar um projeto de melhorias de performance:

  1. Redução de custos de processamento: quanto mais aumenta o volume de dados, mais tempo de processamento é requerido, e mais poder de CPU e espaço de armazenamento são consumidos.
  2. Melhoria no atendimento ao cliente: quanto mais otimizados os sistemas, melhor o atendimento ao seu Cliente. Ou, quem já não passou pela experiência de ligar para uma central de atendimento e ouvir a frase: “Um minutinho, senhor, estou aguardando o sistema…” e aí você fica esperando, esperando…. Logo, uma melhoria de performance pode entregar um resultado de melhor qualidade ao cliente e ao funcionário de uma tacada só!
  3. Melhoria das condições de trabalho dos funcionários: Quem já não comentou, ou ouviu o colega comentar: “Então você aperta o ENTER e vai tomar um cafezinho, porque esse sistema…”.
    Um sistema otimizado vai deixar os funcionários mais produtivos, e mais motivados. Nada incomoda mais no dia-a-dia da empresa do que um sistema lento e o chefe precisando daquele relatório para ir conversar urgente com a Diretoria, que precisa urgente da informação (e a demanda não para por aí).
  4. O motivo adicional é a ECOLOGIA. Quanto menos energia é gasta no processamento, mais o planeta agradece! Quanto menos bits você liga e desliga, menos energia é consumida. Se hoje um programa processa uma informação com 10 linhas, e você melhora a lógica e elimina 1 linha, só aí já ganhou 10%.

Nos próximos artigos irei falar sobre:

– o que dá origem a uma demanda de melhoria de performance

– principais alvos de melhoria de performance

– programação eficiente: neste ponto vou começar a dar dicas de programação.

Aguardo todos nos próximos artigos. Pretendo escrever semanalmente.

[Crédito da Imagem: Performance – ShutterStock]

Autor

Analista de Sistemas Senior, especialista em Performance de Aplicações, na área de Mainframe, prestando suporte a aplicações em COBOL, CICS, VSAM, DB2. Também desenvolvo atividades de Marketing Digital pela Metodologia 8Ps do Marketing Digital; Desenvolvimento Web com WordPress; e Desenvolvimento de Aplicativos Android. Blog pessoal: www.wmdeoliveira.com.br

Wesley Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes